O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n5-241 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9974 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo investigar o jogo como recurso de intervenção para a aprendizagem e a superação das dificuldades de aprendizagem. No Brasil, a estrutura da educação, está definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação que torna a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Neste sentido, a escola tem que ser para todos, contemplar a dimensão lúdica e proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de autonomia, liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças na perspectiva do desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada para o levantamento bibliográfico realizou a pesquisa na Web ou busca de duas formas: por abrangência e por profundidade. A importância dos jogos vem ressaltado por diversos autores, sendo os mais citados Piaget, Wallon e Vygotsky respectivamente com 23,6Mi, 14,2 Mi e 4,84 Milhões de ocorrências mostrando a universalidade destes grandes pensadores e a importância do ato de jogar. Avaliamos também a importância dos jogos na educação física e como ferramenta de aprendizagem, que apresentaram juntos 400 mil citações em trabalhos científicos. Estes resultados demonstram a importância da utilização desta ferramenta no ensino-aprendizagem escolar. |
id |
VERACRUZ-0_833ad373ead52b5907e559be4802f8a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9974 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitionsJogoAprendizagemPiagetWallonVygotsky.O presente trabalho tem como principal objetivo investigar o jogo como recurso de intervenção para a aprendizagem e a superação das dificuldades de aprendizagem. No Brasil, a estrutura da educação, está definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação que torna a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Neste sentido, a escola tem que ser para todos, contemplar a dimensão lúdica e proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de autonomia, liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças na perspectiva do desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada para o levantamento bibliográfico realizou a pesquisa na Web ou busca de duas formas: por abrangência e por profundidade. A importância dos jogos vem ressaltado por diversos autores, sendo os mais citados Piaget, Wallon e Vygotsky respectivamente com 23,6Mi, 14,2 Mi e 4,84 Milhões de ocorrências mostrando a universalidade destes grandes pensadores e a importância do ato de jogar. Avaliamos também a importância dos jogos na educação física e como ferramenta de aprendizagem, que apresentaram juntos 400 mil citações em trabalhos científicos. Estes resultados demonstram a importância da utilização desta ferramenta no ensino-aprendizagem escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/997410.34117/bjdv6n5-241Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27127-27144Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27127-27144Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27127-271442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9974/8361Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Aline SoaresViana, Gardênia CoelhoSimões, Luiza Lúlia FeitosaFerreira, Heraldo Simões2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9974Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:31.473027Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions |
title |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions |
spellingShingle |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions Campos, Aline Soares Jogo Aprendizagem Piaget Wallon Vygotsky. Campos, Aline Soares Jogo Aprendizagem Piaget Wallon Vygotsky. |
title_short |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions |
title_full |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions |
title_fullStr |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions |
title_full_unstemmed |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions |
title_sort |
O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky / The game in the teaching-learning process: Piaget, Wallon and Vygotsky contribuitions |
author |
Campos, Aline Soares |
author_facet |
Campos, Aline Soares Campos, Aline Soares Viana, Gardênia Coelho Simões, Luiza Lúlia Feitosa Ferreira, Heraldo Simões Viana, Gardênia Coelho Simões, Luiza Lúlia Feitosa Ferreira, Heraldo Simões |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Gardênia Coelho Simões, Luiza Lúlia Feitosa Ferreira, Heraldo Simões |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Aline Soares Viana, Gardênia Coelho Simões, Luiza Lúlia Feitosa Ferreira, Heraldo Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Aprendizagem Piaget Wallon Vygotsky. |
topic |
Jogo Aprendizagem Piaget Wallon Vygotsky. |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo investigar o jogo como recurso de intervenção para a aprendizagem e a superação das dificuldades de aprendizagem. No Brasil, a estrutura da educação, está definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação que torna a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Neste sentido, a escola tem que ser para todos, contemplar a dimensão lúdica e proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de autonomia, liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças na perspectiva do desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada para o levantamento bibliográfico realizou a pesquisa na Web ou busca de duas formas: por abrangência e por profundidade. A importância dos jogos vem ressaltado por diversos autores, sendo os mais citados Piaget, Wallon e Vygotsky respectivamente com 23,6Mi, 14,2 Mi e 4,84 Milhões de ocorrências mostrando a universalidade destes grandes pensadores e a importância do ato de jogar. Avaliamos também a importância dos jogos na educação física e como ferramenta de aprendizagem, que apresentaram juntos 400 mil citações em trabalhos científicos. Estes resultados demonstram a importância da utilização desta ferramenta no ensino-aprendizagem escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9974 10.34117/bjdv6n5-241 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9974 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9974/8361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27127-27144 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27127-27144 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27127-27144 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183725741375488 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-241 |