Análise do Recurso Extraordinário nº 888.815/RS: compatibilidade do ensino domiciliar com a Constituição Federal no Brasil pós-pandêmico
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17058 |
Resumo: | O presente trabalho contempla a educação, o direito à educação e a possível compatibilidade do ensino domiciliar com a Constituição Federal após as vivências e impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil. Apesar do julgamento do Recurso Extraordinário ter acontecido no ano de 2019, o tema adquire nova relevância com as experiências advindas do ensino remoto e com a tramitação dos Projetos de Lei nº 2.401/19 e 3.179/2012 no Congresso Nacional, sendo necessário analisar se o ensino domiciliar está em consonância com os requisitos, as finalidades e os objetivos previstos pela Constituição Federal, elencados pelos Ministros do Supremo Federal e debatidos na doutrina. Busca-se, portanto, apresentar um estudo teórico, realizado a partir do exame dos autos do Recurso Extraordinário nº 888.815/RS, da análise dos trabalhos de diversos autores acadêmicos, de entendimentos doutrinários e de projetos de lei. O objetivo deste trabalho é escrutinar a constitucionalidade ou inconstitucionalidade do ensino domiciliar e a possibilidade ou não de ser regulado por lei específica. |
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Borges, Thiago Alencar Monteiro2024-01-29T13:38:06Z2024-01-29T13:38:06Z20222022BORGES, Thiago Alencar Monteiro. Análise do Recurso Extraordinário nº 888.815/RS: compatibilidade do ensino domiciliar com a Constituição Federal no Brasil pós-pandêmico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17058Anna Luiza de Castro GianasiO presente trabalho contempla a educação, o direito à educação e a possível compatibilidade do ensino domiciliar com a Constituição Federal após as vivências e impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil. Apesar do julgamento do Recurso Extraordinário ter acontecido no ano de 2019, o tema adquire nova relevância com as experiências advindas do ensino remoto e com a tramitação dos Projetos de Lei nº 2.401/19 e 3.179/2012 no Congresso Nacional, sendo necessário analisar se o ensino domiciliar está em consonância com os requisitos, as finalidades e os objetivos previstos pela Constituição Federal, elencados pelos Ministros do Supremo Federal e debatidos na doutrina. Busca-se, portanto, apresentar um estudo teórico, realizado a partir do exame dos autos do Recurso Extraordinário nº 888.815/RS, da análise dos trabalhos de diversos autores acadêmicos, de entendimentos doutrinários e de projetos de lei. 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