Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campello, Gabriel Dantas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6986
Resumo: Este artigo propõe-se analisar e discutir dois aspectos relacionados à publicidade infantil, o legislativo e o econômico, sem esboçar aversão ou favoritismo a nenhum dos dois. O objetivo foi descrever cada argumento para defesa de ambos os lados e explorar divergências, apontando o que já foi estudado sobre o assunto. Após pesquisa qualitativa descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica, inclusive em manuais e legislações atuais, fez-se um questionamento sobre as táticas utilizadas para provocar o interesse das crianças por determinados produtos e foi possível concluir que no Brasil, essa discussão ainda está muito prematura para se chegar a um veredito que proteja as crianças e que possa ser aplicado e monitorado de forma eficaz.
id CEUB_4398ff2782620dd0cf464bdd047e7b8a
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/6986
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Campello, Gabriel Dantas2015-08-07T12:28:22Z2015-08-07T12:28:22Z2015-06-192015-08-07https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6986Ursula Betina DieselEste artigo propõe-se analisar e discutir dois aspectos relacionados à publicidade infantil, o legislativo e o econômico, sem esboçar aversão ou favoritismo a nenhum dos dois. O objetivo foi descrever cada argumento para defesa de ambos os lados e explorar divergências, apontando o que já foi estudado sobre o assunto. Após pesquisa qualitativa descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica, inclusive em manuais e legislações atuais, fez-se um questionamento sobre as táticas utilizadas para provocar o interesse das crianças por determinados produtos e foi possível concluir que no Brasil, essa discussão ainda está muito prematura para se chegar a um veredito que proteja as crianças e que possa ser aplicado e monitorado de forma eficaz.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-07T12:28:22Z No. of bitstreams: 1 21218796.pdf: 424308 bytes, checksum: b58af8e58d36c5483f8fe1777d862a8e (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-07T12:28:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21218796.pdf: 424308 bytes, checksum: b58af8e58d36c5483f8fe1777d862a8e (MD5)Publicidade infantilSociedade de consumoDecisão de compraDefesa do consumidorCriança como consumidor: a relação entre propaganda e produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21218796.pdf21218796.pdfapplication/pdf424308https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6986/1/21218796.pdfb58af8e58d36c5483f8fe1777d862a8eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6986/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21218796.pdf.txt21218796.pdf.txtExtracted texttext/plain59427https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6986/3/21218796.pdf.txtdd2f1bbfe59e82b729c7ac547d7e28fcMD53235/69862019-03-20 18:03:50.906oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-20T18:03:50Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
title Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
spellingShingle Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
Campello, Gabriel Dantas
Publicidade infantil
Sociedade de consumo
Decisão de compra
Defesa do consumidor
title_short Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
title_full Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
title_fullStr Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
title_full_unstemmed Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
title_sort Criança como consumidor: a relação entre propaganda e produto
author Campello, Gabriel Dantas
author_facet Campello, Gabriel Dantas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campello, Gabriel Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade infantil
Sociedade de consumo
Decisão de compra
Defesa do consumidor
topic Publicidade infantil
Sociedade de consumo
Decisão de compra
Defesa do consumidor
description Este artigo propõe-se analisar e discutir dois aspectos relacionados à publicidade infantil, o legislativo e o econômico, sem esboçar aversão ou favoritismo a nenhum dos dois. O objetivo foi descrever cada argumento para defesa de ambos os lados e explorar divergências, apontando o que já foi estudado sobre o assunto. Após pesquisa qualitativa descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica, inclusive em manuais e legislações atuais, fez-se um questionamento sobre as táticas utilizadas para provocar o interesse das crianças por determinados produtos e foi possível concluir que no Brasil, essa discussão ainda está muito prematura para se chegar a um veredito que proteja as crianças e que possa ser aplicado e monitorado de forma eficaz.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2015-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-07T12:28:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-07T12:28:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6986
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Ursula Betina Diesel
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6986
identifier_str_mv Ursula Betina Diesel
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6986/1/21218796.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6986/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6986/3/21218796.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b58af8e58d36c5483f8fe1777d862a8e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
dd2f1bbfe59e82b729c7ac547d7e28fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903880115322880