Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniel Vasconcelos Correia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412
Resumo: Diante de dois mercados promissores, das academias e comércio de suplementos, somado ao interesse profissional de um empresário do mercado de suplementação e estudante de Administração, surge a oportunidade de, por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso, investigar os hábitos de consumo de suplementos alimentares em Brasília, ao considerar o público-alvo frequentador de academias. O artigo colabora para a aglutinação de novas informações e conhecimentos na compreensão dos hábitos de consumo desse mercado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar hábitos de consumo de suplementação por frequentadores de academias em Brasília. Para isso, buscou-se identificar o perfil de compra dos consumidores; avaliar os fatores influenciadores e a motivação de compra e consumo; identificar os atributos levados em consideração e verificar as pretensões de consumo para o futuro. Este artigo possui como base teórica os conceitos sobre suplementos alimentares, mercado de suplementos, comportamento do consumidor, processos de decisão do consumidor e avaliação de atributos do produto. Para atingir os objetivos explicitados, um questionário online com 33 questões foi aplicado a 332 participantes, com o intuito de obter uma quantidade de dados representativa que identifique importantes hábitos de consumo para a pesquisa. Após a tabulação e análise dos dados à luz da teoria, verificou-se que a maioria de consumidores são das classes média e alta, com idade entre 18 e 34 anos, solteiro, do sexo masculino, frequenta a academia cinco vezes por semana e costuma efetuar compras de suplementos a cada dois meses. Ainda foram obtidos diversos dados de influências e atributos importantes para a decisão de compra e consumo, que representam informações pertinentes as estratégias dos gestores do mercado de suplementação.
id CEUB_46a6ae019b69bf5c53051a8428fd34b5
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11412
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Souza, Daniel Vasconcelos Correia deLisboa, Erika2018-02-07T10:39:07Z2018-02-07T10:39:07Z20172018-02-07SOUZA, Daniel Vasconcelos correia de. Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília. 2017. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412Diante de dois mercados promissores, das academias e comércio de suplementos, somado ao interesse profissional de um empresário do mercado de suplementação e estudante de Administração, surge a oportunidade de, por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso, investigar os hábitos de consumo de suplementos alimentares em Brasília, ao considerar o público-alvo frequentador de academias. O artigo colabora para a aglutinação de novas informações e conhecimentos na compreensão dos hábitos de consumo desse mercado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar hábitos de consumo de suplementação por frequentadores de academias em Brasília. Para isso, buscou-se identificar o perfil de compra dos consumidores; avaliar os fatores influenciadores e a motivação de compra e consumo; identificar os atributos levados em consideração e verificar as pretensões de consumo para o futuro. Este artigo possui como base teórica os conceitos sobre suplementos alimentares, mercado de suplementos, comportamento do consumidor, processos de decisão do consumidor e avaliação de atributos do produto. Para atingir os objetivos explicitados, um questionário online com 33 questões foi aplicado a 332 participantes, com o intuito de obter uma quantidade de dados representativa que identifique importantes hábitos de consumo para a pesquisa. Após a tabulação e análise dos dados à luz da teoria, verificou-se que a maioria de consumidores são das classes média e alta, com idade entre 18 e 34 anos, solteiro, do sexo masculino, frequenta a academia cinco vezes por semana e costuma efetuar compras de suplementos a cada dois meses. Ainda foram obtidos diversos dados de influências e atributos importantes para a decisão de compra e consumo, que representam informações pertinentes as estratégias dos gestores do mercado de suplementação.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-05T18:42:50Z No. of bitstreams: 1 21385132.pdf: 761441 bytes, checksum: cf44c398d88f79029a3b94975d22b008 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-07T10:39:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21385132.pdf: 761441 bytes, checksum: cf44c398d88f79029a3b94975d22b008 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-07T10:39:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21385132.pdf: 761441 bytes, checksum: cf44c398d88f79029a3b94975d22b008 (MD5) Previous issue date: 2018-02-07Comportamento do consumidorHábito de consumoCompraConsumoSuplemento alimentarHábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21385132.pdf21385132.pdfapplication/pdf761441https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/1/21385132.pdfcf44c398d88f79029a3b94975d22b008MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21385132.pdf.txt21385132.pdf.txtExtracted texttext/plain68940https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/3/21385132.pdf.txt6dd03d90251ae54340ceebe4253c7ab4MD53235/114122019-05-08 18:38:47.619oai:repositorio.uniceub.br:235/11412Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-08T18:38:47Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
title Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
spellingShingle Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
Souza, Daniel Vasconcelos Correia de
Comportamento do consumidor
Hábito de consumo
Compra
Consumo
Suplemento alimentar
title_short Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
title_full Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
title_fullStr Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
title_full_unstemmed Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
title_sort Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
author Souza, Daniel Vasconcelos Correia de
author_facet Souza, Daniel Vasconcelos Correia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daniel Vasconcelos Correia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Erika
contributor_str_mv Lisboa, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Hábito de consumo
Compra
Consumo
Suplemento alimentar
topic Comportamento do consumidor
Hábito de consumo
Compra
Consumo
Suplemento alimentar
description Diante de dois mercados promissores, das academias e comércio de suplementos, somado ao interesse profissional de um empresário do mercado de suplementação e estudante de Administração, surge a oportunidade de, por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso, investigar os hábitos de consumo de suplementos alimentares em Brasília, ao considerar o público-alvo frequentador de academias. O artigo colabora para a aglutinação de novas informações e conhecimentos na compreensão dos hábitos de consumo desse mercado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar hábitos de consumo de suplementação por frequentadores de academias em Brasília. Para isso, buscou-se identificar o perfil de compra dos consumidores; avaliar os fatores influenciadores e a motivação de compra e consumo; identificar os atributos levados em consideração e verificar as pretensões de consumo para o futuro. Este artigo possui como base teórica os conceitos sobre suplementos alimentares, mercado de suplementos, comportamento do consumidor, processos de decisão do consumidor e avaliação de atributos do produto. Para atingir os objetivos explicitados, um questionário online com 33 questões foi aplicado a 332 participantes, com o intuito de obter uma quantidade de dados representativa que identifique importantes hábitos de consumo para a pesquisa. Após a tabulação e análise dos dados à luz da teoria, verificou-se que a maioria de consumidores são das classes média e alta, com idade entre 18 e 34 anos, solteiro, do sexo masculino, frequenta a academia cinco vezes por semana e costuma efetuar compras de suplementos a cada dois meses. Ainda foram obtidos diversos dados de influências e atributos importantes para a decisão de compra e consumo, que representam informações pertinentes as estratégias dos gestores do mercado de suplementação.
publishDate 2017
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2018-02-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-07T10:39:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-07T10:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Daniel Vasconcelos correia de. Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília. 2017. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412
identifier_str_mv SOUZA, Daniel Vasconcelos correia de. Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília. 2017. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/1/21385132.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/3/21385132.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cf44c398d88f79029a3b94975d22b008
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6dd03d90251ae54340ceebe4253c7ab4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209497177292800