Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412 |
Resumo: | Diante de dois mercados promissores, das academias e comércio de suplementos, somado ao interesse profissional de um empresário do mercado de suplementação e estudante de Administração, surge a oportunidade de, por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso, investigar os hábitos de consumo de suplementos alimentares em Brasília, ao considerar o público-alvo frequentador de academias. O artigo colabora para a aglutinação de novas informações e conhecimentos na compreensão dos hábitos de consumo desse mercado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar hábitos de consumo de suplementação por frequentadores de academias em Brasília. Para isso, buscou-se identificar o perfil de compra dos consumidores; avaliar os fatores influenciadores e a motivação de compra e consumo; identificar os atributos levados em consideração e verificar as pretensões de consumo para o futuro. Este artigo possui como base teórica os conceitos sobre suplementos alimentares, mercado de suplementos, comportamento do consumidor, processos de decisão do consumidor e avaliação de atributos do produto. Para atingir os objetivos explicitados, um questionário online com 33 questões foi aplicado a 332 participantes, com o intuito de obter uma quantidade de dados representativa que identifique importantes hábitos de consumo para a pesquisa. Após a tabulação e análise dos dados à luz da teoria, verificou-se que a maioria de consumidores são das classes média e alta, com idade entre 18 e 34 anos, solteiro, do sexo masculino, frequenta a academia cinco vezes por semana e costuma efetuar compras de suplementos a cada dois meses. Ainda foram obtidos diversos dados de influências e atributos importantes para a decisão de compra e consumo, que representam informações pertinentes as estratégias dos gestores do mercado de suplementação. |
id |
CEUB_46a6ae019b69bf5c53051a8428fd34b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/11412 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Souza, Daniel Vasconcelos Correia deLisboa, Erika2018-02-07T10:39:07Z2018-02-07T10:39:07Z20172018-02-07SOUZA, Daniel Vasconcelos correia de. Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília. 2017. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412Diante de dois mercados promissores, das academias e comércio de suplementos, somado ao interesse profissional de um empresário do mercado de suplementação e estudante de Administração, surge a oportunidade de, por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso, investigar os hábitos de consumo de suplementos alimentares em Brasília, ao considerar o público-alvo frequentador de academias. O artigo colabora para a aglutinação de novas informações e conhecimentos na compreensão dos hábitos de consumo desse mercado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar hábitos de consumo de suplementação por frequentadores de academias em Brasília. Para isso, buscou-se identificar o perfil de compra dos consumidores; avaliar os fatores influenciadores e a motivação de compra e consumo; identificar os atributos levados em consideração e verificar as pretensões de consumo para o futuro. Este artigo possui como base teórica os conceitos sobre suplementos alimentares, mercado de suplementos, comportamento do consumidor, processos de decisão do consumidor e avaliação de atributos do produto. Para atingir os objetivos explicitados, um questionário online com 33 questões foi aplicado a 332 participantes, com o intuito de obter uma quantidade de dados representativa que identifique importantes hábitos de consumo para a pesquisa. Após a tabulação e análise dos dados à luz da teoria, verificou-se que a maioria de consumidores são das classes média e alta, com idade entre 18 e 34 anos, solteiro, do sexo masculino, frequenta a academia cinco vezes por semana e costuma efetuar compras de suplementos a cada dois meses. Ainda foram obtidos diversos dados de influências e atributos importantes para a decisão de compra e consumo, que representam informações pertinentes as estratégias dos gestores do mercado de suplementação.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-05T18:42:50Z No. of bitstreams: 1 21385132.pdf: 761441 bytes, checksum: cf44c398d88f79029a3b94975d22b008 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-07T10:39:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21385132.pdf: 761441 bytes, checksum: cf44c398d88f79029a3b94975d22b008 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-07T10:39:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21385132.pdf: 761441 bytes, checksum: cf44c398d88f79029a3b94975d22b008 (MD5) Previous issue date: 2018-02-07Comportamento do consumidorHábito de consumoCompraConsumoSuplemento alimentarHábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21385132.pdf21385132.pdfapplication/pdf761441https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/1/21385132.pdfcf44c398d88f79029a3b94975d22b008MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21385132.pdf.txt21385132.pdf.txtExtracted texttext/plain68940https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/3/21385132.pdf.txt6dd03d90251ae54340ceebe4253c7ab4MD53235/114122019-05-08 18:38:47.619oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-08T18:38:47Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília |
title |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília |
spellingShingle |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília Souza, Daniel Vasconcelos Correia de Comportamento do consumidor Hábito de consumo Compra Consumo Suplemento alimentar |
title_short |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília |
title_full |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília |
title_fullStr |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília |
title_full_unstemmed |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília |
title_sort |
Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília |
author |
Souza, Daniel Vasconcelos Correia de |
author_facet |
Souza, Daniel Vasconcelos Correia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daniel Vasconcelos Correia de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisboa, Erika |
contributor_str_mv |
Lisboa, Erika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Hábito de consumo Compra Consumo Suplemento alimentar |
topic |
Comportamento do consumidor Hábito de consumo Compra Consumo Suplemento alimentar |
description |
Diante de dois mercados promissores, das academias e comércio de suplementos, somado ao interesse profissional de um empresário do mercado de suplementação e estudante de Administração, surge a oportunidade de, por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso, investigar os hábitos de consumo de suplementos alimentares em Brasília, ao considerar o público-alvo frequentador de academias. O artigo colabora para a aglutinação de novas informações e conhecimentos na compreensão dos hábitos de consumo desse mercado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar hábitos de consumo de suplementação por frequentadores de academias em Brasília. Para isso, buscou-se identificar o perfil de compra dos consumidores; avaliar os fatores influenciadores e a motivação de compra e consumo; identificar os atributos levados em consideração e verificar as pretensões de consumo para o futuro. Este artigo possui como base teórica os conceitos sobre suplementos alimentares, mercado de suplementos, comportamento do consumidor, processos de decisão do consumidor e avaliação de atributos do produto. Para atingir os objetivos explicitados, um questionário online com 33 questões foi aplicado a 332 participantes, com o intuito de obter uma quantidade de dados representativa que identifique importantes hábitos de consumo para a pesquisa. Após a tabulação e análise dos dados à luz da teoria, verificou-se que a maioria de consumidores são das classes média e alta, com idade entre 18 e 34 anos, solteiro, do sexo masculino, frequenta a academia cinco vezes por semana e costuma efetuar compras de suplementos a cada dois meses. Ainda foram obtidos diversos dados de influências e atributos importantes para a decisão de compra e consumo, que representam informações pertinentes as estratégias dos gestores do mercado de suplementação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2018-02-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-07T10:39:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-07T10:39:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Daniel Vasconcelos correia de. Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília. 2017. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Daniel Vasconcelos correia de. Hábitos de consumo de suplementos por frequentadores de academias em Brasília. 2017. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/1/21385132.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11412/3/21385132.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf44c398d88f79029a3b94975d22b008 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 6dd03d90251ae54340ceebe4253c7ab4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903901911023616 |