Políticas de retenção de talentos nas empresas A e B
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7377 |
Resumo: | O colaborador com habilidades específicas e talento, também conhecido como capital humano das empresas nesse mundo globalizado é considerado como um ativo intangível e é imprescindível para as organizações se manterem competitivas. Com a nova abordagem da gestão estratégica de pessoas, o grande desafio dos gestores é a retenção desses talentos, com instrumentos e políticas voltados à sua fidelização e também à realização dos objetivos pessoais dos colaboradores alinhados aos objetivos empresarias. O presente trabalho tem como objetivo identificar ferramentas utilizadas como no processo de retenção de talentos das empresas denominadas A e B, localizadas no Plano Piloto, Brasília - DF. Os objetivos específicos foram desenvolvidos: conceitos de talento, discussão acerca das abordagens dos mesmos, modelos de remuneração e em seguida identificou-se as ações praticadas de retenção de talentos nas empresas A e B. A fundamentação teórica aborda vários aspectos como: a confiança, o treinamento, a remuneração; os benefícios; o plano de carreira ou o plano de cargos e salários; o recrutamento e a qualidade de vida no trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de abordagem qualitativa pode ser definida como descritiva e bibliográfica. Foi utilizado um questionário com doze questões abertas aplicadas aos gestores de unidades da empresa A e B. A pesquisa revelou também que as empresas A e B não possuem uma política de retenção de talentos institucionalizada, onde os colaboradores possam tomar conhecimento das normas a serem seguidas para tal fim. No entanto, existem ações informais que demonstram o caminho a percorrer a fim de obter vantagens e progressos pessoais. |
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O presente trabalho tem como objetivo identificar ferramentas utilizadas como no processo de retenção de talentos das empresas denominadas A e B, localizadas no Plano Piloto, Brasília - DF. Os objetivos específicos foram desenvolvidos: conceitos de talento, discussão acerca das abordagens dos mesmos, modelos de remuneração e em seguida identificou-se as ações praticadas de retenção de talentos nas empresas A e B. A fundamentação teórica aborda vários aspectos como: a confiança, o treinamento, a remuneração; os benefícios; o plano de carreira ou o plano de cargos e salários; o recrutamento e a qualidade de vida no trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de abordagem qualitativa pode ser definida como descritiva e bibliográfica. Foi utilizado um questionário com doze questões abertas aplicadas aos gestores de unidades da empresa A e B. A pesquisa revelou também que as empresas A e B não possuem uma política de retenção de talentos institucionalizada, onde os colaboradores possam tomar conhecimento das normas a serem seguidas para tal fim. No entanto, existem ações informais que demonstram o caminho a percorrer a fim de obter vantagens e progressos pessoais.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2015-10-07T19:55:50Z No. of bitstreams: 1 21128370.pdf: 320186 bytes, checksum: 613798005054eeea9e5ad6be790c1e10 (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-07T19:55:50Z (GMT). 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O colaborador com habilidades específicas e talento, também conhecido como capital humano das empresas nesse mundo globalizado é considerado como um ativo intangível e é imprescindível para as organizações se manterem competitivas. Com a nova abordagem da gestão estratégica de pessoas, o grande desafio dos gestores é a retenção desses talentos, com instrumentos e políticas voltados à sua fidelização e também à realização dos objetivos pessoais dos colaboradores alinhados aos objetivos empresarias. O presente trabalho tem como objetivo identificar ferramentas utilizadas como no processo de retenção de talentos das empresas denominadas A e B, localizadas no Plano Piloto, Brasília - DF. Os objetivos específicos foram desenvolvidos: conceitos de talento, discussão acerca das abordagens dos mesmos, modelos de remuneração e em seguida identificou-se as ações praticadas de retenção de talentos nas empresas A e B. A fundamentação teórica aborda vários aspectos como: a confiança, o treinamento, a remuneração; os benefícios; o plano de carreira ou o plano de cargos e salários; o recrutamento e a qualidade de vida no trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de abordagem qualitativa pode ser definida como descritiva e bibliográfica. Foi utilizado um questionário com doze questões abertas aplicadas aos gestores de unidades da empresa A e B. A pesquisa revelou também que as empresas A e B não possuem uma política de retenção de talentos institucionalizada, onde os colaboradores possam tomar conhecimento das normas a serem seguidas para tal fim. No entanto, existem ações informais que demonstram o caminho a percorrer a fim de obter vantagens e progressos pessoais. |
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