Efeito da quantidade e dos tipos de relações treinadas sobre a dependência funcional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12773 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito da quantidade de treinos e da quantidade de relações treinadas sobre os operantes verbais não treinados, e qual tipo de segunda relação treinada é mais efetiva, se quando o treino é feito com estímulos verbais escritos ou quando é feito com figuras. A pesquisa foi dividida em três fases experimentais e foi utilizado o delineamento de sujeito único. Os estímulos foram compostos por palavras escritas em alemão (A, A’ e A”), palavras escritas em italiano (B, B’ e B”), palavras escritas em português (C) e figuras (D). Na primeira fase, foram treinadas e testadas as relações AB e BA, respectivamente. Na segunda fase, foram treinadas e testadas as relações A’B’ e B’C, B’A’ e CB’, respectivamente. Na terceira fase, foram treinadas e testadas as relações A”B” e B”D, B”A” e DB”, respectivamente. Foi aplicado um Pós-teste, com as relações A’C, A”C, DA’ e DA”. Os dados foram analisados a partir da contabilização do número de blocos que cada participante necessitou em cada treino, das porcentagens de acerto obtidas nos treinos e nos testes, do padrão de erro e análise de bigramas no Pós-teste. Foi discutido que há indícios de que dois treinos e a segunda relação treinada com figuras têm mais efeito sobre o operante não treinado. Houve efeito da quantidade de relações sobre os operantes não treinados. Houve também dependência funcional na direção falante-ouvinte, mas não foi possível chegar a conclusões precisas sobre haver dependência ou independência funcional na direção ouvinte-falante. |
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Leite, Marina Mendonça2019-01-09T17:09:56Z2019-01-09T17:09:56Z2018-122018-12LEITE, Marina Mendonça. Efeito da quantidade e dos tipos de relações treinadas sobre a dependência funcional. 2018. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12773Medeiros, Carlos Augusto deA presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito da quantidade de treinos e da quantidade de relações treinadas sobre os operantes verbais não treinados, e qual tipo de segunda relação treinada é mais efetiva, se quando o treino é feito com estímulos verbais escritos ou quando é feito com figuras. A pesquisa foi dividida em três fases experimentais e foi utilizado o delineamento de sujeito único. Os estímulos foram compostos por palavras escritas em alemão (A, A’ e A”), palavras escritas em italiano (B, B’ e B”), palavras escritas em português (C) e figuras (D). Na primeira fase, foram treinadas e testadas as relações AB e BA, respectivamente. Na segunda fase, foram treinadas e testadas as relações A’B’ e B’C, B’A’ e CB’, respectivamente. Na terceira fase, foram treinadas e testadas as relações A”B” e B”D, B”A” e DB”, respectivamente. Foi aplicado um Pós-teste, com as relações A’C, A”C, DA’ e DA”. Os dados foram analisados a partir da contabilização do número de blocos que cada participante necessitou em cada treino, das porcentagens de acerto obtidas nos treinos e nos testes, do padrão de erro e análise de bigramas no Pós-teste. Foi discutido que há indícios de que dois treinos e a segunda relação treinada com figuras têm mais efeito sobre o operante não treinado. Houve efeito da quantidade de relações sobre os operantes não treinados. Houve também dependência funcional na direção falante-ouvinte, mas não foi possível chegar a conclusões precisas sobre haver dependência ou independência funcional na direção ouvinte-falante.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:09:02Z No. of bitstreams: 1 21445819.pdf: 869401 bytes, checksum: bb227a418d31bde2df38300b7abc31ec (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:09:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21445819.pdf: 869401 bytes, checksum: bb227a418d31bde2df38300b7abc31ec (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-09T17:09:56Z (GMT). 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A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito da quantidade de treinos e da quantidade de relações treinadas sobre os operantes verbais não treinados, e qual tipo de segunda relação treinada é mais efetiva, se quando o treino é feito com estímulos verbais escritos ou quando é feito com figuras. A pesquisa foi dividida em três fases experimentais e foi utilizado o delineamento de sujeito único. Os estímulos foram compostos por palavras escritas em alemão (A, A’ e A”), palavras escritas em italiano (B, B’ e B”), palavras escritas em português (C) e figuras (D). Na primeira fase, foram treinadas e testadas as relações AB e BA, respectivamente. Na segunda fase, foram treinadas e testadas as relações A’B’ e B’C, B’A’ e CB’, respectivamente. Na terceira fase, foram treinadas e testadas as relações A”B” e B”D, B”A” e DB”, respectivamente. Foi aplicado um Pós-teste, com as relações A’C, A”C, DA’ e DA”. Os dados foram analisados a partir da contabilização do número de blocos que cada participante necessitou em cada treino, das porcentagens de acerto obtidas nos treinos e nos testes, do padrão de erro e análise de bigramas no Pós-teste. Foi discutido que há indícios de que dois treinos e a segunda relação treinada com figuras têm mais efeito sobre o operante não treinado. Houve efeito da quantidade de relações sobre os operantes não treinados. Houve também dependência funcional na direção falante-ouvinte, mas não foi possível chegar a conclusões precisas sobre haver dependência ou independência funcional na direção ouvinte-falante. |
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