Motivação dos docentes de Educação Física: fatores influenciadores e estratégias motivacionais - um estudo na Ilha Terceira (Açores)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ana Rita Bravo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8374
Resumo: A desmotivação da classe docente, nas últimas décadas, tem sido alvo de algum debate. Esta situação que conduz a um fraco desempenho e produtividade é particularmente preocupante na construção da nossa sociedade, visto que os futuros adultos, jovens alunos do presente, serão o reflexo direto deste status quo. O presente trabalho tem como objetivo a caracterização dos níveis de motivação dos professores de Educação Física (EF) da Ilha Terceira – Açores, com recurso ao questionário WEIMS (Work Extrinsinc and Intrinsic Motivational Scale) e o conhecimento dos fatores que causam desmotivação nestes docentes (apenas os desmotivados), bem como algumas estratégias motivacionais, com utilização da entrevista semiestruturada. A amostra é constituída por 65 professores (42 mulheres e 23 homens), com idades compreendidas entre os 25 e 61 anos (42,38±8,46). No nosso estudo, pudemos observar que o vínculo contratual não é uma variável diferenciadora no que diz respeito aos seis tipos de motivação. Por outro lado, verificámos que o género é um aspeto diferenciador apenas no que concerne à motivação extrínseca - regulação integrada (p=0,05), apresentando valores mais elevados nos professores do género masculino (5,76 vs 5,28). Para além disso, os resultados obtidos demonstraram que as características do sistema educativo, nomeadamente as condições de trabalho inadequadas e as consequências negativas da questão da obrigatoriedade escolar, foram os fatores mais referenciados pelos professores, como desmotivadores. Relativamente às estratégias de aumento de motivação, sugeridas pelos docentes, referenciaram-se, essencialmente, as medidas governamentais, nomeadamente ao nível da melhoria das condições de trabalho, gratificações da carreira e alteração de algumas políticas educativas. Concluímos, com o nosso estudo, que os professores de Educação Física da Ilha Terceira estão, de um modo geral, motivados. Contudo, há um grupo de dez professores que refere estar desmotivado. Embora, em termos gerais, o género, o vínculo, a idade e o tempo de serviço não diferenciem a motivação de professores de Educação Física, concluímos que existem algumas características do sistema educativo que conduzem à desmotivação de docentes.
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A amostra é constituída por 65 professores (42 mulheres e 23 homens), com idades compreendidas entre os 25 e 61 anos (42,38±8,46). No nosso estudo, pudemos observar que o vínculo contratual não é uma variável diferenciadora no que diz respeito aos seis tipos de motivação. Por outro lado, verificámos que o género é um aspeto diferenciador apenas no que concerne à motivação extrínseca - regulação integrada (p=0,05), apresentando valores mais elevados nos professores do género masculino (5,76 vs 5,28). Para além disso, os resultados obtidos demonstraram que as características do sistema educativo, nomeadamente as condições de trabalho inadequadas e as consequências negativas da questão da obrigatoriedade escolar, foram os fatores mais referenciados pelos professores, como desmotivadores. Relativamente às estratégias de aumento de motivação, sugeridas pelos docentes, referenciaram-se, essencialmente, as medidas governamentais, nomeadamente ao nível da melhoria das condições de trabalho, gratificações da carreira e alteração de algumas políticas educativas. Concluímos, com o nosso estudo, que os professores de Educação Física da Ilha Terceira estão, de um modo geral, motivados. Contudo, há um grupo de dez professores que refere estar desmotivado. Embora, em termos gerais, o género, o vínculo, a idade e o tempo de serviço não diferenciem a motivação de professores de Educação Física, concluímos que existem algumas características do sistema educativo que conduzem à desmotivação de docentes.In the last few decades, teaching demotivation has had considerable dispute. This reality, which led to a weak performance and productivity, is particularly worrying in society configuration since young students, tomorrow´s adults, will be the echo of this status quo later on. The purpose of this work is the characterization of motivational levels of Physical Education teachers at Terceira Island -the Azores using WEIMS questionnaire (Work Extrinsic and Intrinsic Motivational Scale) and the acknowledgement of the factors which cause such demotivation on these teachers (only the unmotivated ones as well as some motivational strategies using a semi-structured interview). Current study sample is made of 65 teachers, 42 women and 23 men, aged between 25 and 61 years old (42.38±8,46). In our study, we could observe that labour contract, age and career length do not affect any of the six motivation regulations. On the other hand, we observed that gender is strongly linked only to external motivation - integrated regulation (P=0,05), showing higher incidence on male teachers (5,76 vs 5,28). Moreover, results showed that singularity of the educational system, such as poor working conditions and negative consequences of mandatory education were the main causes for professional demotivation as referred by lectures. To increase professional motivation, teachers have essentially pointed out governmental action on working conditions, career rewarding and adjustment of some educational policies. In our study we have concluded that Physical Education teachers at Terceira Island are, in general, motivated. However, there is a group of ten teachers who claim to be unmotivated. Although gender, labour contract, age and career length do not generally change motivation pattern, there are a few aspects of the educational system which can lead to demotivation of these lectures.2018-04-11T13:57:51Z2018-02-15T00:00:00Z2018-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8374TID:202327191porNogueira, Ana Rita Bravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:29.357982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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