O impacto da liderança na motivação de teleoperador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria Tatielly de Sá
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2779
Resumo: O líder pode influenciar positivamente na motivação laboral de seus subordinados, utilizando suas habilidades interpessoais e seu(s) estilo(s) de liderança. Motivação e liderança são temas intimamente ligados e bastante estudados devido ao grande impacto que causam nas organizações, por isso a importância de relacioná-los. O presente trabalho buscou relacionar os estilos de liderança e as características pessoais do líder como preditores da motivação laboral de teleoperadores. As análises foram feitas através do método de regressão. Para mensurar a motivação dos teleoperadores foi utilizada a Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho – Multi-Moti. Para aferir e identificar estilos de liderança e comportamentos de eficácia ligados ao sucesso desses profissionais foi aplicado o Questionário Multifatorial de Liderança (QML) com três estilos comportamentais de líderes: Transformacional, Transacional e Laissez-Faire. Como resultado, os fatores “motivação de realização e poder” e “envolvimento” são os que mais estimulam a motivação de teleoperadores e a liderança Transformacional é a que mais se adéqua em contexto de Call Centers.
id CEUB_8e4b0274c08c04cb1fd1435c3f76f3dd
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2779
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Cruz, Maria Tatielly de SáPérez-Nebra, Amalia Raquel2012-10-232012-10-30T18:08:36Z2013-05-09T20:57:22Z2012-10-232012-10-30T18:08:36Z2013-05-09T20:57:22Z2011-072011-07https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2779O líder pode influenciar positivamente na motivação laboral de seus subordinados, utilizando suas habilidades interpessoais e seu(s) estilo(s) de liderança. Motivação e liderança são temas intimamente ligados e bastante estudados devido ao grande impacto que causam nas organizações, por isso a importância de relacioná-los. O presente trabalho buscou relacionar os estilos de liderança e as características pessoais do líder como preditores da motivação laboral de teleoperadores. As análises foram feitas através do método de regressão. Para mensurar a motivação dos teleoperadores foi utilizada a Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho – Multi-Moti. Para aferir e identificar estilos de liderança e comportamentos de eficácia ligados ao sucesso desses profissionais foi aplicado o Questionário Multifatorial de Liderança (QML) com três estilos comportamentais de líderes: Transformacional, Transacional e Laissez-Faire. Como resultado, os fatores “motivação de realização e poder” e “envolvimento” são os que mais estimulam a motivação de teleoperadores e a liderança Transformacional é a que mais se adéqua em contexto de Call Centers.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20620113.pdf.txt: 63599 bytes, checksum: e11f684bbb9ccdf0418ec03d4091c549 (MD5) 20620113.pdf: 831582 bytes, checksum: 36c53ae5409c86567e2833d1f375d53a (MD5) Previous issue date: 2011-01MotivaçãoLiderançaTeleoperadorO impacto da liderança na motivação de teleoperadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20620113.pdf.txtExtracted texttext/plain63599https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2779/1/20620113.pdf.txte11f684bbb9ccdf0418ec03d4091c549MD51ORIGINAL20620113.pdfapplication/pdf831582https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2779/2/20620113.pdf36c53ae5409c86567e2833d1f375d53aMD52123456789/27792019-05-27 14:01:08.773oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2779Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-27T14:01:08Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da liderança na motivação de teleoperador
title O impacto da liderança na motivação de teleoperador
spellingShingle O impacto da liderança na motivação de teleoperador
Cruz, Maria Tatielly de Sá
Motivação
Liderança
Teleoperador
title_short O impacto da liderança na motivação de teleoperador
title_full O impacto da liderança na motivação de teleoperador
title_fullStr O impacto da liderança na motivação de teleoperador
title_full_unstemmed O impacto da liderança na motivação de teleoperador
title_sort O impacto da liderança na motivação de teleoperador
author Cruz, Maria Tatielly de Sá
author_facet Cruz, Maria Tatielly de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria Tatielly de Sá
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pérez-Nebra, Amalia Raquel
contributor_str_mv Pérez-Nebra, Amalia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Liderança
Teleoperador
topic Motivação
Liderança
Teleoperador
description O líder pode influenciar positivamente na motivação laboral de seus subordinados, utilizando suas habilidades interpessoais e seu(s) estilo(s) de liderança. Motivação e liderança são temas intimamente ligados e bastante estudados devido ao grande impacto que causam nas organizações, por isso a importância de relacioná-los. O presente trabalho buscou relacionar os estilos de liderança e as características pessoais do líder como preditores da motivação laboral de teleoperadores. As análises foram feitas através do método de regressão. Para mensurar a motivação dos teleoperadores foi utilizada a Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho – Multi-Moti. Para aferir e identificar estilos de liderança e comportamentos de eficácia ligados ao sucesso desses profissionais foi aplicado o Questionário Multifatorial de Liderança (QML) com três estilos comportamentais de líderes: Transformacional, Transacional e Laissez-Faire. Como resultado, os fatores “motivação de realização e poder” e “envolvimento” são os que mais estimulam a motivação de teleoperadores e a liderança Transformacional é a que mais se adéqua em contexto de Call Centers.
publishDate 2011
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2011-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:36Z
2013-05-09T20:57:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:36Z
2013-05-09T20:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2779
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2779/1/20620113.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2779/2/20620113.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e11f684bbb9ccdf0418ec03d4091c549
36c53ae5409c86567e2833d1f375d53a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903864529289216