Responsabilidade social como estratégia de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Barroso de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8835
Resumo: O estudo a seguir procurou associa dois importantes temas da administração: a responsabilidade social e o Marketing. A metodologia adotada possui caráter bibliográfico. A partir de bibliografia especializada acerca dos dois assuntos, foi possível fundamentar e embasar o tema. O estudo evidenciou a preocupação das empresas quanto à sua sustentabilidade, fidelização da marca, imagem institucional e relações com seus públicos. Para tanto, a responsabilidade social surgiu como oportunidade de minimizar tais preocupações. O marketing parece como respaldo para essas práticas da responsabilidade social, de uma forma estratégica, pois muitas das preocupações organizacionais, citadas neste, figuram o campo de estudo do marketing. Este trabalho, procurou demonstrar que ambos os assuntos estão interligados. A responsabilidade social surge como respostas à percepção do descontentamento dos clientes e das sociedades quanto às práticas empresariais, não apenas no que diz respeito ao meio ambiente e as questões trabalhistas, como também à ausência de atitudes positivas e assistencialistas aos assuntos da sociedade de maneira geral. O fim das empresas privadas é completamente diferente das empresas do terceiro setor: as empresas privadas tem o fim lucrativo enquanto que as do terceiro setor possuem o fim social. E baseadas neste fim lucrativo , as empresas têm procurado exercer seu papel social. É portanto, propósito deste trabalho conceituar responsabilidade social, demonstrando a importância da prática desta e confrontando esse fim com as estratégias de marketing. As empresas ou, pelo menos, a maioria delas, pretendem beneficiar-se das práticas de responsabilidade social, e para tal não somente a política de responsabilidade social, mas também algumas das práticas de marketing tornam possível tal propósito
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O marketing parece como respaldo para essas práticas da responsabilidade social, de uma forma estratégica, pois muitas das preocupações organizacionais, citadas neste, figuram o campo de estudo do marketing. Este trabalho, procurou demonstrar que ambos os assuntos estão interligados. A responsabilidade social surge como respostas à percepção do descontentamento dos clientes e das sociedades quanto às práticas empresariais, não apenas no que diz respeito ao meio ambiente e as questões trabalhistas, como também à ausência de atitudes positivas e assistencialistas aos assuntos da sociedade de maneira geral. O fim das empresas privadas é completamente diferente das empresas do terceiro setor: as empresas privadas tem o fim lucrativo enquanto que as do terceiro setor possuem o fim social. E baseadas neste fim lucrativo , as empresas têm procurado exercer seu papel social. É portanto, propósito deste trabalho conceituar responsabilidade social, demonstrando a importância da prática desta e confrontando esse fim com as estratégias de marketing. As empresas ou, pelo menos, a maioria delas, pretendem beneficiar-se das práticas de responsabilidade social, e para tal não somente a política de responsabilidade social, mas também algumas das práticas de marketing tornam possível tal propósitoSubmitted by Sarah Ferreira (sarah.ferreira@uniceub.br) on 2016-08-05T14:56:39Z No. of bitstreams: 1 20101413.pdf: 507053 bytes, checksum: 2d242a44cf54f0529dab370dc7ee122c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-22T11:33:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20101413.pdf: 507053 bytes, checksum: 2d242a44cf54f0529dab370dc7ee122c (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-22T11:33:59Z (GMT). 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