Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Filho, Eber Romão de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12718
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os motivos que levam os consumidores a optarem por cervejas especiais. Foram utilizados referenciais teóricos a respeito do comportamento do consumidor, fatores que influenciam no processo de decisão de compra e bibliografias sobre cervejas para embasar a pesquisa. A metodologia de pesquisa foi descritiva e o método de abordagem quantitativo. Foi aplicado um questionário via Internet, com o objetivo de alcançar o maior número possível de consumidores de cervejas especiais. Posteriormente a análise dos dados, foi possível perceber que os consumidores de cervejas especiais buscam um produto diferenciado e de melhor qualidade. Eles estão à procura de diferentes sabores e estilos de cervejas, mas não deixam de levar em consideração o fator preço na hora de comprar o produto. Foi possível identificar o perfil socioeconômico dos consumidores, sendo ele em sua maioria, homens, com um elevado grau de instrução, pertencentes às classes mais altas e com faixa etária predominante entre 26 e 35 anos. Também foi identificado que os grupos de amigos são os principais influenciadores no processo de decisão de compra. Sucintamente, foi percebido que os consumidores de cervejas especiais estão à procura de um produto com qualidade superior e avaliam os fatores preço e sabores do produto antes de tomarem suas decisões de compra.
id CEUB_97589a1aa664f769ab35f129e9721ce2
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/12718
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Melo Filho, Eber Romão deGagliardi, Erika Costa Vieira2018-10-08T18:12:09Z2018-10-08T18:12:09Z2018-10-082018MELO FILHO, Eber Romão de. Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto. 2018. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12718O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os motivos que levam os consumidores a optarem por cervejas especiais. Foram utilizados referenciais teóricos a respeito do comportamento do consumidor, fatores que influenciam no processo de decisão de compra e bibliografias sobre cervejas para embasar a pesquisa. A metodologia de pesquisa foi descritiva e o método de abordagem quantitativo. Foi aplicado um questionário via Internet, com o objetivo de alcançar o maior número possível de consumidores de cervejas especiais. Posteriormente a análise dos dados, foi possível perceber que os consumidores de cervejas especiais buscam um produto diferenciado e de melhor qualidade. Eles estão à procura de diferentes sabores e estilos de cervejas, mas não deixam de levar em consideração o fator preço na hora de comprar o produto. Foi possível identificar o perfil socioeconômico dos consumidores, sendo ele em sua maioria, homens, com um elevado grau de instrução, pertencentes às classes mais altas e com faixa etária predominante entre 26 e 35 anos. Também foi identificado que os grupos de amigos são os principais influenciadores no processo de decisão de compra. Sucintamente, foi percebido que os consumidores de cervejas especiais estão à procura de um produto com qualidade superior e avaliam os fatores preço e sabores do produto antes de tomarem suas decisões de compra.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-10-08T16:34:01Z No. of bitstreams: 1 20050261.pdf: 783243 bytes, checksum: 963a52c3e30e06e10b07d13e7b235186 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-10-08T18:12:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20050261.pdf: 783243 bytes, checksum: 963a52c3e30e06e10b07d13e7b235186 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-08T18:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20050261.pdf: 783243 bytes, checksum: 963a52c3e30e06e10b07d13e7b235186 (MD5) Previous issue date: 2018http://www.repositorio.uniceub.br/retrieve/33768/20050261.pdfComportamento do consumidorCerveja especialProcesso decisórioComportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20050261.pdf20050261.pdfapplication/pdf783243https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12718/1/20050261.pdf963a52c3e30e06e10b07d13e7b235186MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12718/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20050261.pdf.txt20050261.pdf.txtExtracted texttext/plain50063https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12718/3/20050261.pdf.txt8e381bb955a2db2ee12f646454b12d0cMD53235/127182019-03-15 18:54:15.568oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-15T18:54:15Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
title Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
spellingShingle Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
Melo Filho, Eber Romão de
Comportamento do consumidor
Cerveja especial
Processo decisório
title_short Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
title_full Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
title_fullStr Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
title_sort Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto
author Melo Filho, Eber Romão de
author_facet Melo Filho, Eber Romão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Filho, Eber Romão de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gagliardi, Erika Costa Vieira
contributor_str_mv Gagliardi, Erika Costa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Cerveja especial
Processo decisório
topic Comportamento do consumidor
Cerveja especial
Processo decisório
description O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os motivos que levam os consumidores a optarem por cervejas especiais. Foram utilizados referenciais teóricos a respeito do comportamento do consumidor, fatores que influenciam no processo de decisão de compra e bibliografias sobre cervejas para embasar a pesquisa. A metodologia de pesquisa foi descritiva e o método de abordagem quantitativo. Foi aplicado um questionário via Internet, com o objetivo de alcançar o maior número possível de consumidores de cervejas especiais. Posteriormente a análise dos dados, foi possível perceber que os consumidores de cervejas especiais buscam um produto diferenciado e de melhor qualidade. Eles estão à procura de diferentes sabores e estilos de cervejas, mas não deixam de levar em consideração o fator preço na hora de comprar o produto. Foi possível identificar o perfil socioeconômico dos consumidores, sendo ele em sua maioria, homens, com um elevado grau de instrução, pertencentes às classes mais altas e com faixa etária predominante entre 26 e 35 anos. Também foi identificado que os grupos de amigos são os principais influenciadores no processo de decisão de compra. Sucintamente, foi percebido que os consumidores de cervejas especiais estão à procura de um produto com qualidade superior e avaliam os fatores preço e sabores do produto antes de tomarem suas decisões de compra.
publishDate 2018
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-08T18:12:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-08T18:12:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO FILHO, Eber Romão de. Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto. 2018. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12718
identifier_str_mv MELO FILHO, Eber Romão de. Comportamento do consumidor de cervejas especiais: motivos que levam os consumidores a optarem pelo produto. 2018. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12718/1/20050261.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12718/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12718/3/20050261.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 963a52c3e30e06e10b07d13e7b235186
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8e381bb955a2db2ee12f646454b12d0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903910737936384