O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12717
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo entender qual a percepção dos motoristas da Uber sobre as vantagens de atuar no negócio, tendo sido realizado por meio de entrevistas estruturadas com motoristas da Uber de Brasília-DF. Partiu-se da premissa de que a Uber é uma empresa inovadora disruptiva e que essa forma de inovação é relevante para a sociedade. Ainda, salientou-se que uma adequada apropriação dos valores advindos com a inovação é o fator definidor de sua eficaz sustentação. Porém, fatores de resistência, de relação de poder e de conflitos de interesses podem ser obstáculos relevantes à essa apropriação de valores. Na pesquisa, esperava-se que os motoristas da Uber ressaltassem as vantagens normalmente divulgadas sobre a empresa, em especial a possibilidade de aumento de renda, a flexibilidade de horas trabalhadas, a conveniência de várias condições do serviço, a possibilidade de construção de networkings e o suporte de uma grande empresa. No entanto, o que se verificou foi que apenas alguns fatores convenientes e a flexibilidade de horário de trabalho foram expressamente considerados como vantagens pelos motoristas da Uber em relação ao modelo de negócio da empresa. Na maior parte, elementos conflituosos dominaram as respostas, a ponto de se poder apreender que, caso esse descasamento de valores se mantenha, haverá dificuldade para a Uber em sustentar sua inovação a médio e longo prazos.
id CEUB_a3811c99830c803fefa0aadb3b28b996
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/12717
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Silva, Guilherme MachadoGagliardi, Erika Costa Vieira2018-10-08T18:11:40Z2018-10-08T18:11:40Z2018-102018SILVA, Guilherme Machado. O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio. 2018. 31 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12717Esse trabalho teve como objetivo entender qual a percepção dos motoristas da Uber sobre as vantagens de atuar no negócio, tendo sido realizado por meio de entrevistas estruturadas com motoristas da Uber de Brasília-DF. Partiu-se da premissa de que a Uber é uma empresa inovadora disruptiva e que essa forma de inovação é relevante para a sociedade. Ainda, salientou-se que uma adequada apropriação dos valores advindos com a inovação é o fator definidor de sua eficaz sustentação. Porém, fatores de resistência, de relação de poder e de conflitos de interesses podem ser obstáculos relevantes à essa apropriação de valores. Na pesquisa, esperava-se que os motoristas da Uber ressaltassem as vantagens normalmente divulgadas sobre a empresa, em especial a possibilidade de aumento de renda, a flexibilidade de horas trabalhadas, a conveniência de várias condições do serviço, a possibilidade de construção de networkings e o suporte de uma grande empresa. No entanto, o que se verificou foi que apenas alguns fatores convenientes e a flexibilidade de horário de trabalho foram expressamente considerados como vantagens pelos motoristas da Uber em relação ao modelo de negócio da empresa. Na maior parte, elementos conflituosos dominaram as respostas, a ponto de se poder apreender que, caso esse descasamento de valores se mantenha, haverá dificuldade para a Uber em sustentar sua inovação a médio e longo prazos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-10-08T16:29:09Z No. of bitstreams: 1 9572773.pdf: 645211 bytes, checksum: 6a0f346ae09cf7d02823cb9c6a89bd89 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-10-08T18:11:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9572773.pdf: 645211 bytes, checksum: 6a0f346ae09cf7d02823cb9c6a89bd89 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-08T18:11:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9572773.pdf: 645211 bytes, checksum: 6a0f346ae09cf7d02823cb9c6a89bd89 (MD5) Previous issue date: 2018http://www.repositorio.uniceub.br/retrieve/33766/9572773.pdfInovação disruptivaApropriação de valorPercepçãoUberO caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL9572773.pdf9572773.pdfapplication/pdf645211https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12717/1/9572773.pdf6a0f346ae09cf7d02823cb9c6a89bd89MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12717/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT9572773.pdf.txt9572773.pdf.txtExtracted texttext/plain54852https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12717/3/9572773.pdf.txt261499629060e3e04a90b2a3f8efd45bMD53235/127172019-03-11 12:36:00.198oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-11T12:36Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
title O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
spellingShingle O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
Silva, Guilherme Machado
Inovação disruptiva
Apropriação de valor
Percepção
Uber
title_short O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
title_full O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
title_fullStr O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
title_full_unstemmed O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
title_sort O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio
author Silva, Guilherme Machado
author_facet Silva, Guilherme Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gagliardi, Erika Costa Vieira
contributor_str_mv Gagliardi, Erika Costa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação disruptiva
Apropriação de valor
Percepção
Uber
topic Inovação disruptiva
Apropriação de valor
Percepção
Uber
description Esse trabalho teve como objetivo entender qual a percepção dos motoristas da Uber sobre as vantagens de atuar no negócio, tendo sido realizado por meio de entrevistas estruturadas com motoristas da Uber de Brasília-DF. Partiu-se da premissa de que a Uber é uma empresa inovadora disruptiva e que essa forma de inovação é relevante para a sociedade. Ainda, salientou-se que uma adequada apropriação dos valores advindos com a inovação é o fator definidor de sua eficaz sustentação. Porém, fatores de resistência, de relação de poder e de conflitos de interesses podem ser obstáculos relevantes à essa apropriação de valores. Na pesquisa, esperava-se que os motoristas da Uber ressaltassem as vantagens normalmente divulgadas sobre a empresa, em especial a possibilidade de aumento de renda, a flexibilidade de horas trabalhadas, a conveniência de várias condições do serviço, a possibilidade de construção de networkings e o suporte de uma grande empresa. No entanto, o que se verificou foi que apenas alguns fatores convenientes e a flexibilidade de horário de trabalho foram expressamente considerados como vantagens pelos motoristas da Uber em relação ao modelo de negócio da empresa. Na maior parte, elementos conflituosos dominaram as respostas, a ponto de se poder apreender que, caso esse descasamento de valores se mantenha, haverá dificuldade para a Uber em sustentar sua inovação a médio e longo prazos.
publishDate 2018
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-08T18:11:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-08T18:11:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Guilherme Machado. O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio. 2018. 31 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12717
identifier_str_mv SILVA, Guilherme Machado. O caso disruptivo da Uber: a percepção de seus motoristas sobre as vantagens de atuar no negócio. 2018. 31 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12717/1/9572773.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12717/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12717/3/9572773.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a0f346ae09cf7d02823cb9c6a89bd89
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
261499629060e3e04a90b2a3f8efd45b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903910732693504