A dança como conteúdo escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13447 |
Resumo: | A dança é um dos conteúdos da Educação Física escolar de suma importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor e afetivo do aluno, buscando discutir os principais problemas e dificuldades apontadas na dança nas escolas, contribuindo para o seu desenvolvimento no contexto escolar. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar se os alunos gostam da prática da dança nas aulas de educação física, contando com a participação de 27 estudantes de ambos os sexos, que responderam a um questionário fundamentado em Meneguzzi e Voser. Fundamentou-se em referenciais bibliográficos de 1996 a 2012. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com a aplicação de um questionário contendo dez questões abertas, de caráter exploratório. A amostra foi composta por 27 alunos, do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Brasília-DF, de ambos os sexos, sendo 40% meninos e 60% meninas, com idade entre 12 a 16 anos, buscando analisar o interesse e seu comprometimento com a modalidade da dança. O estudo verificou que a dança como conteúdo escolar não está sendo aplicada de forma adequada nas aulas de Educação Física sendo, assim prejudicial aos alunos. Verificou-se também que os alunos gostam de dançar e que para eles, a escola é lugar de ensinar dança. Observou-se que há interesse por parte dos alunos em ter aula de dança como conteúdo escolar, já que, mais da metade da amostra expressou gostar da mesma. Concluímos, ressaltando ser necessário que haja interesse e preparo por parte dos professores e da escola, na conscientização sobre a importância do desenvolvimento da dança no ambiente escolar, pois muitas vezes é negligenciada como processo educativo, especialmente no contexto da Educação Física escolar. |
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Diniz, Ana Vitória2019-08-09T11:49:46Z2019-08-09T11:49:46Z20192019DINIZ, Ana Vitória. A dança como conteúdo escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13447Pinto, Celeida Belchior Garcia CintraA dança é um dos conteúdos da Educação Física escolar de suma importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor e afetivo do aluno, buscando discutir os principais problemas e dificuldades apontadas na dança nas escolas, contribuindo para o seu desenvolvimento no contexto escolar. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar se os alunos gostam da prática da dança nas aulas de educação física, contando com a participação de 27 estudantes de ambos os sexos, que responderam a um questionário fundamentado em Meneguzzi e Voser. Fundamentou-se em referenciais bibliográficos de 1996 a 2012. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com a aplicação de um questionário contendo dez questões abertas, de caráter exploratório. A amostra foi composta por 27 alunos, do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Brasília-DF, de ambos os sexos, sendo 40% meninos e 60% meninas, com idade entre 12 a 16 anos, buscando analisar o interesse e seu comprometimento com a modalidade da dança. O estudo verificou que a dança como conteúdo escolar não está sendo aplicada de forma adequada nas aulas de Educação Física sendo, assim prejudicial aos alunos. Verificou-se também que os alunos gostam de dançar e que para eles, a escola é lugar de ensinar dança. Observou-se que há interesse por parte dos alunos em ter aula de dança como conteúdo escolar, já que, mais da metade da amostra expressou gostar da mesma. Concluímos, ressaltando ser necessário que haja interesse e preparo por parte dos professores e da escola, na conscientização sobre a importância do desenvolvimento da dança no ambiente escolar, pois muitas vezes é negligenciada como processo educativo, especialmente no contexto da Educação Física escolar.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-02T12:36:13Z No. of bitstreams: 1 21553138.pdf: 2897057 bytes, checksum: 613fa12287b28e0825d76dbfdcb6a23c (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-08-09T11:49:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21553138.pdf: 2897057 bytes, checksum: 613fa12287b28e0825d76dbfdcb6a23c (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T11:49:46Z (GMT). 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A dança é um dos conteúdos da Educação Física escolar de suma importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor e afetivo do aluno, buscando discutir os principais problemas e dificuldades apontadas na dança nas escolas, contribuindo para o seu desenvolvimento no contexto escolar. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar se os alunos gostam da prática da dança nas aulas de educação física, contando com a participação de 27 estudantes de ambos os sexos, que responderam a um questionário fundamentado em Meneguzzi e Voser. Fundamentou-se em referenciais bibliográficos de 1996 a 2012. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com a aplicação de um questionário contendo dez questões abertas, de caráter exploratório. A amostra foi composta por 27 alunos, do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Brasília-DF, de ambos os sexos, sendo 40% meninos e 60% meninas, com idade entre 12 a 16 anos, buscando analisar o interesse e seu comprometimento com a modalidade da dança. O estudo verificou que a dança como conteúdo escolar não está sendo aplicada de forma adequada nas aulas de Educação Física sendo, assim prejudicial aos alunos. Verificou-se também que os alunos gostam de dançar e que para eles, a escola é lugar de ensinar dança. Observou-se que há interesse por parte dos alunos em ter aula de dança como conteúdo escolar, já que, mais da metade da amostra expressou gostar da mesma. Concluímos, ressaltando ser necessário que haja interesse e preparo por parte dos professores e da escola, na conscientização sobre a importância do desenvolvimento da dança no ambiente escolar, pois muitas vezes é negligenciada como processo educativo, especialmente no contexto da Educação Física escolar. |
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