A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Thainá de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coffani, Márcia C. R. da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024
Resumo: A pesquisa investigou o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental II, em Cáceres-MT. Estudaram-se as condições e possibilidades de aplicação do conteúdo dança em aulas de Educação Física, a partir do estudo da visão dos professores desta disciplina, sobre o papel na formação do aluno, incluindo a importância e os fatores que influenciam a presença e a ausência do ensino desse conteúdo na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva. Participaram do estudo quatro escolas da rede estadual e seus respectivos professores de Educação Física. Identificou-se a necessidade de um processo de sensibilização e capacitação contínua ao longo da formação inicial e continuada de professores para empreenderem mudanças na prática pedagógica, a favor da diversificação e sistematização do ensino das diferentes práticas corporais na formação do aluno da Educação Básica, como a dança.
id UNEMAT-5_378736e8c6ac3ce3db245d1770468ef0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4024
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MTEducação Física EscolarCurrículoDança.A pesquisa investigou o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental II, em Cáceres-MT. Estudaram-se as condições e possibilidades de aplicação do conteúdo dança em aulas de Educação Física, a partir do estudo da visão dos professores desta disciplina, sobre o papel na formação do aluno, incluindo a importância e os fatores que influenciam a presença e a ausência do ensino desse conteúdo na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva. Participaram do estudo quatro escolas da rede estadual e seus respectivos professores de Educação Física. Identificou-se a necessidade de um processo de sensibilização e capacitação contínua ao longo da formação inicial e continuada de professores para empreenderem mudanças na prática pedagógica, a favor da diversificação e sistematização do ensino das diferentes práticas corporais na formação do aluno da Educação Básica, como a dança.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 115-1322178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024/3227Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Thainá deCoffani, Márcia C. R. da S.2021-07-05T10:40:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4024Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:40:24Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
title A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
spellingShingle A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
Carvalho, Thainá de
Educação Física Escolar
Currículo
Dança.
title_short A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
title_full A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
title_fullStr A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
title_full_unstemmed A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
title_sort A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
author Carvalho, Thainá de
author_facet Carvalho, Thainá de
Coffani, Márcia C. R. da S.
author_role author
author2 Coffani, Márcia C. R. da S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Thainá de
Coffani, Márcia C. R. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Currículo
Dança.
topic Educação Física Escolar
Currículo
Dança.
description A pesquisa investigou o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental II, em Cáceres-MT. Estudaram-se as condições e possibilidades de aplicação do conteúdo dança em aulas de Educação Física, a partir do estudo da visão dos professores desta disciplina, sobre o papel na formação do aluno, incluindo a importância e os fatores que influenciam a presença e a ausência do ensino desse conteúdo na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva. Participaram do estudo quatro escolas da rede estadual e seus respectivos professores de Educação Física. Identificou-se a necessidade de um processo de sensibilização e capacitação contínua ao longo da formação inicial e continuada de professores para empreenderem mudanças na prática pedagógica, a favor da diversificação e sistematização do ensino das diferentes práticas corporais na formação do aluno da Educação Básica, como a dança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024/3227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 115-132
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460427292672