A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024 |
Resumo: | A pesquisa investigou o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental II, em Cáceres-MT. Estudaram-se as condições e possibilidades de aplicação do conteúdo dança em aulas de Educação Física, a partir do estudo da visão dos professores desta disciplina, sobre o papel na formação do aluno, incluindo a importância e os fatores que influenciam a presença e a ausência do ensino desse conteúdo na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva. Participaram do estudo quatro escolas da rede estadual e seus respectivos professores de Educação Física. Identificou-se a necessidade de um processo de sensibilização e capacitação contínua ao longo da formação inicial e continuada de professores para empreenderem mudanças na prática pedagógica, a favor da diversificação e sistematização do ensino das diferentes práticas corporais na formação do aluno da Educação Básica, como a dança. |
id |
UNEMAT-5_378736e8c6ac3ce3db245d1770468ef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4024 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MTEducação Física EscolarCurrículoDança.A pesquisa investigou o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental II, em Cáceres-MT. Estudaram-se as condições e possibilidades de aplicação do conteúdo dança em aulas de Educação Física, a partir do estudo da visão dos professores desta disciplina, sobre o papel na formação do aluno, incluindo a importância e os fatores que influenciam a presença e a ausência do ensino desse conteúdo na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva. Participaram do estudo quatro escolas da rede estadual e seus respectivos professores de Educação Física. Identificou-se a necessidade de um processo de sensibilização e capacitação contínua ao longo da formação inicial e continuada de professores para empreenderem mudanças na prática pedagógica, a favor da diversificação e sistematização do ensino das diferentes práticas corporais na formação do aluno da Educação Básica, como a dança.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 115-1322178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024/3227Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Thainá deCoffani, Márcia C. R. da S.2021-07-05T10:40:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4024Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:40:24Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT |
title |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT |
spellingShingle |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT Carvalho, Thainá de Educação Física Escolar Currículo Dança. |
title_short |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT |
title_full |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT |
title_fullStr |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT |
title_full_unstemmed |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT |
title_sort |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT |
author |
Carvalho, Thainá de |
author_facet |
Carvalho, Thainá de Coffani, Márcia C. R. da S. |
author_role |
author |
author2 |
Coffani, Márcia C. R. da S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Thainá de Coffani, Márcia C. R. da S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Currículo Dança. |
topic |
Educação Física Escolar Currículo Dança. |
description |
A pesquisa investigou o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental II, em Cáceres-MT. Estudaram-se as condições e possibilidades de aplicação do conteúdo dança em aulas de Educação Física, a partir do estudo da visão dos professores desta disciplina, sobre o papel na formação do aluno, incluindo a importância e os fatores que influenciam a presença e a ausência do ensino desse conteúdo na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva. Participaram do estudo quatro escolas da rede estadual e seus respectivos professores de Educação Física. Identificou-se a necessidade de um processo de sensibilização e capacitação contínua ao longo da formação inicial e continuada de professores para empreenderem mudanças na prática pedagógica, a favor da diversificação e sistematização do ensino das diferentes práticas corporais na formação do aluno da Educação Básica, como a dança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024/3227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 115-132 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460427292672 |