Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Satos, Adriana Maria dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: França, Aurenia Pereira de, Sobral, Maria do Socorro Cecilio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451
Resumo: O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. 
id IPES_02f56fb73c24a9b375ab6832c687d1c1
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1451
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino FundamentalLeitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental.O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSatos, Adriana Maria dosFrança, Aurenia Pereira deSobral, Maria do Socorro Cecilio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145110.14295/idonline.v12i42.1451ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 481-4901981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451/2077Direitos autorais 2021 Adriana Maria dos Satos, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cecilio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Satos, Adriana Maria dos
Leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental.
title_short Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Satos, Adriana Maria dos
author_facet Satos, Adriana Maria dos
França, Aurenia Pereira de
Sobral, Maria do Socorro Cecilio
author_role author
author2 França, Aurenia Pereira de
Sobral, Maria do Socorro Cecilio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Satos, Adriana Maria dos
França, Aurenia Pereira de
Sobral, Maria do Socorro Cecilio
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental.
topic Leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental.
description O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451
10.14295/idonline.v12i42.1451
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451/2077
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 481-490
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957880676352