O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Caixeta
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9144
Resumo: O crescente destaque do marketing esportivo no país, exige mais estudo deste assunto pelos administradores de empresas e entidades esportivas. Esta monografia tem como tema o marketing esportivo, mais especificamente a relação de patrocínio entre o Banco de Brasília e a equipe de basquete Universo Brasília. A questão que norteia a presente pesquisa é: quais motivos fizeram com que o Banco de Brasília patrocinasse este time. Foram elaborados cinco objetivos com o intuito de auxiliar na obtenção desta resposta. A pesquisa foi dividida em seis etapas: introdução, metodologia, referencial teórico, estudo de caso, discussão dos dados e conclusão. Para atingir os objetivos, foi utilizada a metodologia explicativa, com estudo de caso, e levantamento de dados tanto quantitativos, quanto qualitativos, os quais foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista. No embasamento teórico foram discutidos aspectos importantes de marketing esportivo, patrocínio, vantagens e riscos de se investir no esporte. O estudo de caso foi realizado no Banco de Brasília, a fim de obter informações específicas sobre a relação BRB-Universo. Os tópicos apresentados no referencial teórico auxiliaram no momento da discussão dos dados, quando foi comparada a teoria abordada com a prática realizada pela empresa estudada. Enfim, conclui-se que o patrocínio em questão é vantajoso para o Banco de Brasília, devido aos diferentes benefícios alcançados com esta relação.
id CEUB_b47d9c0854e77dc72353aa29d98e0a70
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9144
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Santos, Raquel CaixetaMatias, Alano Nogueira2016-11-11T16:52:25Z2016-11-11T16:52:25Z2010-062016-10-31SANTOS, Raquel Caixeta. O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília. 2010. 34 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9144O crescente destaque do marketing esportivo no país, exige mais estudo deste assunto pelos administradores de empresas e entidades esportivas. Esta monografia tem como tema o marketing esportivo, mais especificamente a relação de patrocínio entre o Banco de Brasília e a equipe de basquete Universo Brasília. A questão que norteia a presente pesquisa é: quais motivos fizeram com que o Banco de Brasília patrocinasse este time. Foram elaborados cinco objetivos com o intuito de auxiliar na obtenção desta resposta. A pesquisa foi dividida em seis etapas: introdução, metodologia, referencial teórico, estudo de caso, discussão dos dados e conclusão. Para atingir os objetivos, foi utilizada a metodologia explicativa, com estudo de caso, e levantamento de dados tanto quantitativos, quanto qualitativos, os quais foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista. No embasamento teórico foram discutidos aspectos importantes de marketing esportivo, patrocínio, vantagens e riscos de se investir no esporte. O estudo de caso foi realizado no Banco de Brasília, a fim de obter informações específicas sobre a relação BRB-Universo. Os tópicos apresentados no referencial teórico auxiliaram no momento da discussão dos dados, quando foi comparada a teoria abordada com a prática realizada pela empresa estudada. Enfim, conclui-se que o patrocínio em questão é vantajoso para o Banco de Brasília, devido aos diferentes benefícios alcançados com esta relação.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-31T18:03:30Z No. of bitstreams: 1 20750199.pdf: 308025 bytes, checksum: cbd0206825ac1ec295593f3deba8bce1 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-11T16:52:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20750199.pdf: 308025 bytes, checksum: cbd0206825ac1ec295593f3deba8bce1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-11T16:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20750199.pdf: 308025 bytes, checksum: cbd0206825ac1ec295593f3deba8bce1 (MD5) Previous issue date: 2016-10-31Marketing esportivoPatrocínio esportivoBanco de BrasíliaUniverso BrasíliaO marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20750199.pdf20750199.pdfapplication/pdf308025https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9144/1/20750199.pdfcbd0206825ac1ec295593f3deba8bce1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9144/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20750199.pdf.txt20750199.pdf.txtExtracted texttext/plain62619https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9144/3/20750199.pdf.txt00feafa4a398019ecd6cf76166f54a9dMD53235/91442019-02-11 17:36:37.277oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-02-11T17:36:37Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
title O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
spellingShingle O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
Santos, Raquel Caixeta
Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Banco de Brasília
Universo Brasília
title_short O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
title_full O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
title_fullStr O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
title_full_unstemmed O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
title_sort O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília
author Santos, Raquel Caixeta
author_facet Santos, Raquel Caixeta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel Caixeta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matias, Alano Nogueira
contributor_str_mv Matias, Alano Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Banco de Brasília
Universo Brasília
topic Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Banco de Brasília
Universo Brasília
description O crescente destaque do marketing esportivo no país, exige mais estudo deste assunto pelos administradores de empresas e entidades esportivas. Esta monografia tem como tema o marketing esportivo, mais especificamente a relação de patrocínio entre o Banco de Brasília e a equipe de basquete Universo Brasília. A questão que norteia a presente pesquisa é: quais motivos fizeram com que o Banco de Brasília patrocinasse este time. Foram elaborados cinco objetivos com o intuito de auxiliar na obtenção desta resposta. A pesquisa foi dividida em seis etapas: introdução, metodologia, referencial teórico, estudo de caso, discussão dos dados e conclusão. Para atingir os objetivos, foi utilizada a metodologia explicativa, com estudo de caso, e levantamento de dados tanto quantitativos, quanto qualitativos, os quais foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista. No embasamento teórico foram discutidos aspectos importantes de marketing esportivo, patrocínio, vantagens e riscos de se investir no esporte. O estudo de caso foi realizado no Banco de Brasília, a fim de obter informações específicas sobre a relação BRB-Universo. Os tópicos apresentados no referencial teórico auxiliaram no momento da discussão dos dados, quando foi comparada a teoria abordada com a prática realizada pela empresa estudada. Enfim, conclui-se que o patrocínio em questão é vantajoso para o Banco de Brasília, devido aos diferentes benefícios alcançados com esta relação.
publishDate 2010
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-10-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-11T16:52:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-11T16:52:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Raquel Caixeta. O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília. 2010. 34 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9144
identifier_str_mv SANTOS, Raquel Caixeta. O marketing esportivo no basquete: a relação entre o BRB e o Universo Brasília. 2010. 34 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9144/1/20750199.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9144/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9144/3/20750199.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cbd0206825ac1ec295593f3deba8bce1
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
00feafa4a398019ecd6cf76166f54a9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903891575209984