Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Fabio Arcanjo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31614
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisará duas peças publicitárias produzidas pelo banco Itaú e por sua agência de publicidade, a Agência Africa, relativas ao patrocínio do banco à Copa do Mundo de 2014 e à Seleção Brasileira de Futebol. Com base nos principais conceitos de marketing e patrocínio esportivos e no estado atual do uso dessa ferramenta no Brasil, analisaremos como os dois comerciais buscaram envolver o público e criar uma relação entre marca, competição, time e público, visando trazer o máximo de retorno de imagem para a instituição patrocinadora. A partir de conceitos da semiótica e da persuasão através da linguagem, analisaremos como as peças buscam transmitir uma associação entre banco e consumidores-torcedores sem, direta ou forçadamente, citar a marca Itaú. Ao final, analisaremos ainda como as ações desenvolvidas pelos patrocinadores impulsionam o mercado do marketing e patrocínio esportivos nacionais.
id UFBA-2_c7328d2683b89771c55cb7f7fcb3e56f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31614
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mendes, Fabio ArcanjoSobreira, Sergio2020-03-09T16:03:29Z2020-03-09T16:03:29Z2020-03-092014Tcchttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31614O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisará duas peças publicitárias produzidas pelo banco Itaú e por sua agência de publicidade, a Agência Africa, relativas ao patrocínio do banco à Copa do Mundo de 2014 e à Seleção Brasileira de Futebol. Com base nos principais conceitos de marketing e patrocínio esportivos e no estado atual do uso dessa ferramenta no Brasil, analisaremos como os dois comerciais buscaram envolver o público e criar uma relação entre marca, competição, time e público, visando trazer o máximo de retorno de imagem para a instituição patrocinadora. A partir de conceitos da semiótica e da persuasão através da linguagem, analisaremos como as peças buscam transmitir uma associação entre banco e consumidores-torcedores sem, direta ou forçadamente, citar a marca Itaú. Ao final, analisaremos ainda como as ações desenvolvidas pelos patrocinadores impulsionam o mercado do marketing e patrocínio esportivos nacionais.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-03-06T13:53:41Z No. of bitstreams: 1 TCC - Fábio Arcanjo 2014.2.pdf: 1192641 bytes, checksum: 4aa6faa07e28d64e85a8db0138662b87 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-09T16:03:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Fábio Arcanjo 2014.2.pdf: 1192641 bytes, checksum: 4aa6faa07e28d64e85a8db0138662b87 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T16:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Fábio Arcanjo 2014.2.pdf: 1192641 bytes, checksum: 4aa6faa07e28d64e85a8db0138662b87 (MD5)ComunicaçãoMarketing esportivoPatrocínio esportivoPatrocínio de eventoMarketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - Fábio Arcanjo 2014.2.pdfTCC - Fábio Arcanjo 2014.2.pdfapplication/pdf1192641https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31614/1/TCC%20-%20F%c3%a1bio%20Arcanjo%202014.2.pdf4aa6faa07e28d64e85a8db0138662b87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31614/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTCC - Fábio Arcanjo 2014.2.pdf.txtTCC - Fábio Arcanjo 2014.2.pdf.txtExtracted texttext/plain145767https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31614/3/TCC%20-%20F%c3%a1bio%20Arcanjo%202014.2.pdf.txtb42387a961453ad1b90cea2348e2265bMD53ri/316142022-03-10 14:06:41.911oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:06:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
title Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
spellingShingle Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
Mendes, Fabio Arcanjo
Comunicação
Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Patrocínio de evento
title_short Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
title_full Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
title_fullStr Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
title_full_unstemmed Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
title_sort Marketing esportivo e o Itaú: uma análise dos comerciais grande transformação e cidades viajando
author Mendes, Fabio Arcanjo
author_facet Mendes, Fabio Arcanjo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Fabio Arcanjo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobreira, Sergio
contributor_str_mv Sobreira, Sergio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Patrocínio de evento
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Patrocínio de evento
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisará duas peças publicitárias produzidas pelo banco Itaú e por sua agência de publicidade, a Agência Africa, relativas ao patrocínio do banco à Copa do Mundo de 2014 e à Seleção Brasileira de Futebol. Com base nos principais conceitos de marketing e patrocínio esportivos e no estado atual do uso dessa ferramenta no Brasil, analisaremos como os dois comerciais buscaram envolver o público e criar uma relação entre marca, competição, time e público, visando trazer o máximo de retorno de imagem para a instituição patrocinadora. A partir de conceitos da semiótica e da persuasão através da linguagem, analisaremos como as peças buscam transmitir uma associação entre banco e consumidores-torcedores sem, direta ou forçadamente, citar a marca Itaú. Ao final, analisaremos ainda como as ações desenvolvidas pelos patrocinadores impulsionam o mercado do marketing e patrocínio esportivos nacionais.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-09T16:03:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-09T16:03:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31614
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Tcc
identifier_str_mv Tcc
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31614/1/TCC%20-%20F%c3%a1bio%20Arcanjo%202014.2.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31614/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31614/3/TCC%20-%20F%c3%a1bio%20Arcanjo%202014.2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4aa6faa07e28d64e85a8db0138662b87
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
b42387a961453ad1b90cea2348e2265b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057794986835968