Dependência Funcional em Adultos via Instruções por Múltiplos Exemplares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hosken, Ana Flávia Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13893
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do treino via Instruções por Múltiplos Exemplares (MEI) sobre a dependência funcional entre os comportamentos de ouvinte e falante em adultos com desenvolvimento típico, analisando possíveis diferenças entre estímulos existentes desconhecidos e estímulos inventados. Assim, tinha-se como hipótese de pesquisa a proposição de que o procedimento de MEI não apenas seria eficaz com essa população, mas que o uso de estímulos existentes pudesse favorecer a ocorrência de dependência funcional entre os comportamentos de ouvinte e falante. Tal hipótese se baseou na possibilidade de formação de classes funcionais entre esses estímulos e outros aos quais o indivíduo foi exposto no passado, diante de similaridades formais e/ou do fato de os participantes já terem visto esses objetos, ainda que não soubessem os nomes aos quais eles se relacionavam. O estudo foi realizado com 12 estudantes universitários, que foram expostos ao MEI com as duas categorias de estímulos separadamente, havendo balanceamento de ordem. A aplicação do experimento ocorreu por meio da apresentação de slides em um notebook, e todas as fases foram gravadas em áudio. Quanto aos resultados, observa-se que a hipótese de pesquisa foi confirmada, porém o desempenho dos participantes foi relativamente baixo, quando comparado com estudos anteriores. Foram discutidos aspectos relacionados à quantidade de treino, ao controle de estímulos nos treinos de ouvinte e aos tipos de respostas do Pré-Teste, bem como à formação dos conjuntos de estímulos por categorias, que podem ter influenciado esses resultados.
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Tal hipótese se baseou na possibilidade de formação de classes funcionais entre esses estímulos e outros aos quais o indivíduo foi exposto no passado, diante de similaridades formais e/ou do fato de os participantes já terem visto esses objetos, ainda que não soubessem os nomes aos quais eles se relacionavam. O estudo foi realizado com 12 estudantes universitários, que foram expostos ao MEI com as duas categorias de estímulos separadamente, havendo balanceamento de ordem. A aplicação do experimento ocorreu por meio da apresentação de slides em um notebook, e todas as fases foram gravadas em áudio. Quanto aos resultados, observa-se que a hipótese de pesquisa foi confirmada, porém o desempenho dos participantes foi relativamente baixo, quando comparado com estudos anteriores. Foram discutidos aspectos relacionados à quantidade de treino, ao controle de estímulos nos treinos de ouvinte e aos tipos de respostas do Pré-Teste, bem como à formação dos conjuntos de estímulos por categorias, que podem ter influenciado esses resultados.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T11:21:09Z No. of bitstreams: 1 21500166.pdf: 1511493 bytes, checksum: bb80c14511781cd318f4f656a9b17c3a (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:50:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21500166.pdf: 1511493 bytes, checksum: bb80c14511781cd318f4f656a9b17c3a (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-22T14:50:37Z (GMT). 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