Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Emerson Diógenes de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pimentel,Carlos Eduardo, Monteiro,Renan Pereira, Gouveia,Valdiney V., Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841
Resumo: O presente artigo objetivou conhecer a base axiológica das atitudes frente o uso de álcool, testando o modelo hierárquico valores→atitudes→comportamento. Contou-se com a participação de 149 estudantes de duas IES da cidade de Parnaíba (PI), com idade média de 22,8 anos e maioria homens (57,4%) que responderam oQuestionário dos Valores Básicos, a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool e perguntas sobre dados demográficos. Os resultados indicam que valores de experimentação se correlacionam positivamente com atitudes favoráveis ao consumo de álcool, ao passo que valores normativos o fizeram negativamente. Confirmou-se, ainda, o papel mediador das atitudes. Esta pesquisa buscou dar suporte ao modelo hierárquico supracitado, favorecendo o entendimento do uso de bebidas alcóolicas e delineamento de políticas públicas para combater o padrão disfuncional de consumo.
id CFP-1_1070336d75181d9baf20cd25e280d5e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932015000300841
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo HierárquicoBebidas AlcoólicasComportamentoPsicologia SocialO presente artigo objetivou conhecer a base axiológica das atitudes frente o uso de álcool, testando o modelo hierárquico valores→atitudes→comportamento. Contou-se com a participação de 149 estudantes de duas IES da cidade de Parnaíba (PI), com idade média de 22,8 anos e maioria homens (57,4%) que responderam oQuestionário dos Valores Básicos, a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool e perguntas sobre dados demográficos. Os resultados indicam que valores de experimentação se correlacionam positivamente com atitudes favoráveis ao consumo de álcool, ao passo que valores normativos o fizeram negativamente. Confirmou-se, ainda, o papel mediador das atitudes. Esta pesquisa buscou dar suporte ao modelo hierárquico supracitado, favorecendo o entendimento do uso de bebidas alcóolicas e delineamento de políticas públicas para combater o padrão disfuncional de consumo.Conselho Federal de Psicologia2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001532013info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Emerson Diógenes dePimentel,Carlos EduardoMonteiro,Renan PereiraGouveia,Valdiney V.Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra depor2015-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000300841Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-10-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
title Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
spellingShingle Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
Medeiros,Emerson Diógenes de
Bebidas Alcoólicas
Comportamento
Psicologia Social
title_short Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
title_full Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
title_fullStr Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
title_full_unstemmed Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
title_sort Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
author Medeiros,Emerson Diógenes de
author_facet Medeiros,Emerson Diógenes de
Pimentel,Carlos Eduardo
Monteiro,Renan Pereira
Gouveia,Valdiney V.
Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra de
author_role author
author2 Pimentel,Carlos Eduardo
Monteiro,Renan Pereira
Gouveia,Valdiney V.
Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Emerson Diógenes de
Pimentel,Carlos Eduardo
Monteiro,Renan Pereira
Gouveia,Valdiney V.
Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Bebidas Alcoólicas
Comportamento
Psicologia Social
topic Bebidas Alcoólicas
Comportamento
Psicologia Social
description O presente artigo objetivou conhecer a base axiológica das atitudes frente o uso de álcool, testando o modelo hierárquico valores→atitudes→comportamento. Contou-se com a participação de 149 estudantes de duas IES da cidade de Parnaíba (PI), com idade média de 22,8 anos e maioria homens (57,4%) que responderam oQuestionário dos Valores Básicos, a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool e perguntas sobre dados demográficos. Os resultados indicam que valores de experimentação se correlacionam positivamente com atitudes favoráveis ao consumo de álcool, ao passo que valores normativos o fizeram negativamente. Confirmou-se, ainda, o papel mediador das atitudes. Esta pesquisa buscou dar suporte ao modelo hierárquico supracitado, favorecendo o entendimento do uso de bebidas alcóolicas e delineamento de políticas públicas para combater o padrão disfuncional de consumo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703001532013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430465441792