E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Luiz Gustavo Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Queiroz,Sávio Silveira de, Menandro,Maria Cristina Smith
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relatamos um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas ingressantes no ensino médio. Em seu discurso, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram mais disciplina e regras mais rigorosas. Em nossa análise, refletimos sobre a construção histórica da escola como instrumento disciplinar. Em seguida, analisamos os sentidos conferidos pelas alunas às experiências escolares, à família, à adolescência, às regras e ao futuro profissional. Discutimos o pedido por mais disciplina feito pelas alunas, tendo em vista, além do contexto sociohistórico, o conjunto de suas práticas, vivências e sentidos subjetivos. Afirmamos que, para construir uma escola capaz de promover autonomia, os educadores precisam considerar esses sentidos subjetivos, e as práticas escolares devem contemplar análises da existência psicossocial. Para concluir, afirmamos que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a compreensão e para a incorporação da alteridade.
id CFP-1_15ba2bda4cc4e4c01d56df79b9dc1626
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932010000300007
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolarAdolescentesEnsino médioDisciplinaDesenvolvimento moralO objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relatamos um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas ingressantes no ensino médio. Em seu discurso, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram mais disciplina e regras mais rigorosas. Em nossa análise, refletimos sobre a construção histórica da escola como instrumento disciplinar. Em seguida, analisamos os sentidos conferidos pelas alunas às experiências escolares, à família, à adolescência, às regras e ao futuro profissional. Discutimos o pedido por mais disciplina feito pelas alunas, tendo em vista, além do contexto sociohistórico, o conjunto de suas práticas, vivências e sentidos subjetivos. Afirmamos que, para construir uma escola capaz de promover autonomia, os educadores precisam considerar esses sentidos subjetivos, e as práticas escolares devem contemplar análises da existência psicossocial. Para concluir, afirmamos que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a compreensão e para a incorporação da alteridade.Conselho Federal de Psicologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932010000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Luiz Gustavo SilvaQueiroz,Sávio Silveira deMenandro,Maria Cristina Smithpor2011-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932010000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-06-17T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
title E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
spellingShingle E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
Souza,Luiz Gustavo Silva
Adolescentes
Ensino médio
Disciplina
Desenvolvimento moral
title_short E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
title_full E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
title_fullStr E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
title_full_unstemmed E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
title_sort E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
author Souza,Luiz Gustavo Silva
author_facet Souza,Luiz Gustavo Silva
Queiroz,Sávio Silveira de
Menandro,Maria Cristina Smith
author_role author
author2 Queiroz,Sávio Silveira de
Menandro,Maria Cristina Smith
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Luiz Gustavo Silva
Queiroz,Sávio Silveira de
Menandro,Maria Cristina Smith
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Ensino médio
Disciplina
Desenvolvimento moral
topic Adolescentes
Ensino médio
Disciplina
Desenvolvimento moral
description O objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relatamos um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas ingressantes no ensino médio. Em seu discurso, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram mais disciplina e regras mais rigorosas. Em nossa análise, refletimos sobre a construção histórica da escola como instrumento disciplinar. Em seguida, analisamos os sentidos conferidos pelas alunas às experiências escolares, à família, à adolescência, às regras e ao futuro profissional. Discutimos o pedido por mais disciplina feito pelas alunas, tendo em vista, além do contexto sociohistórico, o conjunto de suas práticas, vivências e sentidos subjetivos. Afirmamos que, para construir uma escola capaz de promover autonomia, os educadores precisam considerar esses sentidos subjetivos, e as práticas escolares devem contemplar análises da existência psicossocial. Para concluir, afirmamos que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a compreensão e para a incorporação da alteridade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932010000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428902014976