E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relatamos um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas ingressantes no ensino médio. Em seu discurso, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram mais disciplina e regras mais rigorosas. Em nossa análise, refletimos sobre a construção histórica da escola como instrumento disciplinar. Em seguida, analisamos os sentidos conferidos pelas alunas às experiências escolares, à família, à adolescência, às regras e ao futuro profissional. Discutimos o pedido por mais disciplina feito pelas alunas, tendo em vista, além do contexto sociohistórico, o conjunto de suas práticas, vivências e sentidos subjetivos. Afirmamos que, para construir uma escola capaz de promover autonomia, os educadores precisam considerar esses sentidos subjetivos, e as práticas escolares devem contemplar análises da existência psicossocial. Para concluir, afirmamos que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a compreensão e para a incorporação da alteridade. |
id |
CFP-1_15ba2bda4cc4e4c01d56df79b9dc1626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932010000300007 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolarAdolescentesEnsino médioDisciplinaDesenvolvimento moralO objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relatamos um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas ingressantes no ensino médio. Em seu discurso, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram mais disciplina e regras mais rigorosas. Em nossa análise, refletimos sobre a construção histórica da escola como instrumento disciplinar. Em seguida, analisamos os sentidos conferidos pelas alunas às experiências escolares, à família, à adolescência, às regras e ao futuro profissional. Discutimos o pedido por mais disciplina feito pelas alunas, tendo em vista, além do contexto sociohistórico, o conjunto de suas práticas, vivências e sentidos subjetivos. Afirmamos que, para construir uma escola capaz de promover autonomia, os educadores precisam considerar esses sentidos subjetivos, e as práticas escolares devem contemplar análises da existência psicossocial. Para concluir, afirmamos que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a compreensão e para a incorporação da alteridade.Conselho Federal de Psicologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932010000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Luiz Gustavo SilvaQueiroz,Sávio Silveira deMenandro,Maria Cristina Smithpor2011-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932010000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-06-17T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar |
title |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar |
spellingShingle |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar Souza,Luiz Gustavo Silva Adolescentes Ensino médio Disciplina Desenvolvimento moral |
title_short |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar |
title_full |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar |
title_fullStr |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar |
title_full_unstemmed |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar |
title_sort |
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar |
author |
Souza,Luiz Gustavo Silva |
author_facet |
Souza,Luiz Gustavo Silva Queiroz,Sávio Silveira de Menandro,Maria Cristina Smith |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz,Sávio Silveira de Menandro,Maria Cristina Smith |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Luiz Gustavo Silva Queiroz,Sávio Silveira de Menandro,Maria Cristina Smith |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Ensino médio Disciplina Desenvolvimento moral |
topic |
Adolescentes Ensino médio Disciplina Desenvolvimento moral |
description |
O objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relatamos um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas ingressantes no ensino médio. Em seu discurso, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram mais disciplina e regras mais rigorosas. Em nossa análise, refletimos sobre a construção histórica da escola como instrumento disciplinar. Em seguida, analisamos os sentidos conferidos pelas alunas às experiências escolares, à família, à adolescência, às regras e ao futuro profissional. Discutimos o pedido por mais disciplina feito pelas alunas, tendo em vista, além do contexto sociohistórico, o conjunto de suas práticas, vivências e sentidos subjetivos. Afirmamos que, para construir uma escola capaz de promover autonomia, os educadores precisam considerar esses sentidos subjetivos, e as práticas escolares devem contemplar análises da existência psicossocial. Para concluir, afirmamos que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a compreensão e para a incorporação da alteridade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932010000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428902014976 |