Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaremba,Raphael
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Romão-Dias,Daniela, Nicolaci-da-Costa,Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010
Resumo: Com o objetivo de investigar a forma como crianças e adolescentes lidam com a inserção do computador e da Internet em seus cotidianos, foi realizado um estudo exploratório com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto de perguntas abertas enviado por e-mail. Ao material coletado foi dado um tratamento qualitativo, através das técnicas de análise de discurso. Como principais resultados, destacaram-se a naturalidade com que crianças e adolescentes lidam com o computador, a importância que este desempenha em suas vidas escolares, o prazer presente na sua interação com a máquina e, principalmente, a aversão que eles têm a escrever à mão em oposição ao grande gosto que sentem por teclar.
id CFP-1_244fdf46b163c16cd9f977c011191fc6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932002000100010
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geraçãoCriançasComputadorEscola, Escrever x teclarCom o objetivo de investigar a forma como crianças e adolescentes lidam com a inserção do computador e da Internet em seus cotidianos, foi realizado um estudo exploratório com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto de perguntas abertas enviado por e-mail. Ao material coletado foi dado um tratamento qualitativo, através das técnicas de análise de discurso. Como principais resultados, destacaram-se a naturalidade com que crianças e adolescentes lidam com o computador, a importância que este desempenha em suas vidas escolares, o prazer presente na sua interação com a máquina e, principalmente, a aversão que eles têm a escrever à mão em oposição ao grande gosto que sentem por teclar.Conselho Federal de Psicologia2002-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010Psicologia: Ciência e Profissão v.22 n.1 2002reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932002000100010info:eu-repo/semantics/openAccessZaremba,RaphaelRomão-Dias,DanielaNicolaci-da-Costa,Ana Mariapor2012-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932002000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-09-10T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
title Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
spellingShingle Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
Zaremba,Raphael
Crianças
Computador
Escola, Escrever x teclar
title_short Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
title_full Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
title_fullStr Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
title_full_unstemmed Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
title_sort Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
author Zaremba,Raphael
author_facet Zaremba,Raphael
Romão-Dias,Daniela
Nicolaci-da-Costa,Ana Maria
author_role author
author2 Romão-Dias,Daniela
Nicolaci-da-Costa,Ana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaremba,Raphael
Romão-Dias,Daniela
Nicolaci-da-Costa,Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Computador
Escola, Escrever x teclar
topic Crianças
Computador
Escola, Escrever x teclar
description Com o objetivo de investigar a forma como crianças e adolescentes lidam com a inserção do computador e da Internet em seus cotidianos, foi realizado um estudo exploratório com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto de perguntas abertas enviado por e-mail. Ao material coletado foi dado um tratamento qualitativo, através das técnicas de análise de discurso. Como principais resultados, destacaram-se a naturalidade com que crianças e adolescentes lidam com o computador, a importância que este desempenha em suas vidas escolares, o prazer presente na sua interação com a máquina e, principalmente, a aversão que eles têm a escrever à mão em oposição ao grande gosto que sentem por teclar.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932002000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.22 n.1 2002
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122427135164416