Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010 |
Resumo: | Com o objetivo de investigar a forma como crianças e adolescentes lidam com a inserção do computador e da Internet em seus cotidianos, foi realizado um estudo exploratório com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto de perguntas abertas enviado por e-mail. Ao material coletado foi dado um tratamento qualitativo, através das técnicas de análise de discurso. Como principais resultados, destacaram-se a naturalidade com que crianças e adolescentes lidam com o computador, a importância que este desempenha em suas vidas escolares, o prazer presente na sua interação com a máquina e, principalmente, a aversão que eles têm a escrever à mão em oposição ao grande gosto que sentem por teclar. |
id |
CFP-1_244fdf46b163c16cd9f977c011191fc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932002000100010 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geraçãoCriançasComputadorEscola, Escrever x teclarCom o objetivo de investigar a forma como crianças e adolescentes lidam com a inserção do computador e da Internet em seus cotidianos, foi realizado um estudo exploratório com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto de perguntas abertas enviado por e-mail. Ao material coletado foi dado um tratamento qualitativo, através das técnicas de análise de discurso. Como principais resultados, destacaram-se a naturalidade com que crianças e adolescentes lidam com o computador, a importância que este desempenha em suas vidas escolares, o prazer presente na sua interação com a máquina e, principalmente, a aversão que eles têm a escrever à mão em oposição ao grande gosto que sentem por teclar.Conselho Federal de Psicologia2002-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010Psicologia: Ciência e Profissão v.22 n.1 2002reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932002000100010info:eu-repo/semantics/openAccessZaremba,RaphaelRomão-Dias,DanielaNicolaci-da-Costa,Ana Mariapor2012-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932002000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-09-10T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração |
title |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração |
spellingShingle |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração Zaremba,Raphael Crianças Computador Escola, Escrever x teclar |
title_short |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração |
title_full |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração |
title_fullStr |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração |
title_full_unstemmed |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração |
title_sort |
Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração |
author |
Zaremba,Raphael |
author_facet |
Zaremba,Raphael Romão-Dias,Daniela Nicolaci-da-Costa,Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Romão-Dias,Daniela Nicolaci-da-Costa,Ana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaremba,Raphael Romão-Dias,Daniela Nicolaci-da-Costa,Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Computador Escola, Escrever x teclar |
topic |
Crianças Computador Escola, Escrever x teclar |
description |
Com o objetivo de investigar a forma como crianças e adolescentes lidam com a inserção do computador e da Internet em seus cotidianos, foi realizado um estudo exploratório com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto de perguntas abertas enviado por e-mail. Ao material coletado foi dado um tratamento qualitativo, através das técnicas de análise de discurso. Como principais resultados, destacaram-se a naturalidade com que crianças e adolescentes lidam com o computador, a importância que este desempenha em suas vidas escolares, o prazer presente na sua interação com a máquina e, principalmente, a aversão que eles têm a escrever à mão em oposição ao grande gosto que sentem por teclar. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932002000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.22 n.1 2002 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122427135164416 |