Educadores de criança: condições de trabalho e vida
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000300013 |
Resumo: | A alienação, o fatalismo e a conscientização no espaço escolar são abordados neste estudo, que teve o objetivo de investigar como trabalhadoras da educação de uma escola pública de educação infantil percebiam as dimensões de seu trabalho nesse contexto. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, e os dados foram obtidos por meio da análise de 35 questionários preenchidos por professores, monitores e pela equipe gestora de uma escola municipal de educação infantil. Os resultados revelaram que as trabalhadoras, em sua maioria, vivenciam situações de opressão nas relações de poder existentes na escola, o que as tem impedido de, nesse contexto, desenvolver-se como indivíduos construtores de sua própria história e, portanto, como transformadores de sua realidade. Diante disso, entendemos ser fundamental uma ação consciente do psicólogo escolar, intervindo nas relações de poder existentes na escola com o objetivo de assegurar o desenvolvimento pleno e saudável das crianças e dos trabalhadores da educação. |
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