Influência da publicidade na automedicação na população de um município brasileiro de médio porte
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Journal of Health & Biological Sciences |
Texto Completo: | https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1447 |
Resumo: | Introdução: A automedicação é uma prática que, feita de forma arbitrária, traz riscos reais à saúde da população. Entretanto, seus fatores contributivos, sobretudo a influência da propaganda no consumo de fármacos, não tem uma correlação bem estabelecida na literatura. Objetivos: Estimar a prevalência da automedicação e avaliar a influência da propaganda nesse hábito. Método: estudo transversal, quantitativo, no município de Crato, Ceará, Brasil, com amostra de 104 pessoas. Resultados: 67% da amostra praticava automedicação. Destas, 80% conheciam os riscos para a prática. Uma parcela de 67,6% dos praticantes revelou ser influenciada pela propaganda para a escolha do medicamento e, entre eles, a taxa de automedicação foi de 1,6x maior (p=0,004). O sexo, a idade e a renda não exerceram influência sobre a referida prática (p>0,05). Conclusões: A prevalência de automedicação entre os participantes é elevada, o que denota uma necessidade real de se repensar as normas regimentais de publicidade, assim como desperta e sugere para o impacto que campanhas publicitárias bem elaboradas podem ter no público em geral, configurando uma potencial ferramenta de saúde pública. |
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Influência da publicidade na automedicação na população de um município brasileiro de médio porteCiências da Saúde; Saúde ColetivaAutomedicação; Saúde Pública; PropagandaAutomedicaçãoIntrodução: A automedicação é uma prática que, feita de forma arbitrária, traz riscos reais à saúde da população. Entretanto, seus fatores contributivos, sobretudo a influência da propaganda no consumo de fármacos, não tem uma correlação bem estabelecida na literatura. Objetivos: Estimar a prevalência da automedicação e avaliar a influência da propaganda nesse hábito. Método: estudo transversal, quantitativo, no município de Crato, Ceará, Brasil, com amostra de 104 pessoas. Resultados: 67% da amostra praticava automedicação. Destas, 80% conheciam os riscos para a prática. Uma parcela de 67,6% dos praticantes revelou ser influenciada pela propaganda para a escolha do medicamento e, entre eles, a taxa de automedicação foi de 1,6x maior (p=0,004). O sexo, a idade e a renda não exerceram influência sobre a referida prática (p>0,05). Conclusões: A prevalência de automedicação entre os participantes é elevada, o que denota uma necessidade real de se repensar as normas regimentais de publicidade, assim como desperta e sugere para o impacto que campanhas publicitárias bem elaboradas podem ter no público em geral, configurando uma potencial ferramenta de saúde pública.Instituto para o Desenvolvimento da EducacaoGonçalves Júnior, JucierMoura, Sávio Emanuel Dos SantosDantas, Gabriela Carvalho Lagede Lima, Antonia Máximode Brito, Wânia Sandra BezerraSiebra, Bárbara de Oliveira Britode Sales, Jair PaulinoCândido, Estelita Lima2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer ReviewRevisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/144710.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1447.p152-155.2018Journal of Health & Biological Sciences; v. 6, n. 2 (2018): Journal of Health and Biological Sciences; 152-155Journal of Health & Biological Sciences; v. 6, n. 2 (2018): Journal of Health and Biological Sciences; 152-155Journal of Health and Biological Sciences; v. 6, n. 2 (2018): Journal of Health and Biological Sciences; 152-1552317-30762317-308410.12662/2317-3076jhbs.v6i2.2018reponame:Journal of Health & Biological Sciencesinstname:Centro Universitário Christus (Unichristus)instacron:CHRISTUSporhttps://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1447/633https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/downloadSuppFile/1447/295https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/downloadSuppFile/1447/296Direitos autorais 2018 Journal of Health & Biological Scienceshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-28T22:14:07Zoai:ojs.unichristus.emnuvens.com.br:article/1447Revistahttps://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/indexPRIhttps://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/oaisecretaria.jhbs@unichristus.edu.br || editor.jhbs@fchristus.edu.br2317-30762317-3084opendoar:2023-01-13T09:47:29.630729Journal of Health & Biological Sciences - Centro Universitário Christus (Unichristus)true |
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