IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1096 |
Resumo: | Das 3260 horas da Licenciatura em Ciências da Natureza, da UNIPAMPA - campus - Dom Pedrito, 420 são estágios curriculares (5 ao 9 semestre). Considerando o estágio um espaço de consolidação de habilidades construídas ao longo do curso, esta pesquisa participante traça o perfil do licenciando e visa compreender as relações entre o Estágio supervisionado e a formação docente. O embasamento teórico ultrapassa a concepção de formação como racionalidade técnica, sujeitos meros executores de decisões alheias e reafirma a perspectiva do desenvolvimento da consciência crítica, da colaboração e da transformação da qualidade social da escola. (PIMENTA, 2008). Os 22 licenciandos, matriculados em Estágio Supervisionado I, no ano de 2017, responderam um questionário (5 questões), do qual obteve-se os resultados: maioria do sexo feminino (17), com a idade entre 29 a 38 anos (11), provenientes do Ensino Médio Regular (08), seguido do curso normal(07). Os sentimentos que prevalecem são o medo (07) e a ansiedade (07), seguidos pela expectativa (03). 12 dos 22 estagiários afirmaram ser possível desenvolver um estágio interdisciplinar e 14 classificaram favoravelmente os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, porém ressaltam a limitação de práticas e a insegurança perante a realidade escolar. Conclui-se que o estágio é um dos momentos de aproximação entre a Universidade e a Educação Básica e fundamental para relacionar teoria e prática no campo de atuação. Das 3260 horas da Licenciatura em Ciências da Natureza, da UNIPAMPA - campus - Dom Pedrito, 420 são estágios curriculares (5 ao 9 semestre). Considerando o estágio um espaço de consolidação de habilidades construídas ao longo do curso, esta pesquisa participante traça o perfil do licenciando e visa compreender as relações entre o Estágio supervisionado e a formação docente. O embasamento teórico ultrapassa a concepção de formação como racionalidade técnica, sujeitos meros executores de decisões alheias e reafirma a perspectiva do desenvolvimento da consciência crítica, da colaboração e da transformação da qualidade social da escola. (PIMENTA, 2008). Os 22 licenciandos, matriculados em Estágio Supervisionado I, no ano de 2017, responderam um questionário (5 questões), do qual obteve-se os resultados: maioria do sexo feminino (17), com a idade entre 29 a 38 anos (11), provenientes do Ensino Médio Regular (08), seguido do curso normal(07). Os sentimentos que prevalecem são o medo (07) e a ansiedade (07), seguidos pela expectativa (03). 12 dos 22 estagiários afirmaram ser possível desenvolver um estágio interdisciplinar e 14 classificaram favoravelmente os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, porém ressaltam a limitação de práticas e a insegurança perante a realidade escolar. Conclui-se que o estágio é um dos momentos de aproximação entre a Universidade e a Educação Básica e fundamental para relacionar teoria e prática no campo de atuação. |
id |
CLAEC-1_391fd4eee4218579fdf239d82285fed1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1096 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIASLicenciaturaEstágio SupervisionadoCiências da Natureza.Das 3260 horas da Licenciatura em Ciências da Natureza, da UNIPAMPA - campus - Dom Pedrito, 420 são estágios curriculares (5 ao 9 semestre). Considerando o estágio um espaço de consolidação de habilidades construídas ao longo do curso, esta pesquisa participante traça o perfil do licenciando e visa compreender as relações entre o Estágio supervisionado e a formação docente. O embasamento teórico ultrapassa a concepção de formação como racionalidade técnica, sujeitos meros executores de decisões alheias e reafirma a perspectiva do desenvolvimento da consciência crítica, da colaboração e da transformação da qualidade social da escola. (PIMENTA, 2008). Os 22 licenciandos, matriculados em Estágio Supervisionado I, no ano de 2017, responderam um questionário (5 questões), do qual obteve-se os resultados: maioria do sexo feminino (17), com a idade entre 29 a 38 anos (11), provenientes do Ensino Médio Regular (08), seguido do curso normal(07). Os sentimentos que prevalecem são o medo (07) e a ansiedade (07), seguidos pela expectativa (03). 12 dos 22 estagiários afirmaram ser possível desenvolver um estágio interdisciplinar e 14 classificaram favoravelmente os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, porém ressaltam a limitação de práticas e a insegurança perante a realidade escolar. Conclui-se que o estágio é um dos momentos de aproximação entre a Universidade e a Educação Básica e fundamental para relacionar teoria e prática no campo de atuação. Das 3260 horas da Licenciatura em Ciências da Natureza, da UNIPAMPA - campus - Dom Pedrito, 420 são estágios curriculares (5 ao 9 semestre). Considerando o estágio um espaço de consolidação de habilidades construídas ao longo do curso, esta pesquisa participante traça o perfil do licenciando e visa compreender as relações entre o Estágio supervisionado e a formação docente. O embasamento teórico ultrapassa a concepção de formação como racionalidade técnica, sujeitos meros executores de decisões alheias e reafirma a perspectiva do desenvolvimento da consciência crítica, da colaboração e da transformação da qualidade social da escola. (PIMENTA, 2008). Os 22 licenciandos, matriculados em Estágio Supervisionado I, no ano de 2017, responderam um questionário (5 questões), do qual obteve-se os resultados: maioria do sexo feminino (17), com a idade entre 29 a 38 anos (11), provenientes do Ensino Médio Regular (08), seguido do curso normal(07). Os sentimentos que prevalecem são o medo (07) e a ansiedade (07), seguidos pela expectativa (03). 12 dos 22 estagiários afirmaram ser possível desenvolver um estágio interdisciplinar e 14 classificaram favoravelmente os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, porém ressaltam a limitação de práticas e a insegurança perante a realidade escolar. Conclui-se que o estágio é um dos momentos de aproximação entre a Universidade e a Educação Básica e fundamental para relacionar teoria e prática no campo de atuação. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/109610.23899/relacult.v5i4.1096RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1096/615Copyright (c) 2019 Leda Goularte Machado, Crisna Daniela Krause Bierhalzinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Leda GoularteBierhalz, Crisna Daniela Krause2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1096Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS |
title |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS Machado, Leda Goularte Licenciatura Estágio Supervisionado Ciências da Natureza. |
title_short |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS |
title_full |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS |
author |
Machado, Leda Goularte |
author_facet |
Machado, Leda Goularte Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
author_role |
author |
author2 |
Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Leda Goularte Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura Estágio Supervisionado Ciências da Natureza. |
topic |
Licenciatura Estágio Supervisionado Ciências da Natureza. |
description |
Das 3260 horas da Licenciatura em Ciências da Natureza, da UNIPAMPA - campus - Dom Pedrito, 420 são estágios curriculares (5 ao 9 semestre). Considerando o estágio um espaço de consolidação de habilidades construídas ao longo do curso, esta pesquisa participante traça o perfil do licenciando e visa compreender as relações entre o Estágio supervisionado e a formação docente. O embasamento teórico ultrapassa a concepção de formação como racionalidade técnica, sujeitos meros executores de decisões alheias e reafirma a perspectiva do desenvolvimento da consciência crítica, da colaboração e da transformação da qualidade social da escola. (PIMENTA, 2008). Os 22 licenciandos, matriculados em Estágio Supervisionado I, no ano de 2017, responderam um questionário (5 questões), do qual obteve-se os resultados: maioria do sexo feminino (17), com a idade entre 29 a 38 anos (11), provenientes do Ensino Médio Regular (08), seguido do curso normal(07). Os sentimentos que prevalecem são o medo (07) e a ansiedade (07), seguidos pela expectativa (03). 12 dos 22 estagiários afirmaram ser possível desenvolver um estágio interdisciplinar e 14 classificaram favoravelmente os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, porém ressaltam a limitação de práticas e a insegurança perante a realidade escolar. Conclui-se que o estágio é um dos momentos de aproximação entre a Universidade e a Educação Básica e fundamental para relacionar teoria e prática no campo de atuação. Das 3260 horas da Licenciatura em Ciências da Natureza, da UNIPAMPA - campus - Dom Pedrito, 420 são estágios curriculares (5 ao 9 semestre). Considerando o estágio um espaço de consolidação de habilidades construídas ao longo do curso, esta pesquisa participante traça o perfil do licenciando e visa compreender as relações entre o Estágio supervisionado e a formação docente. O embasamento teórico ultrapassa a concepção de formação como racionalidade técnica, sujeitos meros executores de decisões alheias e reafirma a perspectiva do desenvolvimento da consciência crítica, da colaboração e da transformação da qualidade social da escola. (PIMENTA, 2008). Os 22 licenciandos, matriculados em Estágio Supervisionado I, no ano de 2017, responderam um questionário (5 questões), do qual obteve-se os resultados: maioria do sexo feminino (17), com a idade entre 29 a 38 anos (11), provenientes do Ensino Médio Regular (08), seguido do curso normal(07). Os sentimentos que prevalecem são o medo (07) e a ansiedade (07), seguidos pela expectativa (03). 12 dos 22 estagiários afirmaram ser possível desenvolver um estágio interdisciplinar e 14 classificaram favoravelmente os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, porém ressaltam a limitação de práticas e a insegurança perante a realidade escolar. Conclui-se que o estágio é um dos momentos de aproximação entre a Universidade e a Educação Básica e fundamental para relacionar teoria e prática no campo de atuação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1096 10.23899/relacult.v5i4.1096 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1096 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1096/615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Leda Goularte Machado, Crisna Daniela Krause Bierhalz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Leda Goularte Machado, Crisna Daniela Krause Bierhalz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490153926656 |