O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre como utilizar as Tecnologias Digitais na sala de aula para potencializar o ensinar e o aprender. Um estudo que movimentou o grupo os inquietando sobre qual seria o papel do professor diante desta realidade. Assim, foi realizado uma análise qualitativa de uma oficina em sala de aula, destacando a sua usabilidade técnica e pedagógica do software Scratch. A pesquisa, embasada na perspectiva teórica de Moran (2013), Papert (2007), Prensky (2013), Lorenzato (2012) e Pimenta (1997), foi realizada a partir da oficina intitulada “O Scratch potencializando o aprender”, desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Ensino de Matemática e Física (LEMAFI), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, oferecida para alunos do segundo semestre de Matemática Licenciatura desta universidade. O estudo mostrou que o uso do Scratch no ensino da Matemática contribui para além da aprendizagem dos conceitos, com uma programação de forma simples os estudantes perpassam por situações diferenciadas, na introdução de situações abertas e sugestivas para que busquem suas próprias respostas, a partir de seus conhecimentos prévios e os (re)elaborando, atividades que eleva a autoestima, os torna criativos e reflexivos e desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, com respeito ao outro. |
id |
CLAEC-1_60885d073c4af036f69e8e7832b92f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1248 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemasScratchOficina PedagógicaMatemáticaProgramaçãoSituação problema.Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre como utilizar as Tecnologias Digitais na sala de aula para potencializar o ensinar e o aprender. Um estudo que movimentou o grupo os inquietando sobre qual seria o papel do professor diante desta realidade. Assim, foi realizado uma análise qualitativa de uma oficina em sala de aula, destacando a sua usabilidade técnica e pedagógica do software Scratch. A pesquisa, embasada na perspectiva teórica de Moran (2013), Papert (2007), Prensky (2013), Lorenzato (2012) e Pimenta (1997), foi realizada a partir da oficina intitulada “O Scratch potencializando o aprender”, desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Ensino de Matemática e Física (LEMAFI), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, oferecida para alunos do segundo semestre de Matemática Licenciatura desta universidade. O estudo mostrou que o uso do Scratch no ensino da Matemática contribui para além da aprendizagem dos conceitos, com uma programação de forma simples os estudantes perpassam por situações diferenciadas, na introdução de situações abertas e sugestivas para que busquem suas próprias respostas, a partir de seus conhecimentos prévios e os (re)elaborando, atividades que eleva a autoestima, os torna criativos e reflexivos e desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, com respeito ao outro.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/124810.23899/relacult.v5i4.1248RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248/819Copyright (c) 2019 Richard Nunes Machado, Vanda Leci Bueno Gautério, Mariana Obiedo Piñeiro, Renata Truquijo Crizelinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Richard NunesGautério, Vanda Leci BuenoPiñeiro, Mariana ObiedoCrizel, Renata Truquijo2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1248Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas |
title |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas |
spellingShingle |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas Machado, Richard Nunes Scratch Oficina Pedagógica Matemática Programação Situação problema. |
title_short |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas |
title_full |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas |
title_fullStr |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas |
title_sort |
O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas |
author |
Machado, Richard Nunes |
author_facet |
Machado, Richard Nunes Gautério, Vanda Leci Bueno Piñeiro, Mariana Obiedo Crizel, Renata Truquijo |
author_role |
author |
author2 |
Gautério, Vanda Leci Bueno Piñeiro, Mariana Obiedo Crizel, Renata Truquijo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Richard Nunes Gautério, Vanda Leci Bueno Piñeiro, Mariana Obiedo Crizel, Renata Truquijo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scratch Oficina Pedagógica Matemática Programação Situação problema. |
topic |
Scratch Oficina Pedagógica Matemática Programação Situação problema. |
description |
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre como utilizar as Tecnologias Digitais na sala de aula para potencializar o ensinar e o aprender. Um estudo que movimentou o grupo os inquietando sobre qual seria o papel do professor diante desta realidade. Assim, foi realizado uma análise qualitativa de uma oficina em sala de aula, destacando a sua usabilidade técnica e pedagógica do software Scratch. A pesquisa, embasada na perspectiva teórica de Moran (2013), Papert (2007), Prensky (2013), Lorenzato (2012) e Pimenta (1997), foi realizada a partir da oficina intitulada “O Scratch potencializando o aprender”, desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Ensino de Matemática e Física (LEMAFI), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, oferecida para alunos do segundo semestre de Matemática Licenciatura desta universidade. O estudo mostrou que o uso do Scratch no ensino da Matemática contribui para além da aprendizagem dos conceitos, com uma programação de forma simples os estudantes perpassam por situações diferenciadas, na introdução de situações abertas e sugestivas para que busquem suas próprias respostas, a partir de seus conhecimentos prévios e os (re)elaborando, atividades que eleva a autoestima, os torna criativos e reflexivos e desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, com respeito ao outro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248 10.23899/relacult.v5i4.1248 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248/819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490624737280 |