O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Richard Nunes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gautério, Vanda Leci Bueno, Piñeiro, Mariana Obiedo, Crizel, Renata Truquijo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre como utilizar as Tecnologias Digitais na sala de aula para potencializar o ensinar e o aprender. Um estudo que movimentou o grupo os inquietando sobre qual seria o papel do professor diante desta realidade. Assim, foi realizado uma análise qualitativa de uma oficina em sala de aula, destacando a sua usabilidade técnica e pedagógica do software Scratch. A pesquisa, embasada na perspectiva teórica de Moran (2013), Papert (2007), Prensky (2013), Lorenzato (2012) e Pimenta (1997), foi realizada a partir da oficina intitulada “O Scratch potencializando o aprender”, desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Ensino de Matemática e Física (LEMAFI), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, oferecida para alunos do segundo semestre de Matemática Licenciatura desta universidade. O estudo mostrou que o uso do Scratch no ensino da Matemática contribui para além da aprendizagem dos conceitos, com uma programação de forma simples os estudantes perpassam por situações diferenciadas, na introdução de situações abertas e sugestivas para que busquem suas próprias respostas, a partir de seus conhecimentos prévios e os (re)elaborando, atividades que eleva a autoestima, os torna criativos e reflexivos e desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, com respeito ao outro.
id CLAEC-1_60885d073c4af036f69e8e7832b92f94
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1248
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemasScratchOficina PedagógicaMatemáticaProgramaçãoSituação problema.Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre como utilizar as Tecnologias Digitais na sala de aula para potencializar o ensinar e o aprender. Um estudo que movimentou o grupo os inquietando sobre qual seria o papel do professor diante desta realidade. Assim, foi realizado uma análise qualitativa de uma oficina em sala de aula, destacando a sua usabilidade técnica e pedagógica do software Scratch. A pesquisa, embasada na perspectiva teórica de Moran (2013), Papert (2007), Prensky (2013), Lorenzato (2012) e Pimenta (1997), foi realizada a partir da oficina intitulada “O Scratch potencializando o aprender”, desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Ensino de Matemática e Física (LEMAFI), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, oferecida para alunos do segundo semestre de Matemática Licenciatura desta universidade. O estudo mostrou que o uso do Scratch no ensino da Matemática contribui para além da aprendizagem dos conceitos, com uma programação de forma simples os estudantes perpassam por situações diferenciadas, na introdução de situações abertas e sugestivas para que busquem suas próprias respostas, a partir de seus conhecimentos prévios e os (re)elaborando, atividades que eleva a autoestima, os torna criativos e reflexivos e desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, com respeito ao outro.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/124810.23899/relacult.v5i4.1248RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248/819Copyright (c) 2019 Richard Nunes Machado, Vanda Leci Bueno Gautério, Mariana Obiedo Piñeiro, Renata Truquijo Crizelinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Richard NunesGautério, Vanda Leci BuenoPiñeiro, Mariana ObiedoCrizel, Renata Truquijo2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1248Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
title O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
spellingShingle O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
Machado, Richard Nunes
Scratch
Oficina Pedagógica
Matemática
Programação
Situação problema.
title_short O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
title_full O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
title_fullStr O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
title_full_unstemmed O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
title_sort O Scratch na sala de aula: o uso da programação com vista à resolução de problemas
author Machado, Richard Nunes
author_facet Machado, Richard Nunes
Gautério, Vanda Leci Bueno
Piñeiro, Mariana Obiedo
Crizel, Renata Truquijo
author_role author
author2 Gautério, Vanda Leci Bueno
Piñeiro, Mariana Obiedo
Crizel, Renata Truquijo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Richard Nunes
Gautério, Vanda Leci Bueno
Piñeiro, Mariana Obiedo
Crizel, Renata Truquijo
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
Oficina Pedagógica
Matemática
Programação
Situação problema.
topic Scratch
Oficina Pedagógica
Matemática
Programação
Situação problema.
description Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre como utilizar as Tecnologias Digitais na sala de aula para potencializar o ensinar e o aprender. Um estudo que movimentou o grupo os inquietando sobre qual seria o papel do professor diante desta realidade. Assim, foi realizado uma análise qualitativa de uma oficina em sala de aula, destacando a sua usabilidade técnica e pedagógica do software Scratch. A pesquisa, embasada na perspectiva teórica de Moran (2013), Papert (2007), Prensky (2013), Lorenzato (2012) e Pimenta (1997), foi realizada a partir da oficina intitulada “O Scratch potencializando o aprender”, desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Ensino de Matemática e Física (LEMAFI), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, oferecida para alunos do segundo semestre de Matemática Licenciatura desta universidade. O estudo mostrou que o uso do Scratch no ensino da Matemática contribui para além da aprendizagem dos conceitos, com uma programação de forma simples os estudantes perpassam por situações diferenciadas, na introdução de situações abertas e sugestivas para que busquem suas próprias respostas, a partir de seus conhecimentos prévios e os (re)elaborando, atividades que eleva a autoestima, os torna criativos e reflexivos e desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, com respeito ao outro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248
10.23899/relacult.v5i4.1248
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1248/819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490624737280