Espaço do Ensino na Formação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1333 |
Resumo: | O sistema de ensino enfrenta diversos problemas quanto ao seu desempenho, seja pelo grande número de abandonos, reprovações ou mesmo pelas aprovações na qual os alunos não aprendem o mínimo esperado. Logo, percebe-se que a formação inicial de professores pode desempenhar um papel preponderante nesta mudança, e que o ensinar a ensinar é parte importante na fundamentação teórica desta formação. Por esse motivo este trabalho tem o objetivo de investigar as publicações que abordem como as teorias de ensino estão sendo trabalhadas em cursos de licenciaturas em universidades públicas do Brasil. Para tanto, realizou-se uma busca, na Scielo, que não recuperou artigos, e no Google Acadêmico que recuperou 74 artigos. Em ambas as buscas foram utilizada a expressão: “teorias de ensino” AND “curso de licenciatura” AND “universidade pública”. Após refinamento da busca, foram selecionados seis artigos, que posteriormente foram analisados através da Análise de Conteúdo. Da análise emergiram duas categorias: Espaço do ensino nos currículos de licenciatura, que aborda o ensino das disciplinas de didática e psicologia da educação em universidades; e Formação de professores, que aborda a formação de professores em diferentes licenciaturas. Através desse estudo, conclui-se que, apesar da importância do tema, há uma carência de publicações que tratem sobre as teorias de ensino nos cursos de licenciatura. |
id |
CLAEC-1_79a2bdc7534dc18a009c713bbff0ffdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1333 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaço do Ensino na Formação DocenteEnsinoFormação docenteLicenciaturaO sistema de ensino enfrenta diversos problemas quanto ao seu desempenho, seja pelo grande número de abandonos, reprovações ou mesmo pelas aprovações na qual os alunos não aprendem o mínimo esperado. Logo, percebe-se que a formação inicial de professores pode desempenhar um papel preponderante nesta mudança, e que o ensinar a ensinar é parte importante na fundamentação teórica desta formação. Por esse motivo este trabalho tem o objetivo de investigar as publicações que abordem como as teorias de ensino estão sendo trabalhadas em cursos de licenciaturas em universidades públicas do Brasil. Para tanto, realizou-se uma busca, na Scielo, que não recuperou artigos, e no Google Acadêmico que recuperou 74 artigos. Em ambas as buscas foram utilizada a expressão: “teorias de ensino” AND “curso de licenciatura” AND “universidade pública”. Após refinamento da busca, foram selecionados seis artigos, que posteriormente foram analisados através da Análise de Conteúdo. Da análise emergiram duas categorias: Espaço do ensino nos currículos de licenciatura, que aborda o ensino das disciplinas de didática e psicologia da educação em universidades; e Formação de professores, que aborda a formação de professores em diferentes licenciaturas. Através desse estudo, conclui-se que, apesar da importância do tema, há uma carência de publicações que tratem sobre as teorias de ensino nos cursos de licenciatura.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/133310.23899/relacult.v5i4.1333RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1333/752Copyright (c) 2019 Fabricio Medeiros Ayres, Luana Maria Santos da Silva Ayresinfo:eu-repo/semantics/openAccessAyres, Fabricio MedeirosAyres, Luana Maria Santos da Silva2019-05-06T01:38:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1333Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço do Ensino na Formação Docente |
title |
Espaço do Ensino na Formação Docente |
spellingShingle |
Espaço do Ensino na Formação Docente Ayres, Fabricio Medeiros Ensino Formação docente Licenciatura |
title_short |
Espaço do Ensino na Formação Docente |
title_full |
Espaço do Ensino na Formação Docente |
title_fullStr |
Espaço do Ensino na Formação Docente |
title_full_unstemmed |
Espaço do Ensino na Formação Docente |
title_sort |
Espaço do Ensino na Formação Docente |
author |
Ayres, Fabricio Medeiros |
author_facet |
Ayres, Fabricio Medeiros Ayres, Luana Maria Santos da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ayres, Luana Maria Santos da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Fabricio Medeiros Ayres, Luana Maria Santos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Formação docente Licenciatura |
topic |
Ensino Formação docente Licenciatura |
description |
O sistema de ensino enfrenta diversos problemas quanto ao seu desempenho, seja pelo grande número de abandonos, reprovações ou mesmo pelas aprovações na qual os alunos não aprendem o mínimo esperado. Logo, percebe-se que a formação inicial de professores pode desempenhar um papel preponderante nesta mudança, e que o ensinar a ensinar é parte importante na fundamentação teórica desta formação. Por esse motivo este trabalho tem o objetivo de investigar as publicações que abordem como as teorias de ensino estão sendo trabalhadas em cursos de licenciaturas em universidades públicas do Brasil. Para tanto, realizou-se uma busca, na Scielo, que não recuperou artigos, e no Google Acadêmico que recuperou 74 artigos. Em ambas as buscas foram utilizada a expressão: “teorias de ensino” AND “curso de licenciatura” AND “universidade pública”. Após refinamento da busca, foram selecionados seis artigos, que posteriormente foram analisados através da Análise de Conteúdo. Da análise emergiram duas categorias: Espaço do ensino nos currículos de licenciatura, que aborda o ensino das disciplinas de didática e psicologia da educação em universidades; e Formação de professores, que aborda a formação de professores em diferentes licenciaturas. Através desse estudo, conclui-se que, apesar da importância do tema, há uma carência de publicações que tratem sobre as teorias de ensino nos cursos de licenciatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1333 10.23899/relacult.v5i4.1333 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1333 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1333/752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabricio Medeiros Ayres, Luana Maria Santos da Silva Ayres info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabricio Medeiros Ayres, Luana Maria Santos da Silva Ayres |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042491043119104 |