Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Viviane
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1567
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre estudos em psicologia da educação, enquanto disciplina, no âmbito da formação docente em licenciatura no contexto brasileiro. A revisão integrativa, conforme destaca Carvalho (2020), se encontra situada entre as revisões de avaliação e síntese, e envolve uma descrição minuciosa do percurso a ser seguido (método) e dos critérios para incluir ou excluir artigos, além de procedimentos para classificar dados e criar categorias. A revisão foi realizada por meio da base de dados SciELO, nos meses de abril e maio de 2022, considerando publicações no período de 2012 a 2021. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram recuperados 6 artigos. Os estudos se caracterizaram como descritivos e revelaram a falta de formação adequada de professores considerando os conteúdos e aprendizagens oportunizadas pela disciplina. Constatou-se que os estudos apontam para a necessidade de uma metodologia diferenciada para que os conteúdos em psicologia da educação despertem e preparem os estudantes, professores em formação, para lidar com dificuldades de aprendizagem entendendo-as como manifestações que advém das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos, e entendendo que o contexto educacional é um espaço dinâmico, complexo e enriquecedor.
id CNTE-1_d7b323fc7f434477dfa704e890805ea6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1567
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativaPsicologia da educaçãoLicenciatura.Formação docente.Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre estudos em psicologia da educação, enquanto disciplina, no âmbito da formação docente em licenciatura no contexto brasileiro. A revisão integrativa, conforme destaca Carvalho (2020), se encontra situada entre as revisões de avaliação e síntese, e envolve uma descrição minuciosa do percurso a ser seguido (método) e dos critérios para incluir ou excluir artigos, além de procedimentos para classificar dados e criar categorias. A revisão foi realizada por meio da base de dados SciELO, nos meses de abril e maio de 2022, considerando publicações no período de 2012 a 2021. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram recuperados 6 artigos. Os estudos se caracterizaram como descritivos e revelaram a falta de formação adequada de professores considerando os conteúdos e aprendizagens oportunizadas pela disciplina. Constatou-se que os estudos apontam para a necessidade de uma metodologia diferenciada para que os conteúdos em psicologia da educação despertem e preparem os estudantes, professores em formação, para lidar com dificuldades de aprendizagem entendendo-as como manifestações que advém das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos, e entendendo que o contexto educacional é um espaço dinâmico, complexo e enriquecedor.CNTE2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/156710.22420/rde.v17i37.1567Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 293-3122238-439110.22420/rde.v17i37reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1567/1174Bastos, Vivianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-08T02:48:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1567Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-05-08T02:48:30Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
title Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
spellingShingle Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
Bastos, Viviane
Psicologia da educação
Licenciatura.
Formação docente.
title_short Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
title_full Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
title_fullStr Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
title_sort Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa
author Bastos, Viviane
author_facet Bastos, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Licenciatura.
Formação docente.
topic Psicologia da educação
Licenciatura.
Formação docente.
description Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre estudos em psicologia da educação, enquanto disciplina, no âmbito da formação docente em licenciatura no contexto brasileiro. A revisão integrativa, conforme destaca Carvalho (2020), se encontra situada entre as revisões de avaliação e síntese, e envolve uma descrição minuciosa do percurso a ser seguido (método) e dos critérios para incluir ou excluir artigos, além de procedimentos para classificar dados e criar categorias. A revisão foi realizada por meio da base de dados SciELO, nos meses de abril e maio de 2022, considerando publicações no período de 2012 a 2021. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram recuperados 6 artigos. Os estudos se caracterizaram como descritivos e revelaram a falta de formação adequada de professores considerando os conteúdos e aprendizagens oportunizadas pela disciplina. Constatou-se que os estudos apontam para a necessidade de uma metodologia diferenciada para que os conteúdos em psicologia da educação despertem e preparem os estudantes, professores em formação, para lidar com dificuldades de aprendizagem entendendo-as como manifestações que advém das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos, e entendendo que o contexto educacional é um espaço dinâmico, complexo e enriquecedor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1567
10.22420/rde.v17i37.1567
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1567
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i37.1567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1567/1174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 37 (2023): Militarização das escolas públicas no Brasil; 293-312
2238-4391
10.22420/rde.v17i37
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340487299072