Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thais Oliveira Duque
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leticia Mara de Faria, Ana Flávia Silva Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522
Resumo: O objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso.
id UFLA-6_1458a68e762dabda744087dda5e3872d
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/522
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Algumas constatações da trajetória da formação docente no BrasilFormação Docente. CAPES. LicenciaturaO objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/52210.30905/rde.v6i1.522Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5222526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522/415Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThais Oliveira DuqueLeticia Mara de FariaAna Flávia Silva Pacheco2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/522Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
title Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
spellingShingle Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
Thais Oliveira Duque
Formação Docente. CAPES. Licenciatura
title_short Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
title_full Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
title_fullStr Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
title_full_unstemmed Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
title_sort Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
author Thais Oliveira Duque
author_facet Thais Oliveira Duque
Leticia Mara de Faria
Ana Flávia Silva Pacheco
author_role author
author2 Leticia Mara de Faria
Ana Flávia Silva Pacheco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thais Oliveira Duque
Leticia Mara de Faria
Ana Flávia Silva Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. CAPES. Licenciatura
topic Formação Docente. CAPES. Licenciatura
description O objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522
10.30905/rde.v6i1.522
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522
identifier_str_mv 10.30905/rde.v6i1.522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522/415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522
Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522
Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522
Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-522
2526-849X
10.30905/rde.v6i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375194333184