Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522 |
Resumo: | O objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso. |
id |
UFLA-6_1458a68e762dabda744087dda5e3872d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/522 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no BrasilFormação Docente. CAPES. LicenciaturaO objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/52210.30905/rde.v6i1.522Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5222526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522/415Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThais Oliveira DuqueLeticia Mara de FariaAna Flávia Silva Pacheco2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/522Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil |
title |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil |
spellingShingle |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil Thais Oliveira Duque Formação Docente. CAPES. Licenciatura |
title_short |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil |
title_full |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil |
title_fullStr |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil |
title_full_unstemmed |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil |
title_sort |
Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil |
author |
Thais Oliveira Duque |
author_facet |
Thais Oliveira Duque Leticia Mara de Faria Ana Flávia Silva Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Leticia Mara de Faria Ana Flávia Silva Pacheco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thais Oliveira Duque Leticia Mara de Faria Ana Flávia Silva Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente. CAPES. Licenciatura |
topic |
Formação Docente. CAPES. Licenciatura |
description |
O objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522 10.30905/rde.v6i1.522 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v6i1.522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/522/415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522 Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522 Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-522 Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-522 2526-849X 10.30905/rde.v6i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375194333184 |