Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653 |
Resumo: | As políticas públicas de educação ao redor do mundo estão passando por um processo de padronização internacional – destacamos, por exemplo, o sistema PISA (Programme for International Studant Assiment). Na contramão dessas ações de mecanização do processo de ensino-aprendizagem, professores procuram promover práticas educativas que priorizam a formação crítica, lúcida e reflexiva dos estudantes. Ao submetermos uma proposta de simpósio ao I Seminário Latino-Americano de Estudos em cultura, o nosso interesse foi, além de problematizar questões referentes à educação, construir um espaço de discussão e reflexão sobre tal temática vislumbrando possibilidades de trabalhos e ações que tivessem como eixo norteador a quebra do paradigma normativo das atuais políticas de padronização do processo ensino-aprendizagem. Com esse intuito, surge o Simpósio Temático – 08, intitulado Práticas e Políticas Educacionais na América Latina, que teve como objetivo principal reunir pesquisadores, principalmente professores-pesquisadores, e licenciandos em formação que discutissem as políticas de educação atuais e trouxessem relatos de experiência sobre suas práticas educacionais no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. É a partir desses apontamentos e interesses que apresentamos neste artigo as reflexões empreendidas durante os três dias de encontro no nosso simpósio. |
id |
CLAEC-1_83961700aa892e0eae03fd6c9d45747f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/653 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas e Políticas Educacionais na América LatinaEducaçãoPolíticas EducacionaisPráticas EducacionaisAmérica LatinaProcesso ensino-aprendizagemAs políticas públicas de educação ao redor do mundo estão passando por um processo de padronização internacional – destacamos, por exemplo, o sistema PISA (Programme for International Studant Assiment). Na contramão dessas ações de mecanização do processo de ensino-aprendizagem, professores procuram promover práticas educativas que priorizam a formação crítica, lúcida e reflexiva dos estudantes. Ao submetermos uma proposta de simpósio ao I Seminário Latino-Americano de Estudos em cultura, o nosso interesse foi, além de problematizar questões referentes à educação, construir um espaço de discussão e reflexão sobre tal temática vislumbrando possibilidades de trabalhos e ações que tivessem como eixo norteador a quebra do paradigma normativo das atuais políticas de padronização do processo ensino-aprendizagem. Com esse intuito, surge o Simpósio Temático – 08, intitulado Práticas e Políticas Educacionais na América Latina, que teve como objetivo principal reunir pesquisadores, principalmente professores-pesquisadores, e licenciandos em formação que discutissem as políticas de educação atuais e trouxessem relatos de experiência sobre suas práticas educacionais no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. É a partir desses apontamentos e interesses que apresentamos neste artigo as reflexões empreendidas durante os três dias de encontro no nosso simpósio. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/65310.23899/relacult.v3i3.653RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653/346Copyright (c) 2017 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha, Washington Kuklinski Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Alessandra Fontes Carvalho daPereira, Washington Kuklinski2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/653Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina |
title |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina |
spellingShingle |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da Educação Políticas Educacionais Práticas Educacionais América Latina Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina |
title_full |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina |
title_fullStr |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina |
title_full_unstemmed |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina |
title_sort |
Práticas e Políticas Educacionais na América Latina |
author |
Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da |
author_facet |
Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da Pereira, Washington Kuklinski |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Washington Kuklinski |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da Pereira, Washington Kuklinski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Políticas Educacionais Práticas Educacionais América Latina Processo ensino-aprendizagem |
topic |
Educação Políticas Educacionais Práticas Educacionais América Latina Processo ensino-aprendizagem |
description |
As políticas públicas de educação ao redor do mundo estão passando por um processo de padronização internacional – destacamos, por exemplo, o sistema PISA (Programme for International Studant Assiment). Na contramão dessas ações de mecanização do processo de ensino-aprendizagem, professores procuram promover práticas educativas que priorizam a formação crítica, lúcida e reflexiva dos estudantes. Ao submetermos uma proposta de simpósio ao I Seminário Latino-Americano de Estudos em cultura, o nosso interesse foi, além de problematizar questões referentes à educação, construir um espaço de discussão e reflexão sobre tal temática vislumbrando possibilidades de trabalhos e ações que tivessem como eixo norteador a quebra do paradigma normativo das atuais políticas de padronização do processo ensino-aprendizagem. Com esse intuito, surge o Simpósio Temático – 08, intitulado Práticas e Políticas Educacionais na América Latina, que teve como objetivo principal reunir pesquisadores, principalmente professores-pesquisadores, e licenciandos em formação que discutissem as políticas de educação atuais e trouxessem relatos de experiência sobre suas práticas educacionais no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. É a partir desses apontamentos e interesses que apresentamos neste artigo as reflexões empreendidas durante os três dias de encontro no nosso simpósio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653 10.23899/relacult.v3i3.653 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653/346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha, Washington Kuklinski Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha, Washington Kuklinski Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489215451136 |