A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Machado Goes, Beatriz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Tamara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282
Resumo: Este estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição.
id UFAC-2_e822fbcf854af895e1d7f8b07dcc16c8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5282
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São PauloEducação de Jovens e AdultosFormação inicialLicenciatura em PedagogiaEste estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-2042526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282/3233Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Machado Goes, BeatrizLima, Tamara2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5282Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
title A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
spellingShingle A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
Aparecida Machado Goes, Beatriz
Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial
Licenciatura em Pedagogia
title_short A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
title_full A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
title_fullStr A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
title_full_unstemmed A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
title_sort A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
author Aparecida Machado Goes, Beatriz
author_facet Aparecida Machado Goes, Beatriz
Lima, Tamara
author_role author
author2 Lima, Tamara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Machado Goes, Beatriz
Lima, Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial
Licenciatura em Pedagogia
topic Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial
Licenciatura em Pedagogia
description Este estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282/3233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204
Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224036155392