A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282 |
Resumo: | Este estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição. |
id |
UFAC-2_e822fbcf854af895e1d7f8b07dcc16c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5282 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São PauloEducação de Jovens e AdultosFormação inicialLicenciatura em PedagogiaEste estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-2042526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282/3233Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Machado Goes, BeatrizLima, Tamara2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5282Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo |
title |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo |
spellingShingle |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo Aparecida Machado Goes, Beatriz Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Licenciatura em Pedagogia |
title_short |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo |
title_full |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo |
title_fullStr |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo |
title_sort |
A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo |
author |
Aparecida Machado Goes, Beatriz |
author_facet |
Aparecida Machado Goes, Beatriz Lima, Tamara |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Tamara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida Machado Goes, Beatriz Lima, Tamara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Licenciatura em Pedagogia |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Licenciatura em Pedagogia |
description |
Este estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282/3233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204 Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204 Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 188-204 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313224036155392 |