Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourte, Andreia Domingues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292
Resumo: O presente artigo desenvolveu-se dentro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e apresenta um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula com uma turma de Educação Infantil - Berçário II em uma Escola Municipal na Cidade de Pelotas/RS, sobre a Importância de construir saberes desde a Educação Infantil para a separação dos resíduos sólidos, a partir de personagens já conhecidos dos Desenhos Animados. Nesse estudo de natureza qualitativa (Ludke & André 1986) procuramos investigar como as famílias dos alunos abordavam a questão do descarte dos Resíduos Sólidos. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, apoiado nos estudos de Gil (2002), e nos três momentos pedagógicos (Delizoicov 2011) tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário. A análise dos resultados deu-se pela análise descritiva (Gil 2002) através da observação da apropriação do conhecimento pelo aluno, a partir do momento que o aluno identifica suas embalagens e destina-as aos locais de descarte correto e ainda quando esse dissemina esse conhecimento em casa aos seus familiares, vigiando as rotinas de descarte no seu lar e questionando sobre a reciclagem desses materiais e também pela análise dos questionários anteriores e após a aplicação da proposta.
id CLAEC-1_c59cc3d100c7f75d5d0ac8f478882524
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1292
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação InfantilDesenhos animadosConscientizaçãoReciclagemBerçário IIO presente artigo desenvolveu-se dentro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e apresenta um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula com uma turma de Educação Infantil - Berçário II em uma Escola Municipal na Cidade de Pelotas/RS, sobre a Importância de construir saberes desde a Educação Infantil para a separação dos resíduos sólidos, a partir de personagens já conhecidos dos Desenhos Animados. Nesse estudo de natureza qualitativa (Ludke & André 1986) procuramos investigar como as famílias dos alunos abordavam a questão do descarte dos Resíduos Sólidos. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, apoiado nos estudos de Gil (2002), e nos três momentos pedagógicos (Delizoicov 2011) tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário. A análise dos resultados deu-se pela análise descritiva (Gil 2002) através da observação da apropriação do conhecimento pelo aluno, a partir do momento que o aluno identifica suas embalagens e destina-as aos locais de descarte correto e ainda quando esse dissemina esse conhecimento em casa aos seus familiares, vigiando as rotinas de descarte no seu lar e questionando sobre a reciclagem desses materiais e também pela análise dos questionários anteriores e após a aplicação da proposta.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/129210.23899/relacult.v5i4.1292RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292/879Copyright (c) 2019 Andreia Domingues Bitencourte, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguezinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourte, Andreia DominguesMorem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1292Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
title Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
spellingShingle Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
Bitencourte, Andreia Domingues
Desenhos animados
Conscientização
Reciclagem
Berçário II
title_short Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
title_full Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
title_fullStr Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
title_full_unstemmed Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
title_sort Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
author Bitencourte, Andreia Domingues
author_facet Bitencourte, Andreia Domingues
Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia
author_role author
author2 Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourte, Andreia Domingues
Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Desenhos animados
Conscientização
Reciclagem
Berçário II
topic Desenhos animados
Conscientização
Reciclagem
Berçário II
description O presente artigo desenvolveu-se dentro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e apresenta um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula com uma turma de Educação Infantil - Berçário II em uma Escola Municipal na Cidade de Pelotas/RS, sobre a Importância de construir saberes desde a Educação Infantil para a separação dos resíduos sólidos, a partir de personagens já conhecidos dos Desenhos Animados. Nesse estudo de natureza qualitativa (Ludke & André 1986) procuramos investigar como as famílias dos alunos abordavam a questão do descarte dos Resíduos Sólidos. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, apoiado nos estudos de Gil (2002), e nos três momentos pedagógicos (Delizoicov 2011) tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário. A análise dos resultados deu-se pela análise descritiva (Gil 2002) através da observação da apropriação do conhecimento pelo aluno, a partir do momento que o aluno identifica suas embalagens e destina-as aos locais de descarte correto e ainda quando esse dissemina esse conhecimento em casa aos seus familiares, vigiando as rotinas de descarte no seu lar e questionando sobre a reciclagem desses materiais e também pela análise dos questionários anteriores e após a aplicação da proposta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292
10.23899/relacult.v5i4.1292
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292/879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Andreia Domingues Bitencourte, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Andreia Domingues Bitencourte, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490990690304