Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292 |
Resumo: | O presente artigo desenvolveu-se dentro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e apresenta um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula com uma turma de Educação Infantil - Berçário II em uma Escola Municipal na Cidade de Pelotas/RS, sobre a Importância de construir saberes desde a Educação Infantil para a separação dos resíduos sólidos, a partir de personagens já conhecidos dos Desenhos Animados. Nesse estudo de natureza qualitativa (Ludke & André 1986) procuramos investigar como as famílias dos alunos abordavam a questão do descarte dos Resíduos Sólidos. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, apoiado nos estudos de Gil (2002), e nos três momentos pedagógicos (Delizoicov 2011) tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário. A análise dos resultados deu-se pela análise descritiva (Gil 2002) através da observação da apropriação do conhecimento pelo aluno, a partir do momento que o aluno identifica suas embalagens e destina-as aos locais de descarte correto e ainda quando esse dissemina esse conhecimento em casa aos seus familiares, vigiando as rotinas de descarte no seu lar e questionando sobre a reciclagem desses materiais e também pela análise dos questionários anteriores e após a aplicação da proposta. |
id |
CLAEC-1_c59cc3d100c7f75d5d0ac8f478882524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1292 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação InfantilDesenhos animadosConscientizaçãoReciclagemBerçário IIO presente artigo desenvolveu-se dentro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e apresenta um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula com uma turma de Educação Infantil - Berçário II em uma Escola Municipal na Cidade de Pelotas/RS, sobre a Importância de construir saberes desde a Educação Infantil para a separação dos resíduos sólidos, a partir de personagens já conhecidos dos Desenhos Animados. Nesse estudo de natureza qualitativa (Ludke & André 1986) procuramos investigar como as famílias dos alunos abordavam a questão do descarte dos Resíduos Sólidos. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, apoiado nos estudos de Gil (2002), e nos três momentos pedagógicos (Delizoicov 2011) tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário. A análise dos resultados deu-se pela análise descritiva (Gil 2002) através da observação da apropriação do conhecimento pelo aluno, a partir do momento que o aluno identifica suas embalagens e destina-as aos locais de descarte correto e ainda quando esse dissemina esse conhecimento em casa aos seus familiares, vigiando as rotinas de descarte no seu lar e questionando sobre a reciclagem desses materiais e também pela análise dos questionários anteriores e após a aplicação da proposta.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/129210.23899/relacult.v5i4.1292RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292/879Copyright (c) 2019 Andreia Domingues Bitencourte, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguezinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourte, Andreia DominguesMorem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1292Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil |
title |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil |
spellingShingle |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil Bitencourte, Andreia Domingues Desenhos animados Conscientização Reciclagem Berçário II |
title_short |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil |
title_full |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil |
title_fullStr |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil |
title_sort |
Construindo saberes sobre a separação dos resíduos sólidos na Educação Infantil |
author |
Bitencourte, Andreia Domingues |
author_facet |
Bitencourte, Andreia Domingues Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourte, Andreia Domingues Morem Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenhos animados Conscientização Reciclagem Berçário II |
topic |
Desenhos animados Conscientização Reciclagem Berçário II |
description |
O presente artigo desenvolveu-se dentro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e apresenta um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula com uma turma de Educação Infantil - Berçário II em uma Escola Municipal na Cidade de Pelotas/RS, sobre a Importância de construir saberes desde a Educação Infantil para a separação dos resíduos sólidos, a partir de personagens já conhecidos dos Desenhos Animados. Nesse estudo de natureza qualitativa (Ludke & André 1986) procuramos investigar como as famílias dos alunos abordavam a questão do descarte dos Resíduos Sólidos. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, apoiado nos estudos de Gil (2002), e nos três momentos pedagógicos (Delizoicov 2011) tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário. A análise dos resultados deu-se pela análise descritiva (Gil 2002) através da observação da apropriação do conhecimento pelo aluno, a partir do momento que o aluno identifica suas embalagens e destina-as aos locais de descarte correto e ainda quando esse dissemina esse conhecimento em casa aos seus familiares, vigiando as rotinas de descarte no seu lar e questionando sobre a reciclagem desses materiais e também pela análise dos questionários anteriores e após a aplicação da proposta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292 10.23899/relacult.v5i4.1292 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1292/879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Andreia Domingues Bitencourte, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Andreia Domingues Bitencourte, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490990690304 |