Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celia Gonçalves Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH
Resumo: O presente trabalho visa perceber como o espaço do berçário pode ampliar o desenvolvimento da linguagem oral e como o professor pode agir de forma significativa, adequando momentos de cuidado e educação. O trabalho procurou unir a pesquisa bibliográfica com a execução e análise de um plano de ação: a pesquisa bibliográfica se deu a partir da análise de documentos oficiais e de estudos na áreada Educação Infantil; o Plano de Ação, realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na cidade de Belo Horizonte, teve duração de 4 meses em uma turma de Berçário (0- 2 anos). Através de atividades interativas, da valorização e uso do diálogo para com os bebês, das brincadeiras, faz de conta e jogos musicais, da exploração dos sons produzidos pelos animais, das músicas que os bebês gostam e do contato direto com animais, procurei aplicar os conhecimentosadquiridos a partir da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento do plano de ação. Os resultados demonstram que o Berçário pode e deve ser um espaço que concilie os cuidados necessários ao desenvolvimento e saúde do bebê, a atividades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem .
id UFMG_633afd874c115c0579306136eb021099
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8QSH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudia Starling BoscoCelia Gonçalves Gomes2019-08-13T16:19:07Z2019-08-13T16:19:07Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSHO presente trabalho visa perceber como o espaço do berçário pode ampliar o desenvolvimento da linguagem oral e como o professor pode agir de forma significativa, adequando momentos de cuidado e educação. O trabalho procurou unir a pesquisa bibliográfica com a execução e análise de um plano de ação: a pesquisa bibliográfica se deu a partir da análise de documentos oficiais e de estudos na áreada Educação Infantil; o Plano de Ação, realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na cidade de Belo Horizonte, teve duração de 4 meses em uma turma de Berçário (0- 2 anos). Através de atividades interativas, da valorização e uso do diálogo para com os bebês, das brincadeiras, faz de conta e jogos musicais, da exploração dos sons produzidos pelos animais, das músicas que os bebês gostam e do contato direto com animais, procurei aplicar os conhecimentosadquiridos a partir da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento do plano de ação. Os resultados demonstram que o Berçário pode e deve ser um espaço que concilie os cuidados necessários ao desenvolvimento e saúde do bebê, a atividades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBerçáriosAlfabetizaçãoBerçárioLinguagemOralidadeBerçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdfapplication/pdf10055405https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/1/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdfab5670a9fb47fba64247a70546f103c8MD51TEXTber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txtber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txtExtracted texttext/plain91520https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/2/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txt25d1c4353aadb356691d2e4d960697e5MD521843/VRNS-9N8QSH2019-11-14 15:05:18.206oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8QSHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:05:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
title Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
spellingShingle Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
Celia Gonçalves Gomes
Berçário
Linguagem
Oralidade
Educação
Berçários
Alfabetização
title_short Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
title_full Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
title_fullStr Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
title_full_unstemmed Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
title_sort Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
author Celia Gonçalves Gomes
author_facet Celia Gonçalves Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Starling Bosco
dc.contributor.author.fl_str_mv Celia Gonçalves Gomes
contributor_str_mv Claudia Starling Bosco
dc.subject.por.fl_str_mv Berçário
Linguagem
Oralidade
topic Berçário
Linguagem
Oralidade
Educação
Berçários
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Berçários
Alfabetização
description O presente trabalho visa perceber como o espaço do berçário pode ampliar o desenvolvimento da linguagem oral e como o professor pode agir de forma significativa, adequando momentos de cuidado e educação. O trabalho procurou unir a pesquisa bibliográfica com a execução e análise de um plano de ação: a pesquisa bibliográfica se deu a partir da análise de documentos oficiais e de estudos na áreada Educação Infantil; o Plano de Ação, realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na cidade de Belo Horizonte, teve duração de 4 meses em uma turma de Berçário (0- 2 anos). Através de atividades interativas, da valorização e uso do diálogo para com os bebês, das brincadeiras, faz de conta e jogos musicais, da exploração dos sons produzidos pelos animais, das músicas que os bebês gostam e do contato direto com animais, procurei aplicar os conhecimentosadquiridos a partir da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento do plano de ação. Os resultados demonstram que o Berçário pode e deve ser um espaço que concilie os cuidados necessários ao desenvolvimento e saúde do bebê, a atividades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem .
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T16:19:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T16:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/1/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/2/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab5670a9fb47fba64247a70546f103c8
25d1c4353aadb356691d2e4d960697e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589419759828992