Avaliação na Educação Infantil: concepções de professoras sobre o processo avaliativo no berçário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Cristina Bragança
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFZF
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a visão das professoras do berçário sobre o processo avaliativo das crianças desta turma. O interesse pelo estudo da temática se dá, pelo fato de a avaliação no berçário se constituir em um desafio que merece aprofundamento teórico, discussões e reflexões e, também, por ser uma etapa educativa onde o eixo do cuidar se sobrepõe ao eixo do educar. Diante disso, as ações pedagógicas ficam minimizadas dificultando, assim, o processo avaliativo. Para esse estudo, alguns procedimentos metodológicos foram adotados: primeiramente realizei entrevistas exploratórias com uma amostra composta por três professoras, atuantes no berçário. Posteriormente foi realizado um trabalho de formação com mais 35 professores das várias turmas de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), do município de Belo Horizonte. Nas entrevistas e, depois, na formação realizada, as professoras foram indagadas sobre a concepção de avaliação, as práticas e os instrumentos avaliativos adotados e foram convidadas a uma reflexão. Os achados foram analisados à luz de contribuições teóricas, especialmente Hoffmann, uma das maiores especialistas em avaliação educacional do país e que desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação mediadora há mais de duas décadas. É essa autora quem me auxilia no entendimento de que a avaliação na educação infantil se dá de maneira diferenciada e sob um olhar sensível e reflexivo sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Os achados me levaram a concluir que a avaliação não é uma ação neutra, está imersa em diversas concepções e a ação docente será influenciada por concepções de criança, infância, de educação, de cultura e de aprendizagem, que orientam o dia a dia das instituições.
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