Formação docente no ensino fundamental: tessituras do ensino de história e cultura afrobrasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3262 |
Resumo: | No contexto do Ensino Fundamental (anos iniciais) é primordial a discussão no campo do ensino de história sobre temática afro-brasileira e as questões relacionadas à formação docente e currículo escolar, visto que essas propiciam a inclusão dos sujeitos historicamente marginalizados da sociedade, dentre eles destacamos o negro. É importante salientar que a inserção desta temática se tornou obrigatória, a partir das determinações legais empreendidas pela Lei 10.639/2003. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como a temática da história e cultura afrobrasileira está sendo desenvolvida na prática docente de professoras dos anos iniciais nas aulas de história em uma Escola Municipal do Campo localizada no município de Campina Grande-PB e a partir das análises elaborar um Plano de Ações Pedagógicas abordando propostas metodológicas que possam subsidiar a prática docente destas. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras que atuam na referida escola, respectivamente nas turmas do 4° e 5° ano. Esta pesquisa está respaldada teoricamente na perspectiva de Munanga (2005) na discussão sobre negritude, Gonçalves; Silva (2006) e Canen (2001) na compreensão de currículo e multiculturalismo, Bittencourt (2011) e Ribeiro (2004) na abordagem do ensino de história, Candau; Sacavino (2015) no debate sobre formação de professores, dentre outros. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que versam sobre a temática afrobrasileira e sua inclusão no contexto escolar. A abordagem metodológica se centra na pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Como instrumentos de pesquisa empregaremos as técnicas da observação participante e entrevista semi- estruturadas, visto que essas fontes nos permitirá uma melhor compreensão a respeito do objeto de estudo. Acreditamos que a formação docente é uma condição sine qua non para colocar em prática um trabalho crítico-reflexivo, com vista ao combate as discriminações e preconceitos ainda existentes no espaço escolar, portanto, conceber a escola através da perspectiva da diversidade requer mudanças de posturas, currículos e práticas pedagógicas, além da abertura por parte das instituições escolares e Secretárias de Educação para que os professores tenham condições materiais de formação docente. |
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Formação docente no ensino fundamental: tessituras do ensino de história e cultura afrobrasileira1. Historia e cultura afrobrasileira. 2. Ensino de historia. 3. Formação docenteCIENCIAS SOCIAIS APLICADASNo contexto do Ensino Fundamental (anos iniciais) é primordial a discussão no campo do ensino de história sobre temática afro-brasileira e as questões relacionadas à formação docente e currículo escolar, visto que essas propiciam a inclusão dos sujeitos historicamente marginalizados da sociedade, dentre eles destacamos o negro. É importante salientar que a inserção desta temática se tornou obrigatória, a partir das determinações legais empreendidas pela Lei 10.639/2003. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como a temática da história e cultura afrobrasileira está sendo desenvolvida na prática docente de professoras dos anos iniciais nas aulas de história em uma Escola Municipal do Campo localizada no município de Campina Grande-PB e a partir das análises elaborar um Plano de Ações Pedagógicas abordando propostas metodológicas que possam subsidiar a prática docente destas. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras que atuam na referida escola, respectivamente nas turmas do 4° e 5° ano. Esta pesquisa está respaldada teoricamente na perspectiva de Munanga (2005) na discussão sobre negritude, Gonçalves; Silva (2006) e Canen (2001) na compreensão de currículo e multiculturalismo, Bittencourt (2011) e Ribeiro (2004) na abordagem do ensino de história, Candau; Sacavino (2015) no debate sobre formação de professores, dentre outros. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que versam sobre a temática afrobrasileira e sua inclusão no contexto escolar. A abordagem metodológica se centra na pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Como instrumentos de pesquisa empregaremos as técnicas da observação participante e entrevista semi- estruturadas, visto que essas fontes nos permitirá uma melhor compreensão a respeito do objeto de estudo. Acreditamos que a formação docente é uma condição sine qua non para colocar em prática um trabalho crítico-reflexivo, com vista ao combate as discriminações e preconceitos ainda existentes no espaço escolar, portanto, conceber a escola através da perspectiva da diversidade requer mudanças de posturas, currículos e práticas pedagógicas, além da abertura por parte das instituições escolares e Secretárias de Educação para que os professores tenham condições materiais de formação docente.In the context of basic education (early years) the discussion in the field of history teaching on Afro-Brazilian themes and the issues related to teacher training and educational curriculum are primordial, since these provide the inclusion of the historically marginalized subjects of society, among them we highlight the black. It is important to note that the inclusion of the theme became required from the legal determinations undertaken by Law 10.639 / 2003. Thus, the present study has as general objective to investigate how the thematic of Afro-Brazilian history and culture is being developed in the teaching practice of teachers of the early years in the history lessons of the country school, located in the Campina Grande - PB. The subjects of the research are two teachers who work in the school, respectively in the classes of the 4th and 5th year of basic education. As a way of preserving the identity of teachers we use codenames when referring to them. Our proposal is to analyze how teachers develop teaching history in the early years the discussion of Afro-Brazilian theme and from the analyzes develop a Pedagogical Action Plan addressing methodological proposals that can support the teaching practice of these. This research is theoretically supported from the perspective of Munanga (2005) in the discussion on negritude, Gonçalves; Silva (2006) and Canen (2001) in the comprehension of curriculum and multiculturalism, Bittencourt (2011) and Ribeiro (2004) in the approach to teaching history, Candau; Sacavino (2015) in the debate about teacher training, among others. We are also based on official documents about Afro-Brazilian themes and their inclusion in the school context. The methodological approach focuses on qualitative research, action-research. As research tools employ the techniques of participant observation and semi-structured interview, since these sources will allow us a better understanding about the subject matter. We believe that teacher training is a sine qua non to put in place a critical and reflective work, in order to combat the still existing discrimination and prejudice at school, so design school from the perspective of diversity requires changes in attitudes, curriculum and pedagogical practices, as well as the opening by educational institutions and Education Departments so that teachers have the material conditions of teacher training.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAraújo, Patrícia Cristina de AragãoSilva, Hayana Crislayne Benevides da2019-03-28T16:52:03Z2018-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Hayana Crislayne Benevides da. Formação docente no ensino fundamental: tessituras do ensino de história e cultura afrobrasileira. 2018. 177f. 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