Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1111 |
Resumo: | O trabalho parte do campo dos Estudos da Infância, objetivando evidenciar as contribuições da abordagem de Emmi Pikler para que se possa pensar a inclusão na creche e, de modo correlato, a formação docente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a obra de Pikler, na qual se discute como bebês e crianças bem pequenas, através dos cuidados básicos, do vínculo, da figura de um adulto de referência, podem ter um processo exitoso de inclusão na creche. Além disso, o trabalho aponta a necessidade de que a formação docente leve em consideração as diferenças e individualidades dos bebês para que seja construída uma imagem de criança potente. Para tanto, são definidas três unidades de análise: 1) histórico da abordagem de Emmi Pikler e suas relações com os processos de inclusão na creche; 2) imagem de criança na abordagem Pikler e suas relações com os processos de inclusão; 3) princípios da abordagem Pikler e suas reverberações na formação de professores. A partir da pesquisa, é possível inferir a importância do respeito às temporalidades dos bebês e crianças pequenas, independentemente da sua condição, pois, em vez de estimular, é preciso prover espaços nos quais existam acolhimento e promoção de oportunidade de desenvolvimento. |
id |
CLAEC-1_f708d6bf8400bd889796f1edfe481eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1111 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação InfantilEducação; Educação InfantilEducação Infantil; creche; inclusão; abordagem Pikler; formação docente.O trabalho parte do campo dos Estudos da Infância, objetivando evidenciar as contribuições da abordagem de Emmi Pikler para que se possa pensar a inclusão na creche e, de modo correlato, a formação docente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a obra de Pikler, na qual se discute como bebês e crianças bem pequenas, através dos cuidados básicos, do vínculo, da figura de um adulto de referência, podem ter um processo exitoso de inclusão na creche. Além disso, o trabalho aponta a necessidade de que a formação docente leve em consideração as diferenças e individualidades dos bebês para que seja construída uma imagem de criança potente. Para tanto, são definidas três unidades de análise: 1) histórico da abordagem de Emmi Pikler e suas relações com os processos de inclusão na creche; 2) imagem de criança na abordagem Pikler e suas relações com os processos de inclusão; 3) princípios da abordagem Pikler e suas reverberações na formação de professores. A partir da pesquisa, é possível inferir a importância do respeito às temporalidades dos bebês e crianças pequenas, independentemente da sua condição, pois, em vez de estimular, é preciso prover espaços nos quais existam acolhimento e promoção de oportunidade de desenvolvimento. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaKelleter, Rafael FerreiraCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/111110.23899/relacult.v5i4.1111RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1111/623Direitos autorais 2019 Rafael Ferreira Kelleter, Rodrigo Saballa de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:47Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1111Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:29.445RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil |
title |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil |
spellingShingle |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil Kelleter, Rafael Ferreira Educação; Educação Infantil Educação Infantil; creche; inclusão; abordagem Pikler; formação docente. |
title_short |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil |
title_full |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil |
title_fullStr |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil |
title_sort |
Contribuições da Abordagem Pikler para se Pensar a Inclusão na Creche: Notas sobre a Formação de Professores de Educação Infantil |
author |
Kelleter, Rafael Ferreira |
author_facet |
Kelleter, Rafael Ferreira Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelleter, Rafael Ferreira Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Infantil Educação Infantil; creche; inclusão; abordagem Pikler; formação docente. |
topic |
Educação; Educação Infantil Educação Infantil; creche; inclusão; abordagem Pikler; formação docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O trabalho parte do campo dos Estudos da Infância, objetivando evidenciar as contribuições da abordagem de Emmi Pikler para que se possa pensar a inclusão na creche e, de modo correlato, a formação docente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a obra de Pikler, na qual se discute como bebês e crianças bem pequenas, através dos cuidados básicos, do vínculo, da figura de um adulto de referência, podem ter um processo exitoso de inclusão na creche. Além disso, o trabalho aponta a necessidade de que a formação docente leve em consideração as diferenças e individualidades dos bebês para que seja construída uma imagem de criança potente. Para tanto, são definidas três unidades de análise: 1) histórico da abordagem de Emmi Pikler e suas relações com os processos de inclusão na creche; 2) imagem de criança na abordagem Pikler e suas relações com os processos de inclusão; 3) princípios da abordagem Pikler e suas reverberações na formação de professores. A partir da pesquisa, é possível inferir a importância do respeito às temporalidades dos bebês e crianças pequenas, independentemente da sua condição, pois, em vez de estimular, é preciso prover espaços nos quais existam acolhimento e promoção de oportunidade de desenvolvimento. |
description |
O trabalho parte do campo dos Estudos da Infância, objetivando evidenciar as contribuições da abordagem de Emmi Pikler para que se possa pensar a inclusão na creche e, de modo correlato, a formação docente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a obra de Pikler, na qual se discute como bebês e crianças bem pequenas, através dos cuidados básicos, do vínculo, da figura de um adulto de referência, podem ter um processo exitoso de inclusão na creche. Além disso, o trabalho aponta a necessidade de que a formação docente leve em consideração as diferenças e individualidades dos bebês para que seja construída uma imagem de criança potente. Para tanto, são definidas três unidades de análise: 1) histórico da abordagem de Emmi Pikler e suas relações com os processos de inclusão na creche; 2) imagem de criança na abordagem Pikler e suas relações com os processos de inclusão; 3) princípios da abordagem Pikler e suas reverberações na formação de professores. A partir da pesquisa, é possível inferir a importância do respeito às temporalidades dos bebês e crianças pequenas, independentemente da sua condição, pois, em vez de estimular, é preciso prover espaços nos quais existam acolhimento e promoção de oportunidade de desenvolvimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1111 10.23899/relacult.v5i4.1111 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1111 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1111/623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Rafael Ferreira Kelleter, Rodrigo Saballa de Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Rafael Ferreira Kelleter, Rodrigo Saballa de Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121103150153728 |