Das ressignificações do passado: As artes da memória e a escrita da história de Caiana dos Crioulos. (The (re)signification of the past: the art of Caiana dos Crioulos historical memory and writing (Grande Alagoa-PB, Brazil))

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Janailson Macêdo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/230402
Resumo: O artigo problematiza narrativas constituídas em torno da origem de Caiana dos Crioulos, comunidade remanescente de quilombos situada no brejo paraibano, no município de Alagoa Grande. Em especial, são abordadas as memórias dos moradores do local em relação a formação de sua comunidade ou de períodos mais longínquos de sua trajetória enquanto grupo, como as relacionadas as violências do período da escravidão e do pós-abolição, inseridos dentro dos “tempos antigos” relatados pelos “mais velhos”. Tais representações sobre o passado da comunidade são cruzadas com aquelas constituídas sobretudo a partir de meados do século XX por sujeitos da sociedade circundante, tais como jornalistas e políticos, assim como, a partir dos anos noventa, pelos próprios membros do grupo, durante a afirmação de uma identidade quilombola, onde suas heranças, sua identidade e seu passado passam a ser ressignificados.The article studies the narratives about the past of Caiana dos Crioulos, one of the remaining quilombo communities of the Paraiba State marshes, in the city of Grande Alagoa. Notably, are recorded the memories of local inhabitants regarding the formation of their community and of other remote periods of their trajectory as a group, such as the violence of the “old times” – slavery and post-abolition periods – as told by the “elders.” Such representations concerning the past history of this community are cross examined with those primarily from the mid-20th century, by citizens of the surrounding society such as journalists and politicians, as well as, from the Nineties, by members of this very own group, when the Quilombola identity was being affirmed and their identity and past begun to be (re)signified.
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