Educação com qualidade: um debate para além de atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988 |
Resumo: | Dentre os marcos normativos da educação no Brasil destacamos a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, como referência na elaboração de propostas pedagógicas das redes de ensino. Este artigo propõe uma reflexão acerca da concepção de educação com qualidade instituída nas Diretrizes e sua compreensão sob a perspectiva da existência de características do conceito humanista de formação humana. Tal reflexão é necessária para compreender como a escola precisa pensar e estruturar seu trabalho e garantir o direito à educação com qualidade. |
id |
CNTE-1_4733d1a9974c015e8ec43e5a45bb22fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/988 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação com qualidade: um debate para além de atualEducação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista.Dentre os marcos normativos da educação no Brasil destacamos a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, como referência na elaboração de propostas pedagógicas das redes de ensino. Este artigo propõe uma reflexão acerca da concepção de educação com qualidade instituída nas Diretrizes e sua compreensão sob a perspectiva da existência de características do conceito humanista de formação humana. Tal reflexão é necessária para compreender como a escola precisa pensar e estruturar seu trabalho e garantir o direito à educação com qualidade.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/98810.22420/rde.v13i25.988Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 109-1222238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, EminaCabral, Vivian de Lima2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/988Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:46.026264Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação com qualidade: um debate para além de atual |
title |
Educação com qualidade: um debate para além de atual |
spellingShingle |
Educação com qualidade: um debate para além de atual Santos, Emina Educação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista. |
title_short |
Educação com qualidade: um debate para além de atual |
title_full |
Educação com qualidade: um debate para além de atual |
title_fullStr |
Educação com qualidade: um debate para além de atual |
title_full_unstemmed |
Educação com qualidade: um debate para além de atual |
title_sort |
Educação com qualidade: um debate para além de atual |
author |
Santos, Emina |
author_facet |
Santos, Emina Cabral, Vivian de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Vivian de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Emina Cabral, Vivian de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista. |
topic |
Educação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista. |
description |
Dentre os marcos normativos da educação no Brasil destacamos a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, como referência na elaboração de propostas pedagógicas das redes de ensino. Este artigo propõe uma reflexão acerca da concepção de educação com qualidade instituída nas Diretrizes e sua compreensão sob a perspectiva da existência de características do conceito humanista de formação humana. Tal reflexão é necessária para compreender como a escola precisa pensar e estruturar seu trabalho e garantir o direito à educação com qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988 10.22420/rde.v13i25.988 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i25.988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 109-122 2238-4391 10.22420/rde.v13i25 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342657851392 |