Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Thiago
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gerhardt de Barcelos, Renata, Heberlê de Almeida, Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1623
Resumo: O objetivo deste estudo é refletir sobre as interfaces entre as ideias de Cidades Educadoras e gestão escolar democrática, que possibilitem o desenvolvimento de um modus operandi de cidadãos/ãs participativos/as na reinvenção da escola e das cidades enquanto territórios educativos democráticos geradores de aprendizagens significativas, da infância à velhice. Por meio de análise bibliográfica incluindo Paulo Freire, Jaqueline Moll, Zygmunt Bauman, Néstor Canclini, entre outros, e da experiência dos/as autores/as como gestores/as de escolas públicas, demonstra-se que a escola deve ser organizada de forma democrática e participativa por professores/as, funcionários/as, estudantes e pela presença ativa da comunidade nas decisões. Já a cidade, para que seja educadora, precisa se organizar democraticamente, dando voz a cidadãos/ãs e buscando interações, de forma a educar. Nesse sentido, a gestão democrática é uma possibilidade, além de administrativa e educacional, que proporciona práticas de participação coletiva.
id CNTE-1_6bccc2c0bd661035f6a1df80df1bca37
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1623
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativasCidades EducadorasDemocraciaGestão Escolar DemocráticaO objetivo deste estudo é refletir sobre as interfaces entre as ideias de Cidades Educadoras e gestão escolar democrática, que possibilitem o desenvolvimento de um modus operandi de cidadãos/ãs participativos/as na reinvenção da escola e das cidades enquanto territórios educativos democráticos geradores de aprendizagens significativas, da infância à velhice. Por meio de análise bibliográfica incluindo Paulo Freire, Jaqueline Moll, Zygmunt Bauman, Néstor Canclini, entre outros, e da experiência dos/as autores/as como gestores/as de escolas públicas, demonstra-se que a escola deve ser organizada de forma democrática e participativa por professores/as, funcionários/as, estudantes e pela presença ativa da comunidade nas decisões. Já a cidade, para que seja educadora, precisa se organizar democraticamente, dando voz a cidadãos/ãs e buscando interações, de forma a educar. Nesse sentido, a gestão democrática é uma possibilidade, além de administrativa e educacional, que proporciona práticas de participação coletiva.CNTE2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/162310.22420/rde.v16i36.1623Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 757-7702238-439110.22420/rde.v16i36reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1623/1134Dutra, ThiagoGerhardt de Barcelos, RenataHeberlê de Almeida, Liainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-30T18:25:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1623Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-30T18:25:16Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
title Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
spellingShingle Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
Dutra, Thiago
Cidades Educadoras
Democracia
Gestão Escolar Democrática
title_short Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
title_full Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
title_fullStr Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
title_full_unstemmed Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
title_sort Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas
author Dutra, Thiago
author_facet Dutra, Thiago
Gerhardt de Barcelos, Renata
Heberlê de Almeida, Lia
author_role author
author2 Gerhardt de Barcelos, Renata
Heberlê de Almeida, Lia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Thiago
Gerhardt de Barcelos, Renata
Heberlê de Almeida, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades Educadoras
Democracia
Gestão Escolar Democrática
topic Cidades Educadoras
Democracia
Gestão Escolar Democrática
description O objetivo deste estudo é refletir sobre as interfaces entre as ideias de Cidades Educadoras e gestão escolar democrática, que possibilitem o desenvolvimento de um modus operandi de cidadãos/ãs participativos/as na reinvenção da escola e das cidades enquanto territórios educativos democráticos geradores de aprendizagens significativas, da infância à velhice. Por meio de análise bibliográfica incluindo Paulo Freire, Jaqueline Moll, Zygmunt Bauman, Néstor Canclini, entre outros, e da experiência dos/as autores/as como gestores/as de escolas públicas, demonstra-se que a escola deve ser organizada de forma democrática e participativa por professores/as, funcionários/as, estudantes e pela presença ativa da comunidade nas decisões. Já a cidade, para que seja educadora, precisa se organizar democraticamente, dando voz a cidadãos/ãs e buscando interações, de forma a educar. Nesse sentido, a gestão democrática é uma possibilidade, além de administrativa e educacional, que proporciona práticas de participação coletiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1623
10.22420/rde.v16i36.1623
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1623
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i36.1623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1623/1134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 757-770
2238-4391
10.22420/rde.v16i36
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340508270592