A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ivone Garcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins Silveira, Telma Aparecida Teles, Soares, Marcos Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979
Resumo: O presente artigo analisa a constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto político, social e econômico brasileiro e seus impactos no campo da Educação Infantil. Utilizando da dialética materialista como referência, por meio de análise documental, busca-se demarcar os princípios orientadores da BNCC, a qual se articula com uma concepção pragmática de educação vinculada ao modelo neoliberal. Enfatizam-se suas contradições e implicações para a Educação Infantil.
id CNTE-1_6e40c2776f7e79dce1d22d6b0a0acc7e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/979
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomiaBNCC. Educação infantil. Políticas públicas educacionais.O presente artigo analisa a constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto político, social e econômico brasileiro e seus impactos no campo da Educação Infantil. Utilizando da dialética materialista como referência, por meio de análise documental, busca-se demarcar os princípios orientadores da BNCC, a qual se articula com uma concepção pragmática de educação vinculada ao modelo neoliberal. Enfatizam-se suas contradições e implicações para a Educação Infantil.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/97910.22420/rde.v13i25.979Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 77-902238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Ivone GarciaMartins Silveira, Telma Aparecida TelesSoares, Marcos Antônio2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/979Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.761443Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
title A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
spellingShingle A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
Barbosa, Ivone Garcia
BNCC. Educação infantil. Políticas públicas educacionais.
title_short A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
title_full A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
title_fullStr A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
title_full_unstemmed A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
title_sort A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
author Barbosa, Ivone Garcia
author_facet Barbosa, Ivone Garcia
Martins Silveira, Telma Aparecida Teles
Soares, Marcos Antônio
author_role author
author2 Martins Silveira, Telma Aparecida Teles
Soares, Marcos Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ivone Garcia
Martins Silveira, Telma Aparecida Teles
Soares, Marcos Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC. Educação infantil. Políticas públicas educacionais.
topic BNCC. Educação infantil. Políticas públicas educacionais.
description O presente artigo analisa a constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto político, social e econômico brasileiro e seus impactos no campo da Educação Infantil. Utilizando da dialética materialista como referência, por meio de análise documental, busca-se demarcar os princípios orientadores da BNCC, a qual se articula com uma concepção pragmática de educação vinculada ao modelo neoliberal. Enfatizam-se suas contradições e implicações para a Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979
10.22420/rde.v13i25.979
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i25.979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 77-90
2238-4391
10.22420/rde.v13i25
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342651559936