O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Iracema dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Rocha, Genylton Odilon Rêgo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729
Resumo: Este artigo intenciona expor algumas ponderações relacionadas a uma pesquisa que se encontra em andamento e trata do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”. As questões norteadoras da pesquisa partem de três indagações, a saber: quais as mudanças ou permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro? Que organização curricular foi proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil? Que conhecimento foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil? Com isso, objetiva de forma geral analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da Base Nacional Comum Curricular no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. A pesquisa está se desenvolvendo conforme a abordagem qualitativa e trata de uma pesquisa documental. Para a sustentação teórica do estudo trago na pesquisa autores como Cury, Reis e Zanardi (2018) Lazaretti (2020), Sacristán (2013) entre outros autores. A análise dos dados que está sendo realizada a partir da técnica análise de conteúdo, ainda, se encontra em fase inicial.
id VERACRUZ-0_46112454d630592f4b87d63d4ce9a9c0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42729
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bnccBNCCEducação InfantilCurrículo.Este artigo intenciona expor algumas ponderações relacionadas a uma pesquisa que se encontra em andamento e trata do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”. As questões norteadoras da pesquisa partem de três indagações, a saber: quais as mudanças ou permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro? Que organização curricular foi proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil? Que conhecimento foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil? Com isso, objetiva de forma geral analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da Base Nacional Comum Curricular no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. A pesquisa está se desenvolvendo conforme a abordagem qualitativa e trata de uma pesquisa documental. Para a sustentação teórica do estudo trago na pesquisa autores como Cury, Reis e Zanardi (2018) Lazaretti (2020), Sacristán (2013) entre outros autores. A análise dos dados que está sendo realizada a partir da técnica análise de conteúdo, ainda, se encontra em fase inicial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4272910.34117/bjdv8n1-263Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3996-4006Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3996-4006Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3996-40062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Iracema dos Santosda Rocha, Genylton Odilon Rêgo2022-04-28T19:21:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42729Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:04.245256Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
title O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
spellingShingle O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
Teles, Iracema dos Santos
BNCC
Educação Infantil
Currículo.
title_short O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
title_full O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
title_fullStr O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
title_full_unstemmed O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
title_sort O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
author Teles, Iracema dos Santos
author_facet Teles, Iracema dos Santos
da Rocha, Genylton Odilon Rêgo
author_role author
author2 da Rocha, Genylton Odilon Rêgo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Iracema dos Santos
da Rocha, Genylton Odilon Rêgo
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Educação Infantil
Currículo.
topic BNCC
Educação Infantil
Currículo.
description Este artigo intenciona expor algumas ponderações relacionadas a uma pesquisa que se encontra em andamento e trata do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”. As questões norteadoras da pesquisa partem de três indagações, a saber: quais as mudanças ou permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro? Que organização curricular foi proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil? Que conhecimento foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil? Com isso, objetiva de forma geral analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da Base Nacional Comum Curricular no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. A pesquisa está se desenvolvendo conforme a abordagem qualitativa e trata de uma pesquisa documental. Para a sustentação teórica do estudo trago na pesquisa autores como Cury, Reis e Zanardi (2018) Lazaretti (2020), Sacristán (2013) entre outros autores. A análise dos dados que está sendo realizada a partir da técnica análise de conteúdo, ainda, se encontra em fase inicial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729
10.34117/bjdv8n1-263
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3996-4006
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3996-4006
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3996-4006
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645578848960512