O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729 |
Resumo: | Este artigo intenciona expor algumas ponderações relacionadas a uma pesquisa que se encontra em andamento e trata do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”. As questões norteadoras da pesquisa partem de três indagações, a saber: quais as mudanças ou permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro? Que organização curricular foi proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil? Que conhecimento foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil? Com isso, objetiva de forma geral analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da Base Nacional Comum Curricular no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. A pesquisa está se desenvolvendo conforme a abordagem qualitativa e trata de uma pesquisa documental. Para a sustentação teórica do estudo trago na pesquisa autores como Cury, Reis e Zanardi (2018) Lazaretti (2020), Sacristán (2013) entre outros autores. A análise dos dados que está sendo realizada a partir da técnica análise de conteúdo, ainda, se encontra em fase inicial. |
id |
VERACRUZ-0_46112454d630592f4b87d63d4ce9a9c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42729 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bnccBNCCEducação InfantilCurrículo.Este artigo intenciona expor algumas ponderações relacionadas a uma pesquisa que se encontra em andamento e trata do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”. As questões norteadoras da pesquisa partem de três indagações, a saber: quais as mudanças ou permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro? Que organização curricular foi proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil? Que conhecimento foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil? Com isso, objetiva de forma geral analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da Base Nacional Comum Curricular no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. A pesquisa está se desenvolvendo conforme a abordagem qualitativa e trata de uma pesquisa documental. Para a sustentação teórica do estudo trago na pesquisa autores como Cury, Reis e Zanardi (2018) Lazaretti (2020), Sacristán (2013) entre outros autores. A análise dos dados que está sendo realizada a partir da técnica análise de conteúdo, ainda, se encontra em fase inicial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4272910.34117/bjdv8n1-263Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3996-4006Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3996-4006Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3996-40062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Iracema dos Santosda Rocha, Genylton Odilon Rêgo2022-04-28T19:21:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42729Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:04.245256Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc |
title |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc |
spellingShingle |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc Teles, Iracema dos Santos BNCC Educação Infantil Currículo. |
title_short |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc |
title_full |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc |
title_fullStr |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc |
title_full_unstemmed |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc |
title_sort |
O currículo para a educação infantil apresentado nas três versões da bncc / The curriculum for early childhood education presented in the three versions of the bncc |
author |
Teles, Iracema dos Santos |
author_facet |
Teles, Iracema dos Santos da Rocha, Genylton Odilon Rêgo |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha, Genylton Odilon Rêgo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Iracema dos Santos da Rocha, Genylton Odilon Rêgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Educação Infantil Currículo. |
topic |
BNCC Educação Infantil Currículo. |
description |
Este artigo intenciona expor algumas ponderações relacionadas a uma pesquisa que se encontra em andamento e trata do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”. As questões norteadoras da pesquisa partem de três indagações, a saber: quais as mudanças ou permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro? Que organização curricular foi proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil? Que conhecimento foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil? Com isso, objetiva de forma geral analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da Base Nacional Comum Curricular no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. A pesquisa está se desenvolvendo conforme a abordagem qualitativa e trata de uma pesquisa documental. Para a sustentação teórica do estudo trago na pesquisa autores como Cury, Reis e Zanardi (2018) Lazaretti (2020), Sacristán (2013) entre outros autores. A análise dos dados que está sendo realizada a partir da técnica análise de conteúdo, ainda, se encontra em fase inicial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729 10.34117/bjdv8n1-263 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42729/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3996-4006 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3996-4006 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3996-4006 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645578848960512 |