Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46785 |
Resumo: | Este artigo analisou os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional Brasileiro sobre o programa “Escola Sem Partido” no contexto das disputas políticas no campo da educação pública no Brasil. Teve-se como objetivo analisar a justificativa do programa “Escola Sem Partido”, especificamente no embate sobre a denominada “Ideologia de Gênero", que envolve, portanto, os processos de formação no ambiente escolar. Metodologicamente, o texto foi estruturado como um exercício analítico argumentativo, com base na perspectiva da Análise Documental. O trabalho indica que o programa “Escola Sem Partido” figura-se na disputa pela agenda educacional mais pelo ideário de controle e negação do que pela promoção cultural. Este ideário estrutura-se pela defesa de pautas políticas e ideológicas, ao enfatizar aspectos como: (i) uma pretensa neutralidade no processo de ensino-aprendizagem, (ii) o controle e penalização da prática docente, (iii) a negação de novas sociabilidades no espaço escolar e, até mesmo, (iv) na restrição de acesso a determinados assuntos e disciplinas. |
id |
METO-3_9fe6768c2f0933f839932f6f488da040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/46785 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputaEducação; sexualidade; gênero.Escola Sem Partido; Ideologia de Gênero; Políticas Educacionais; Sexualidade; Gênero.Este artigo analisou os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional Brasileiro sobre o programa “Escola Sem Partido” no contexto das disputas políticas no campo da educação pública no Brasil. Teve-se como objetivo analisar a justificativa do programa “Escola Sem Partido”, especificamente no embate sobre a denominada “Ideologia de Gênero", que envolve, portanto, os processos de formação no ambiente escolar. Metodologicamente, o texto foi estruturado como um exercício analítico argumentativo, com base na perspectiva da Análise Documental. O trabalho indica que o programa “Escola Sem Partido” figura-se na disputa pela agenda educacional mais pelo ideário de controle e negação do que pela promoção cultural. Este ideário estrutura-se pela defesa de pautas políticas e ideológicas, ao enfatizar aspectos como: (i) uma pretensa neutralidade no processo de ensino-aprendizagem, (ii) o controle e penalização da prática docente, (iii) a negação de novas sociabilidades no espaço escolar e, até mesmo, (iv) na restrição de acesso a determinados assuntos e disciplinas.Universidade Metodista de Piracicabados Santos, Maycon Regis NogueiraGiareta, Paulo FioravanteGonçalves, Hugo Alves2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de documentosapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4678510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p229-247Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 229-2472238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46785/2548https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/46785/1590BrasilSéculo XXIEducação.Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/46785Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa |
title |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa |
spellingShingle |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa dos Santos, Maycon Regis Nogueira Educação; sexualidade; gênero. Escola Sem Partido; Ideologia de Gênero; Políticas Educacionais; Sexualidade; Gênero. |
title_short |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa |
title_full |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa |
title_fullStr |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa |
title_full_unstemmed |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa |
title_sort |
Escola Sem Partido e “Ideologia de Gênero”: os Projetos de Lei como estratégia de disputa |
author |
dos Santos, Maycon Regis Nogueira |
author_facet |
dos Santos, Maycon Regis Nogueira Giareta, Paulo Fioravante Gonçalves, Hugo Alves |
author_role |
author |
author2 |
Giareta, Paulo Fioravante Gonçalves, Hugo Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Maycon Regis Nogueira Giareta, Paulo Fioravante Gonçalves, Hugo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; sexualidade; gênero. Escola Sem Partido; Ideologia de Gênero; Políticas Educacionais; Sexualidade; Gênero. |
topic |
Educação; sexualidade; gênero. Escola Sem Partido; Ideologia de Gênero; Políticas Educacionais; Sexualidade; Gênero. |
description |
Este artigo analisou os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional Brasileiro sobre o programa “Escola Sem Partido” no contexto das disputas políticas no campo da educação pública no Brasil. Teve-se como objetivo analisar a justificativa do programa “Escola Sem Partido”, especificamente no embate sobre a denominada “Ideologia de Gênero", que envolve, portanto, os processos de formação no ambiente escolar. Metodologicamente, o texto foi estruturado como um exercício analítico argumentativo, com base na perspectiva da Análise Documental. O trabalho indica que o programa “Escola Sem Partido” figura-se na disputa pela agenda educacional mais pelo ideário de controle e negação do que pela promoção cultural. Este ideário estrutura-se pela defesa de pautas políticas e ideológicas, ao enfatizar aspectos como: (i) uma pretensa neutralidade no processo de ensino-aprendizagem, (ii) o controle e penalização da prática docente, (iii) a negação de novas sociabilidades no espaço escolar e, até mesmo, (iv) na restrição de acesso a determinados assuntos e disciplinas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise de documentos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46785 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p229-247 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46785 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p229-247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/46785/2548 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/46785/1590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 229-247 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020460011520 |