Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sales, Márcia Castilho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241
Resumo: Este trabalho destaca as mudanças no mundo do trabalho advindas com a expansão do capitalismo informacional e digital no mundo produtivo e laborativo e como a pandemia do COVID-19 no ano de 2020 promoveu duras reflexões mundiais sobre o modelo neoliberal. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre a indústria 4.0, uberização e trabalho digital trazendo autores como Marx & Engels, Dal Rosso, Pochmann e Antunes, entre outros, que nos ajudam a compreender o processo de deterioração do sistema capitalista e as intervenções realizadas pelo mercado para superar a crise. O relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT e as Nações Unidas apresentaram recentemente orientações para que os países procurassem adotar ações coletivas para diminuição do impacto da doença, bem como guiar políticas econômicas de apoio às populações vulneráveis. O texto culmina com a apresentação da categoria “novo trabalhador” e das demandas de trabalho oriundas desse novo cenário, além de advogar por uma formação emancipadora e necessária para a valorização do trabalho sobre o capital. Nesta perspectiva, apresentamos princípios estruturantes para uma formação profissional emancipatória para serem adotados na Educação de Jovens e Adultos.
id CNTE-1_75ba79cd73564640b647189efbd45fed
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1241
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemiaEducação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19.Este trabalho destaca as mudanças no mundo do trabalho advindas com a expansão do capitalismo informacional e digital no mundo produtivo e laborativo e como a pandemia do COVID-19 no ano de 2020 promoveu duras reflexões mundiais sobre o modelo neoliberal. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre a indústria 4.0, uberização e trabalho digital trazendo autores como Marx & Engels, Dal Rosso, Pochmann e Antunes, entre outros, que nos ajudam a compreender o processo de deterioração do sistema capitalista e as intervenções realizadas pelo mercado para superar a crise. O relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT e as Nações Unidas apresentaram recentemente orientações para que os países procurassem adotar ações coletivas para diminuição do impacto da doença, bem como guiar políticas econômicas de apoio às populações vulneráveis. O texto culmina com a apresentação da categoria “novo trabalhador” e das demandas de trabalho oriundas desse novo cenário, além de advogar por uma formação emancipadora e necessária para a valorização do trabalho sobre o capital. Nesta perspectiva, apresentamos princípios estruturantes para uma formação profissional emancipatória para serem adotados na Educação de Jovens e Adultos.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/124110.22420/rde.v15i32.1241Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 359-3742238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sales, Márcia Castilho2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1241Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.909410Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
title Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
spellingShingle Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
de Sales, Márcia Castilho
Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19.
title_short Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
title_full Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
title_fullStr Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
title_full_unstemmed Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
title_sort Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
author de Sales, Márcia Castilho
author_facet de Sales, Márcia Castilho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sales, Márcia Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19.
topic Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19.
description Este trabalho destaca as mudanças no mundo do trabalho advindas com a expansão do capitalismo informacional e digital no mundo produtivo e laborativo e como a pandemia do COVID-19 no ano de 2020 promoveu duras reflexões mundiais sobre o modelo neoliberal. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre a indústria 4.0, uberização e trabalho digital trazendo autores como Marx & Engels, Dal Rosso, Pochmann e Antunes, entre outros, que nos ajudam a compreender o processo de deterioração do sistema capitalista e as intervenções realizadas pelo mercado para superar a crise. O relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT e as Nações Unidas apresentaram recentemente orientações para que os países procurassem adotar ações coletivas para diminuição do impacto da doença, bem como guiar políticas econômicas de apoio às populações vulneráveis. O texto culmina com a apresentação da categoria “novo trabalhador” e das demandas de trabalho oriundas desse novo cenário, além de advogar por uma formação emancipadora e necessária para a valorização do trabalho sobre o capital. Nesta perspectiva, apresentamos princípios estruturantes para uma formação profissional emancipatória para serem adotados na Educação de Jovens e Adultos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241
10.22420/rde.v15i32.1241
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i32.1241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 359-374
2238-4391
10.22420/rde.v15i32
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343051067392