Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241 |
Resumo: | Este trabalho destaca as mudanças no mundo do trabalho advindas com a expansão do capitalismo informacional e digital no mundo produtivo e laborativo e como a pandemia do COVID-19 no ano de 2020 promoveu duras reflexões mundiais sobre o modelo neoliberal. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre a indústria 4.0, uberização e trabalho digital trazendo autores como Marx & Engels, Dal Rosso, Pochmann e Antunes, entre outros, que nos ajudam a compreender o processo de deterioração do sistema capitalista e as intervenções realizadas pelo mercado para superar a crise. O relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT e as Nações Unidas apresentaram recentemente orientações para que os países procurassem adotar ações coletivas para diminuição do impacto da doença, bem como guiar políticas econômicas de apoio às populações vulneráveis. O texto culmina com a apresentação da categoria “novo trabalhador” e das demandas de trabalho oriundas desse novo cenário, além de advogar por uma formação emancipadora e necessária para a valorização do trabalho sobre o capital. Nesta perspectiva, apresentamos princípios estruturantes para uma formação profissional emancipatória para serem adotados na Educação de Jovens e Adultos. |
id |
CNTE-1_75ba79cd73564640b647189efbd45fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1241 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemiaEducação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19.Este trabalho destaca as mudanças no mundo do trabalho advindas com a expansão do capitalismo informacional e digital no mundo produtivo e laborativo e como a pandemia do COVID-19 no ano de 2020 promoveu duras reflexões mundiais sobre o modelo neoliberal. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre a indústria 4.0, uberização e trabalho digital trazendo autores como Marx & Engels, Dal Rosso, Pochmann e Antunes, entre outros, que nos ajudam a compreender o processo de deterioração do sistema capitalista e as intervenções realizadas pelo mercado para superar a crise. O relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT e as Nações Unidas apresentaram recentemente orientações para que os países procurassem adotar ações coletivas para diminuição do impacto da doença, bem como guiar políticas econômicas de apoio às populações vulneráveis. O texto culmina com a apresentação da categoria “novo trabalhador” e das demandas de trabalho oriundas desse novo cenário, além de advogar por uma formação emancipadora e necessária para a valorização do trabalho sobre o capital. Nesta perspectiva, apresentamos princípios estruturantes para uma formação profissional emancipatória para serem adotados na Educação de Jovens e Adultos.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/124110.22420/rde.v15i32.1241Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 359-3742238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sales, Márcia Castilho2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1241Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.909410Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia |
title |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia |
spellingShingle |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia de Sales, Márcia Castilho Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19. |
title_short |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia |
title_full |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia |
title_fullStr |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia |
title_full_unstemmed |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia |
title_sort |
Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia |
author |
de Sales, Márcia Castilho |
author_facet |
de Sales, Márcia Castilho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sales, Márcia Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19. |
topic |
Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19. |
description |
Este trabalho destaca as mudanças no mundo do trabalho advindas com a expansão do capitalismo informacional e digital no mundo produtivo e laborativo e como a pandemia do COVID-19 no ano de 2020 promoveu duras reflexões mundiais sobre o modelo neoliberal. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre a indústria 4.0, uberização e trabalho digital trazendo autores como Marx & Engels, Dal Rosso, Pochmann e Antunes, entre outros, que nos ajudam a compreender o processo de deterioração do sistema capitalista e as intervenções realizadas pelo mercado para superar a crise. O relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT e as Nações Unidas apresentaram recentemente orientações para que os países procurassem adotar ações coletivas para diminuição do impacto da doença, bem como guiar políticas econômicas de apoio às populações vulneráveis. O texto culmina com a apresentação da categoria “novo trabalhador” e das demandas de trabalho oriundas desse novo cenário, além de advogar por uma formação emancipadora e necessária para a valorização do trabalho sobre o capital. Nesta perspectiva, apresentamos princípios estruturantes para uma formação profissional emancipatória para serem adotados na Educação de Jovens e Adultos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241 10.22420/rde.v15i32.1241 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i32.1241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1241/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 359-374 2238-4391 10.22420/rde.v15i32 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343051067392 |