As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
DOI: | 10.22420/rde.v11i21.802 |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/802 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar as implicações da parceria público-privada para a gestão democrática da escola pública, a partir da metodologia de análise documental. Para auxiliar na análise, estudamos o modelo de parceria proposto pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) junto às secretarias estaduais e municipais de educação do Rio Grande do Sul. Demonstramos que a parceria firmada entre o IAS e as Secretarias de Educação Públicas reduz a autonomia e interfere no processo de consolidação de gestão democrática da escola. |
id |
CNTE-1_77d605c56160e18f1271bd757a98ef92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/802 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
spelling |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democráticaO objetivo deste artigo é analisar as implicações da parceria público-privada para a gestão democrática da escola pública, a partir da metodologia de análise documental. Para auxiliar na análise, estudamos o modelo de parceria proposto pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) junto às secretarias estaduais e municipais de educação do Rio Grande do Sul. Demonstramos que a parceria firmada entre o IAS e as Secretarias de Educação Públicas reduz a autonomia e interfere no processo de consolidação de gestão democrática da escola.CNTE2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/80210.22420/rde.v11i21.802Retratos da Escola; v. 11 n. 21 (2017): Privatização da e na educação: projetos societários em disputa; 557-5702238-439110.22420/rde.v11i21reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/802/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Alexandre JoséLumertz, Juliana SelauPires, Daniela de Oliveira2018-05-18T19:51:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/802Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:41.316959Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática |
title |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática |
spellingShingle |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática Rossi, Alexandre José Rossi, Alexandre José |
title_short |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática |
title_full |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática |
title_fullStr |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática |
title_full_unstemmed |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática |
title_sort |
As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática |
author |
Rossi, Alexandre José |
author_facet |
Rossi, Alexandre José Rossi, Alexandre José Lumertz, Juliana Selau Pires, Daniela de Oliveira Lumertz, Juliana Selau Pires, Daniela de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lumertz, Juliana Selau Pires, Daniela de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Alexandre José Lumertz, Juliana Selau Pires, Daniela de Oliveira |
description |
O objetivo deste artigo é analisar as implicações da parceria público-privada para a gestão democrática da escola pública, a partir da metodologia de análise documental. Para auxiliar na análise, estudamos o modelo de parceria proposto pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) junto às secretarias estaduais e municipais de educação do Rio Grande do Sul. Demonstramos que a parceria firmada entre o IAS e as Secretarias de Educação Públicas reduz a autonomia e interfere no processo de consolidação de gestão democrática da escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/802 10.22420/rde.v11i21.802 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/802 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v11i21.802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/802/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 11 n. 21 (2017): Privatização da e na educação: projetos societários em disputa; 557-570 2238-4391 10.22420/rde.v11i21 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1822179468020547584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22420/rde.v11i21.802 |