A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79516
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a relação público/privado e suas consequências para a gestão democrática da educação. Apresenta o contexto atual, pois entende a inserção da lógica privada nas escolas públicas como parte de mudanças ocorridas, neste período particular do capitalismo, que redefinem o papel do Estado e as políticas sociais. Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado se manifestam, no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, além de reorganizarem os processos educacionais na lógica do mercado.
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spelling Peroni, Vera Maria Vidal2013-10-22T01:49:40Z20120103-7307http://hdl.handle.net/10183/79516000860250O objetivo deste artigo é analisar a relação público/privado e suas consequências para a gestão democrática da educação. Apresenta o contexto atual, pois entende a inserção da lógica privada nas escolas públicas como parte de mudanças ocorridas, neste período particular do capitalismo, que redefinem o papel do Estado e as políticas sociais. Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado se manifestam, no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, além de reorganizarem os processos educacionais na lógica do mercado.The aim of this article is to analyze the public-private relationship and its consequences for the democratic management of education. It presents the current scenario, as it sees the inclusion of the private logics in public schools as part of changes occurred in this particular period of the capitalism and which redefine the role of the State and social policies. Overall, it was concluded that the public-private relationship comes up during the current period in what refers to the change of ownership and also to what remains as the state ownership, besides reorganizing the educational processes under the logics of the market.application/pdfporPro-posições. Campinas, SP. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 19-31Política educacionalGestão democráticaThird wayPublic/private partnership in educationEducational policiesDemocratic managementA gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privadoDemocratic management of education in times of public-private partnership info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860250.pdf000860250.pdfTexto completoapplication/pdf596609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/1/000860250.pdf8ef749e5ad88006adb4d1e7731a2812aMD51TEXT000860250.pdf.txt000860250.pdf.txtExtracted Texttext/plain34134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/2/000860250.pdf.txt6fbac1e948660167bea4eb7363239675MD52THUMBNAIL000860250.pdf.jpg000860250.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/3/000860250.pdf.jpg04a85a0b97f569068889e0cef5c97348MD5310183/795162021-11-20 05:53:52.251743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:53:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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