A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79516
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a relação público/privado e suas consequências para a gestão democrática da educação. Apresenta o contexto atual, pois entende a inserção da lógica privada nas escolas públicas como parte de mudanças ocorridas, neste período particular do capitalismo, que redefinem o papel do Estado e as políticas sociais. Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado se manifestam, no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, além de reorganizarem os processos educacionais na lógica do mercado.
id UFRGS-2_a4312ed324c8fdb321eb99cf185590ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79516
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peroni, Vera Maria Vidal2013-10-22T01:49:40Z20120103-7307http://hdl.handle.net/10183/79516000860250O objetivo deste artigo é analisar a relação público/privado e suas consequências para a gestão democrática da educação. Apresenta o contexto atual, pois entende a inserção da lógica privada nas escolas públicas como parte de mudanças ocorridas, neste período particular do capitalismo, que redefinem o papel do Estado e as políticas sociais. Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado se manifestam, no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, além de reorganizarem os processos educacionais na lógica do mercado.The aim of this article is to analyze the public-private relationship and its consequences for the democratic management of education. It presents the current scenario, as it sees the inclusion of the private logics in public schools as part of changes occurred in this particular period of the capitalism and which redefine the role of the State and social policies. Overall, it was concluded that the public-private relationship comes up during the current period in what refers to the change of ownership and also to what remains as the state ownership, besides reorganizing the educational processes under the logics of the market.application/pdfporPro-posições. Campinas, SP. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 19-31Política educacionalGestão democráticaThird wayPublic/private partnership in educationEducational policiesDemocratic managementA gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privadoDemocratic management of education in times of public-private partnership info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860250.pdf000860250.pdfTexto completoapplication/pdf596609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/1/000860250.pdf8ef749e5ad88006adb4d1e7731a2812aMD51TEXT000860250.pdf.txt000860250.pdf.txtExtracted Texttext/plain34134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/2/000860250.pdf.txt6fbac1e948660167bea4eb7363239675MD52THUMBNAIL000860250.pdf.jpg000860250.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/3/000860250.pdf.jpg04a85a0b97f569068889e0cef5c97348MD5310183/795162021-11-20 05:53:52.251743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:53:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Democratic management of education in times of public-private partnership
title A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
spellingShingle A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
Peroni, Vera Maria Vidal
Política educacional
Gestão democrática
Third way
Public/private partnership in education
Educational policies
Democratic management
title_short A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
title_full A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
title_fullStr A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
title_full_unstemmed A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
title_sort A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado
author Peroni, Vera Maria Vidal
author_facet Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Gestão democrática
topic Política educacional
Gestão democrática
Third way
Public/private partnership in education
Educational policies
Democratic management
dc.subject.eng.fl_str_mv Third way
Public/private partnership in education
Educational policies
Democratic management
description O objetivo deste artigo é analisar a relação público/privado e suas consequências para a gestão democrática da educação. Apresenta o contexto atual, pois entende a inserção da lógica privada nas escolas públicas como parte de mudanças ocorridas, neste período particular do capitalismo, que redefinem o papel do Estado e as políticas sociais. Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado se manifestam, no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, além de reorganizarem os processos educacionais na lógica do mercado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-22T01:49:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79516
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7307
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860250
identifier_str_mv 0103-7307
000860250
url http://hdl.handle.net/10183/79516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pro-posições. Campinas, SP. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 19-31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/1/000860250.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/2/000860250.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79516/3/000860250.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ef749e5ad88006adb4d1e7731a2812a
6fbac1e948660167bea4eb7363239675
04a85a0b97f569068889e0cef5c97348
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224805646598144