O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Renata Gerhardt de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moll, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354
Resumo: A contribuição do Programa Mais Educação – PME para a construção de outras possibilidades curriculares, no âmbito do ensino fundamental, é analisada a partir das suas proposições em termos de macrocampos, reorganizadores das áreas do conhecimento, em interface com práticas sociais e culturais. O PME foi um programa federal, indutor da ampliação do tempo escolar e da reorganização curricular, na perspectiva da educação integral. O propósito deste artigo é ampliar o debate sobre os currículos escolares, na perspectiva do pleno desenvolvimento, a partir de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Utilizou-se para análise: dados do estado do conhecimento em relação ao tema e aspectos dos documentos constituintes do Programa, construídos ao longo de sua implementação, interrompida em 2016. Como referências teóricas, apoia-se nos estudos de Anísio Teixeira, Elvira Lima e Jaqueline Moll, a partir de uma concepção de educação integral que considera o ser humano em suas múltiplas dimensões e de um currículo voltado para o desenvolvimento humano. No decorrer da análise refletimos, também, acerca das descontinuidades das políticas públicas e seus efeitos deletérios em relação aos possíveis avanços na educação brasileira.
id CNTE-1_a788d319528ef9be64e675ccb88237c1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1354
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integralEducação IntegralCurrículoPolíticas Públicas.A contribuição do Programa Mais Educação – PME para a construção de outras possibilidades curriculares, no âmbito do ensino fundamental, é analisada a partir das suas proposições em termos de macrocampos, reorganizadores das áreas do conhecimento, em interface com práticas sociais e culturais. O PME foi um programa federal, indutor da ampliação do tempo escolar e da reorganização curricular, na perspectiva da educação integral. O propósito deste artigo é ampliar o debate sobre os currículos escolares, na perspectiva do pleno desenvolvimento, a partir de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Utilizou-se para análise: dados do estado do conhecimento em relação ao tema e aspectos dos documentos constituintes do Programa, construídos ao longo de sua implementação, interrompida em 2016. Como referências teóricas, apoia-se nos estudos de Anísio Teixeira, Elvira Lima e Jaqueline Moll, a partir de uma concepção de educação integral que considera o ser humano em suas múltiplas dimensões e de um currículo voltado para o desenvolvimento humano. No decorrer da análise refletimos, também, acerca das descontinuidades das políticas públicas e seus efeitos deletérios em relação aos possíveis avanços na educação brasileira.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/135410.22420/rde.v15i33.1354Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 887-9112238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354/1080Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos, Renata Gerhardt deMoll, Jaqueline2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1354Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:54.643786Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
title O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
spellingShingle O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
Barcelos, Renata Gerhardt de
Educação Integral
Currículo
Políticas Públicas.
title_short O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
title_full O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
title_fullStr O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
title_full_unstemmed O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
title_sort O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral
author Barcelos, Renata Gerhardt de
author_facet Barcelos, Renata Gerhardt de
Moll, Jaqueline
author_role author
author2 Moll, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Renata Gerhardt de
Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral
Currículo
Políticas Públicas.
topic Educação Integral
Currículo
Políticas Públicas.
description A contribuição do Programa Mais Educação – PME para a construção de outras possibilidades curriculares, no âmbito do ensino fundamental, é analisada a partir das suas proposições em termos de macrocampos, reorganizadores das áreas do conhecimento, em interface com práticas sociais e culturais. O PME foi um programa federal, indutor da ampliação do tempo escolar e da reorganização curricular, na perspectiva da educação integral. O propósito deste artigo é ampliar o debate sobre os currículos escolares, na perspectiva do pleno desenvolvimento, a partir de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Utilizou-se para análise: dados do estado do conhecimento em relação ao tema e aspectos dos documentos constituintes do Programa, construídos ao longo de sua implementação, interrompida em 2016. Como referências teóricas, apoia-se nos estudos de Anísio Teixeira, Elvira Lima e Jaqueline Moll, a partir de uma concepção de educação integral que considera o ser humano em suas múltiplas dimensões e de um currículo voltado para o desenvolvimento humano. No decorrer da análise refletimos, também, acerca das descontinuidades das políticas públicas e seus efeitos deletérios em relação aos possíveis avanços na educação brasileira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354
10.22420/rde.v15i33.1354
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i33.1354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 887-911
2238-4391
10.22420/rde.v15i33
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343288045568