Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45 |
Resumo: | Dualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas raízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo. Uma visão da totalidade social evidencia o sentido da disputa do consenso na sociedade e dos recursos públicos para a educação profissional reduzida ao mercado ou a travessia acidentada para a educação unitária, omnilateral, politécnica, de formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional como política pública. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Dualidade. Fragmentação. |
id |
CNTE-1_b12faeecb7494ef3b0d8ffaad0af2eba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/45 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentaçãoDualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas raízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo. Uma visão da totalidade social evidencia o sentido da disputa do consenso na sociedade e dos recursos públicos para a educação profissional reduzida ao mercado ou a travessia acidentada para a educação unitária, omnilateral, politécnica, de formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional como política pública. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Dualidade. Fragmentação.CNTE2012-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/4510.22420/rde.v5i8.45Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 27-412238-439110.22420/rde.v5i8reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42Ciavatta, MariaRamos, Mariseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T21:50:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/45Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:14.408938Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação |
title |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação |
spellingShingle |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação Ciavatta, Maria |
title_short |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação |
title_full |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação |
title_fullStr |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação |
title_full_unstemmed |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação |
title_sort |
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação |
author |
Ciavatta, Maria |
author_facet |
Ciavatta, Maria Ramos, Marise |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Marise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciavatta, Maria Ramos, Marise |
description |
Dualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas raízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo. Uma visão da totalidade social evidencia o sentido da disputa do consenso na sociedade e dos recursos públicos para a educação profissional reduzida ao mercado ou a travessia acidentada para a educação unitária, omnilateral, politécnica, de formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional como política pública. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Dualidade. Fragmentação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45 10.22420/rde.v5i8.45 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v5i8.45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 27-41 2238-4391 10.22420/rde.v5i8 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340908826624 |