Expansão da formação docente inicial: os cursos de licenciatura presenciais no Brasil (2003-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria Paula de Melo Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25806
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
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spelling Pinheiro, Maria Paula de Melo PereiraGuedes, Gilmar BarbosaGarcia, Luciane Terra dos SantosCamargo, Arlete Maria Monte deFerreira, Maria Aparecida dos SantosBarbalho, Maria Goretti Cabral2018-09-11T19:13:25Z2018-09-11T19:13:25Z2018-02-28PINHEIRO, Maria Paula de Melo Pereira. Expansão da formação docente inicial: os cursos de licenciatura presenciais no Brasil (2003-2014). 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25806Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)No contexto social contemporâneo, a produção do conhecimento e a sua atualização acerca da educação superior tornaram-se imperativas, visto que, entre outros fatores, a expansão e democratização do acesso a esse nível de educação constituem-se desafios relevantes para a construção e implementação das políticas voltadas para esse campo, assim como para as instituições que as executam, particularmente, as Instituições de Ensino Superior (IES), como componente das ações no enfrentamento das desigualdades sociais e econômicas que conformam as sociedades na atualidade. Este trabalho trata, pois, de analisar o processo de expansão da formação docente inicial em cursos de licenciatura presenciais no Brasil, no período de 2003 a 2014, considerando a organização acadêmica e categorias administrativas. O objetivo foi definido a partir da questão: como se configurou o processo de expansão da formação docente inicial em cursos de licenciatura presenciais no Brasil no período de 2003 a 2014? Tendo em vista os objetivos propostos para o estudo, é preciso analisar a questão sob distintos ângulos. Assim, a base empírica da pesquisa foi constituída pelos dados estatísticos referentes ao objeto de estudo disponíveis no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e construção e análise de série histórica. Tomamos, também, como dimensões analíticas, a expansão do ensino superior e a formação docente inicial em cursos de licenciatura. Este estudo evidenciou um aumento no número de cursos e matrículas nas licenciaturas presenciais no Brasil nos anos analisados. Todavia, ainda que se constate um acréscimo no número de cursos e de matrículas nas universidades, o crescimento percentual maior adveio em outros modelos de instituições, sobretudo, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), corroborando o entendimento de que há uma tendência da formação ocorrer fora das universidades, principalmente, das universidades públicas estatais, instituições de referência nesse tipo de atividade. A categoria pública obteve, no período, o maior aumento nos cursos e matrículas de licenciatura presenciais. Verifica-se ainda, nesses anos, que, apesar do esforço demonstrado pelos governantes no sentido da oferta de cursos de licenciatura, ainda subsiste um expressivo número de professores que atuam sem a devida qualificação. Diante do atual contexto que se caracteriza pelos desmontes da educação pública no Brasil, particularmente da educação superior, e pelo descaso com o processo formativo do professor, ressaltamos nossa preocupação com o fato da formação docente inicial se consolidar a serviço do capital e nas mãos dos grupos empresariais, conforme os preceitos neoliberais.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação superiorFormação docenteExpansãoLicenciaturaExpansão da formação docente inicial: os cursos de licenciatura presenciais no Brasil (2003-2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExpansãoformaçãodocente_Pinheiro_2018.pdfapplication/pdf1302099https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25806/1/Expans%c3%a3oforma%c3%a7%c3%a3odocente_Pinheiro_2018.pdfa3cd5510b87271a7dd66121793043cc6MD51TEXTExpansãoformaçãodocente_Pinheiro_2018.pdf.txtExpansãoformaçãodocente_Pinheiro_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain378195https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25806/2/Expans%c3%a3oforma%c3%a7%c3%a3odocente_Pinheiro_2018.pdf.txt179ab8fc9111dff0dd6b77c215f24c93MD52THUMBNAILExpansãoformaçãodocente_Pinheiro_2018.pdf.jpgExpansãoformaçãodocente_Pinheiro_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6100https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25806/3/Expans%c3%a3oforma%c3%a7%c3%a3odocente_Pinheiro_2018.pdf.jpg4c63a515df946427bb7cc70dfdab4713MD53123456789/258062019-01-30 00:13:40.106oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25806Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T03:13:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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