EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Horácio Wanderlei
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Birnfeld, Carlos André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/8659
Resumo: O artigo tem por objeto a educação remota, em especial seu tratamento jurídico, e suas possibilidades no período pós-pandemia, considerando a experiência acumulada e uma interpretação mais adequada do conjunto normativo vigente. Expõe a necessidade de tratamento claro, por parte da CAPES, das possibilidades e limites de atividades remotas e de EaD nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu presencias, bem como, por parte do CNE, do enfrentamento de uma nova definição de presencialidade, mais adequada aos novos tempos e à transformação digital em curso. A pesquisa foi documental e bibliográfica, de caráter qualitativa, com natureza exploratória, trabalhando com raciocínio dedutivo.
id CONPEDI-1_300c52abf3b2862fa15c620f49dc65f4
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/8659
network_acronym_str CONPEDI-1
network_name_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIAeducação remota; ensino remoto; presença; frequência; educação a distância.O artigo tem por objeto a educação remota, em especial seu tratamento jurídico, e suas possibilidades no período pós-pandemia, considerando a experiência acumulada e uma interpretação mais adequada do conjunto normativo vigente. Expõe a necessidade de tratamento claro, por parte da CAPES, das possibilidades e limites de atividades remotas e de EaD nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu presencias, bem como, por parte do CNE, do enfrentamento de uma nova definição de presencialidade, mais adequada aos novos tempos e à transformação digital em curso. A pesquisa foi documental e bibliográfica, de caráter qualitativa, com natureza exploratória, trabalhando com raciocínio dedutivo.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDICNPqRodrigues, Horácio WanderleiBirnfeld, Carlos André2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/865910.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2022.v8i1.8659Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JULHO2525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/8659/pdfDireitos autorais 2022 Horácio Wanderlei Rodrigues, Carlos André Birnfeldhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T22:31:24Zoai:ojs.indexlaw.org:article/8659Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2022-08-31T22:31:24Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
title EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
spellingShingle EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
Rodrigues, Horácio Wanderlei
educação remota; ensino remoto; presença; frequência; educação a distância.
title_short EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
title_full EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
title_fullStr EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
title_sort EDUCAÇÃO REMOTA: PERSPECTIVAS NO PÓS-PANDEMIA
author Rodrigues, Horácio Wanderlei
author_facet Rodrigues, Horácio Wanderlei
Birnfeld, Carlos André
author_role author
author2 Birnfeld, Carlos André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Horácio Wanderlei
Birnfeld, Carlos André
dc.subject.por.fl_str_mv educação remota; ensino remoto; presença; frequência; educação a distância.
topic educação remota; ensino remoto; presença; frequência; educação a distância.
description O artigo tem por objeto a educação remota, em especial seu tratamento jurídico, e suas possibilidades no período pós-pandemia, considerando a experiência acumulada e uma interpretação mais adequada do conjunto normativo vigente. Expõe a necessidade de tratamento claro, por parte da CAPES, das possibilidades e limites de atividades remotas e de EaD nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu presencias, bem como, por parte do CNE, do enfrentamento de uma nova definição de presencialidade, mais adequada aos novos tempos e à transformação digital em curso. A pesquisa foi documental e bibliográfica, de caráter qualitativa, com natureza exploratória, trabalhando com raciocínio dedutivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/8659
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2022.v8i1.8659
url http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/8659
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2022.v8i1.8659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/8659/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Horácio Wanderlei Rodrigues, Carlos André Birnfeld
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Horácio Wanderlei Rodrigues, Carlos André Birnfeld
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JULHO
2525-9636
2525-9636
reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
collection Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808858110168662016