Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843 |
Resumo: | Este artigo visa discutir a noção de parceria repetida, frequentemente, quando se aborda a relação entre família e escola. Em levantamento realizado no campo acadêmico, a partir do banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2006 e 2015, buscou-se conhecer que sentidos de parceria aparecem nas pesquisas sobre o recorte. Ainda que se reconheça pretensa relação quando há o ingresso da criança e sua família na instituição de Educação Infantil, as pesquisas ressaltam a existência de descompassos e divergências de expectativas de parte a parte. Nessa relação, a família tende a ser vista como incapaz de educar, enquanto a escola se coloca como instituição validada e competente para a educação das crianças. A perspectiva desconstrutora de Derrida pode ajudar a problematizar os sentidos de parceria que se repetem e se deslocam nessas relações. É consenso para os estudiosos que a parceria pretendida se dá como possibilidade, no encontro, no diálogo, o que precisa ser constantemente proposto, pensado, construído, provocado e garantido. Destaca-se, ainda, do levantamento realizado, que é responsabilidade principalmente da escola provocar e garantir oportunidades de encontros e trocas e que é preciso investir na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil. |
id |
CP2-1_050a4aa8cb9a9c65a9b57936a6b36fad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1843 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação InfantilEducação Infantilfamíliaparceria.Este artigo visa discutir a noção de parceria repetida, frequentemente, quando se aborda a relação entre família e escola. Em levantamento realizado no campo acadêmico, a partir do banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2006 e 2015, buscou-se conhecer que sentidos de parceria aparecem nas pesquisas sobre o recorte. Ainda que se reconheça pretensa relação quando há o ingresso da criança e sua família na instituição de Educação Infantil, as pesquisas ressaltam a existência de descompassos e divergências de expectativas de parte a parte. Nessa relação, a família tende a ser vista como incapaz de educar, enquanto a escola se coloca como instituição validada e competente para a educação das crianças. A perspectiva desconstrutora de Derrida pode ajudar a problematizar os sentidos de parceria que se repetem e se deslocam nessas relações. É consenso para os estudiosos que a parceria pretendida se dá como possibilidade, no encontro, no diálogo, o que precisa ser constantemente proposto, pensado, construído, provocado e garantido. Destaca-se, ainda, do levantamento realizado, que é responsabilidade principalmente da escola provocar e garantir oportunidades de encontros e trocas e que é preciso investir na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843/1323Mattos Pereira, Kelsianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T10:47:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1843Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-12-14T10:47:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil |
title |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil |
spellingShingle |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil Mattos Pereira, Kelsiane Educação Infantil família parceria. |
title_short |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil |
title_full |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil |
title_fullStr |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil |
title_sort |
Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil |
author |
Mattos Pereira, Kelsiane |
author_facet |
Mattos Pereira, Kelsiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos Pereira, Kelsiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil família parceria. |
topic |
Educação Infantil família parceria. |
description |
Este artigo visa discutir a noção de parceria repetida, frequentemente, quando se aborda a relação entre família e escola. Em levantamento realizado no campo acadêmico, a partir do banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2006 e 2015, buscou-se conhecer que sentidos de parceria aparecem nas pesquisas sobre o recorte. Ainda que se reconheça pretensa relação quando há o ingresso da criança e sua família na instituição de Educação Infantil, as pesquisas ressaltam a existência de descompassos e divergências de expectativas de parte a parte. Nessa relação, a família tende a ser vista como incapaz de educar, enquanto a escola se coloca como instituição validada e competente para a educação das crianças. A perspectiva desconstrutora de Derrida pode ajudar a problematizar os sentidos de parceria que se repetem e se deslocam nessas relações. É consenso para os estudiosos que a parceria pretendida se dá como possibilidade, no encontro, no diálogo, o que precisa ser constantemente proposto, pensado, construído, provocado e garantido. Destaca-se, ainda, do levantamento realizado, que é responsabilidade principalmente da escola provocar e garantir oportunidades de encontros e trocas e que é preciso investir na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843/1323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177993900032 |